Office 365, resolução do problema de anexos renomeados para winmail.dat

Pessoal, eu tive um problema beeeeem estranho nesse mês. Todos os anexos que o cliente enviava para uma determinada empresa eram renomeados para winmail.dat.

Mas, apurando o problema, descobri que era ainda mais estranho. Todos os anexos, que eram imagens e enviadas de dispositivos APPLE (Mac mail, ipad, iphone, etc) eram renomeados para winmail.dat pelo Office 365 antes de chegar no destinatário. E acontecia somente com um certo domínio destinatário.

Muito sinistro! Eu nem trabalho mais com troubleshoot de clients, mas esse chamado estava muito estranho e resolvi dedicar um tempo a ele.

Bom, acabei descobrindo que é um problema de MIME. E que seria preciso criar uma exceção no Office 365 (por powershell) para que as mensagens enviadas à esse domínio sejam enviadas em outra formatação.

Vamos lá:

Para se conectar ao Office 365, sugiro que use o Powershell ISE e rode os comandos:

$LiveCred = Get-Credential

$Session = New-PSSession -ConfigurationName Microsoft.Exchange -ConnectionUri https://ps.outlook.com/powershell/ -Credential $LiveCred -Authentication Basic –AllowRedirection

Import-PSSession $Session

Vai abrir uma janela perguntando o login e senha do Office 365. Você deve ser administrador GLOBAL do Office 365 para que possa executar os comandos restantes.

Agora vamos criar a exceção para o domínio:

New-RemoteDomain -Name <nome_de_identificação> -DomainName <domínio.com.br>

Set-RemoteDomain -Identity <nome_de_identificação> -TNEFEnabled $false

E pronto! Para verificar se o comando funcionou, pode realizar a consulta:

Get-RemoteDomain -Identity <nome_de_identificação>| Select TNEFEnabled

Agora, se desconecte da sessão do Office 365:

Remove-PSSession $Session

Viu, não foi tão difícil!

  • Marcos André

    Rafael eu tenho uma duvida sobre o Office 365, ouvi falar que ele é R$ 175,00 anual a licença para 5 computadores, gostaria de saber se isso é para empresas? Pergunto isso pois estou pensando em migrar do Office 2003 para o 365, porem comprar a licença do Home and Business por praticamente R$ 500,00 eu prefiro manter o software atual.

    Att. Marcos André

  • Rafael Carvalho

    Parabéns muito bom o post!