Monitoração via SNMP com Nagios+Check_MK

nagios+check
O protocolo SNMP é essencial para quem trabalha com redes, desde verificar informações até gerenciar os mesmos, como podemos ver neste excelente artigo sobre o protocolo SNMP do Ricardo Pinheiro aqui. Neste artigo vemos que esse protocolo pode ser usado para verificação de dados de hosts e equipamentos usando apenas permissão de leitura de informações, assim podemos fazer a monitoração fazendo uso da versão 1 do protocolo e atingimos até equipamentos mais antigos.

Primeiro acesse a interface do Check_MK e entre no menu do Wato e crie os grupos que você precisa (não é obrigatório, mas faz com que a arrumação fique melhor). Essa criação de
Eu criei os grupos: “Equipamentos de Rede” e “Impressoras de Rede”
check_mk-groups-1
Agora vá em Main Menu, depois em Hosts & Folders e crie um novo host.
Preencha com os dados do host: Nome, Alias, IP e não esqueça que a monitoração não é pelo agente do check_mk, mas por SNMP. Afinal de contas não tem como instalar o agente nas impressoras, roteadores e switchs da sua rede :-P.
check_mk-snmp1
Feito isso vá clique em Save & go to Services, aceite os serviços que deseja monitorar e salve. Não esqueça de confirmar as alterações em Activate Changes.
check_snmp-2
check_snmp-3
Vejamos o resumo do serviços deste host:
check_snmp-4
Como podemos ver esse no-break tem sensor de temperatura externa, não só temperatura da bateria, assim podemos monitorar como está a sala de servidores, se é necessário diminuir a temperatura do condicionador de ar, etc…
Agora vamos adicionar um Switch para monitoração, inclusive das portas e da velocidade do mesmo:
check_snmp-5
Vejamos o resumo do serviços deste host:
check_snmp-6
Podemos ver cada porta do Switch com a velocidade da mesmo no momento, utilização da cpu do equipamento, etc…
Vamos adicionar uma impressora de rede:
check_snmp-7
Lembrando que em alguns tipos de impressora de rede a monitoração via SNMP mostra até nível de tinta. Assim temos alertas que a tinta ou toner está acabando antes do usuários reclamar.
Vejamos o resumo do serviços deste host:
check_snmp-8
Na tela principal de Grupos do Check_MK teremos algo do tipo:
check_snmp-9
Tudo muito simples e fácil correto? Claro que é, mas saber quais hosts na rede aceitam SNMP já não é tão simples… ou é? Como estamos falando de Linux, um pouco de conhecimento de shell script e temos um modo de monitorar todos os hosts e descobrir qual deles tem SNMP.
Esse script testa os ips da rede 192.168.1.0/23 ou seja de 192.168.1.1 até 192.168.2.255, cada hosts que responder ao SNMP terá o IP, tipo de equipamento e nome gravados no arquivo /tmp/hosts-snmp para que com essas informações possamos criar as entradas no Wato.
Para funcionar instale o pacote snmp (ou snmp-utils dependendo da distribuição), vamos utilizar o comando snmpwalk para a pesquisa com a versão 1 do protocolo ( -v 1 ) e com a comunidade public ( -c public ), que é a mais comum de existir nos equipamentos ( pelo menos no modo somente leitura) .
# vi /usr/local/bin/test-snmp.sh


# chmod -v 755 /usr/local/bin/test-snmp.sh
# ./usr/local/bin/test-snmp.sh

Agora sabendo quais são os equipamentos podemos monitorar os que nos interessam ou todos 😉
Não esqueçam de comentar e recomendar nosso Portal.

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: