Migração de Servidores MySQL

Bom pessoal, vou neste post abordar uma migração de Servidores MySQL. Venho compartilhar isso, pois como parte do dia-a-dia de um DBA temos que fazer migrações físicas e logicas de servidores de banco de dados para suportar as aplicações na qual a empresa utiliza.
Descrição do Ambiente:
Servidor Linux Debian 5 com MySQL 5.0.51 para aplicações web (Servidor de produção antigo)
Servidor Linux Debian 6 com MySQL 5.5.30 para aplicações web (Servidor de produção novo)

Vamos ao procedimento de migração:
1. Verifique quais os Schemas que serão migradas

Para verificar os Schemas existentes num banco de dados MySQL, digite o comando abaixo:

Logo após isso verificar quais as bases que serão migradas, verifique a coleção de caracteres que é utilizada nos Schemas, com o comando abaixo:

2. Faça o Backup/Dump dos Schemas

Para fazer o backup dos schemas listados no primeiro passo, execute os comandos abaixo:

3. Depois de efetuado o Backup dos Schemas no Servidor antigo de produção, iremos no Servidor novo de produção, verificar quais schemas ele possui e criar os schemas que iram ser importados para o novo servidor:

Conforme feito no antigo servidor antigo anteriormente, vamos listar os schemas deste novo servidor e depois criar os schemas que serão importados. Segue abaixo os comandos utilizados:

4. Crie os usuários no novo servidor que iram ser utilizados pelas aplicações web:

Segue abaixo, comandos utilizado para criação dos usuários que iram acessar o banco de dados pelas aplicações:

5. Depois que criarmos no novo servidor de produção que irá receber os dados do antigo servidor, precisamos transferir os arquivos que foram backpeados no antigo servidor para o novo servidor. Para o exemplo aqui utilizado utilizei o utilitário SCP , mais poderíamos transferir através de FTP ou outro meio de compartilhamento de arquivos.

Segue abaixo, comando utilizado:

6. Agora no novo servidor de produção, faça o importe o arquivo de backup transferido para o mesmo.

Segue abaixo, os comandos utilizados para importar as bases de dados:

7. Verifique se os dados estão validos e consistentes , verifique o numero de tabelas, índices ou procedimentos armazenados caso sua aplicação utilize.
Servidor antigo de produção:

Servidor novo de produção:

Como verificamos, o numero de objetos do nosso banco de dados no novo servidor de produção está igual ao antigo servidor de produção. Para fazer está verificação utilize o select abaixo, depois de conectado no servidor MySQL:

Bom pessoal, espero que esse procedimento de migração possa ajudar a Desenvolvedores e DBAs para migrar suas aplicações para ambientes melhores. Lembrando que este procedimento também se aplica em outros ambientes como Windows ou FreeBSD/Unix. Qualquer dúvida na utilização dos passos do post, favor comentar. Que a Graça e Paz estejam com todos.

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: