Lançada edição n.43 da Revista Espírito Livre

REL043_Capa

Educação

Muito se fala do uso do software livre, do opensource e dos padrões abertos em ambientes educacionais e na academia. Muitos casos de sucesso são relatados aos quatro cantos. Até parece fácil implementar uma política de uso de software livre nestes espaços. Mas não é bem assim. E é por esta razão que a edição especial sobre o tema Educação foi lançada.
Ao longo de nossos vários anos de caminhada percebemos que ainda existe muito a ser feito. Vários alunos sequer sabem o que é software livre e para que serve. Muitos confundem e associam o acesso ao código fonte com insegurança ou ainda o fato do termo “livre” representar algo como gratuidade. Alguns acham que o fato do software livre ser quase sempre acessado de forma gratuita e construído em grande parte por comunidades e voluntários o torna inferior ou pior que soluções proprietárias.

Várias matérias vêm apresentar exatamente o contrário do que muitos pensam ou acham sobre o uso do software livre na educação. Existem desafios sim. Existem dificuldades. Muitos não entendem ou não querem entender. Alguns poucos guerreiros “compram briga”, “vestem a camisa” e erguem a bandeira do software livre nestes espaços de ensino e aprendizagem. Pode ser que para certas pessoas tal situação se assemelhe aos tempos de rebeldia e revoltas estudantis, mas aqui falamos de algo ainda mais complexo. Vivemos em um tempo de lobbies, subornos e pagamento de propinas por parte de grandes empresas para que seus produtos sejam “aceitos mais facilmente” por governos e órgãos.
Vivemos em tempos polêmicos que a cada dia percebemos o quão importante é plantarmos uma sementinha de esperança na mente de crianças e jovens para que usufruam de um futuro melhor e livre. Vivemos em um tempo de mudança. Aproveite e faça a sua parte também nesse processo.
Fonte: http://www.revista.espiritolivre.org/lancada-edicao-n-43-da-revista-espirito-livre
Cique aqui e faça o download da edição 43 da Revista Espírito Livre: http://www.revista.espiritolivre.org/download/43
Quer colaborar com a Revista Espírito Livre?
Se você gostou dessa e de outras edições, sempre acompanha o trabalho do pessoal que faz a revista e tem interesse em colaborar (da maneira que você puder), entre em contato com o Editor da revista, João Fernando, através do e-mail [email protected] ou do site da revista.
A revista precisa de toda ajuda que possamos dar, para que continue por mais dois, três, quatro, dez anos trazendo sempre conteúdo de qualidade e novidades para nossa comunidade.
Vamos ajudar a Espírito Livre!

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: