Caixa de Sala de Reunião com erro em banco de dados

Desenho1   meeting-3 (1)

Em uma migração recente recebi o seguinte erro ao tentar criar uma Caixa de Sala de Reunião via ECP – Exchange Control Panel:

Erro na criação de Caixa de Sala

Depois de alguns testes com uma engenheira Microsoft Online Services, percebemos que a solução é criar esta caixa via PowerShell. Vamos lá?

  1. Executar o Módulo do Microsoft Online Services para Windows PowerShell como administrador
  2. Executa o Cmdlet $livecred = Get-Credential para se autenticar na console (as credenciais usadas aqui devem ser de Global Admin)
  3. Executar o Cmdlet $Session = New-PSSession -ConfigurationName Microsoft.Exchange -ConnectionUri https://ps.outlook.com/powershell/ -Credential $LiveCred -Authentication Basic –AllowRedirection para abrir uma sessão de Exchange
  4. Executar o Cmdlet Import-PSSession $Session para importar os comandos para esta sessão
  5. Conectar-se ao Microsoft Online Services utilizando o Cmdlet Connect-MsolService -Credential $livecred
  6. Criar a Caixa de Sala de Reunião com o Cmdlet New-Mailbox -Name “Sala Reuniao XXXX 1” -Alias “salareuniaoxxxx1” -primarySmtpAddress [email protected] -room

 

RC

aonde –Name é o nome da caixa (como você quer que apareça para a organização), –Alias é o alias que a caixa adotará e –PrimarySmtpAddress é aonde você força o Exchange a aceitar seu domínio preferencial (empresa.com.br) para a caixa ao invés de criá-la com empresa.onmicrosoft.com. Veja:

canc

*É importante já setar o PrimarySMTPAddress no próprio comando de PowerShell para a caixa ser provisionada com o seu domínio preferencial.

Vamos ver se está funcionando realizando a criação da caixa desta forma?

cp2

Funcionando!

Conversando com a engenheira de Exchange, achamos comumente este erro ocorre talvez pelas migrações e transições da Wave 14 do Office 365 (versão 2010)  para a Wave 15 (versão 2013) que estão acontecendo em background aos poucos. Independente disso, agora já sabemos que o PowerShell consegue atender a essa necessidade.

Espero que essa dica seja útil… muito obrigado e abraço!

  • Paulo Ferreira

    Maurício, como sempre ótimo post!

    Queria se puder tirar uma dúvida… Contratei o serviço exchange online do office 365 mais não consigo sincronizar as pastas criadas no Microsoft Outlook com a versão online. Se puder ajudar agradeço!

    Abraços

  • Olá Paulo! Tudo bom?

    Que tipo de migração você realizou? Para sincronizar as pastas do seu PST é necessário que o seu Outlook e sua área de trabalho do Windows esteja em compliance com os pré-requisitos do Office 365. Me responda algumas perguntas:

    * Você rodou o Office 365 Desktop Setup?
    * Qual é a versão do seu Office?
    * Possui u último Service Pack do seu Windows e do seu Office instalado?
    * Checou se o Assistente de Conexão do Microsoft Online Services está instalado em Painel de Controle>Programas?
    * Sua migração foi Cutover, Staged ou IMAP?
    * Seu DNS externo é administrado interna ou externamente?
    * O registro CNAME do Autodiscover está apontado corretamente no DNS? foi validado?

    Com essas informações já consigo ir te ajudando.