MVA – Alta disponibilidade com Hyper-V Server 2012

mva

Vida longa e próspera pessoal!

Hoje não tem VideoCast porque peguei uma gripe from the hell do nada! Mas deixo a dica do curso gratuito que fiz para o Microsoft Virtual Academy (MVA).

Após terminar esse curso, você será capaz de:

  • Instalar e gerenciar o recurso de cluster de failover no Hyper-V Server 2012
  • Configurar o Hyper-V Server 2012 em cluster, com storage ISCSI e também SMB 3.0
  • Gerenciar remotamente o Hyper-V Server 2012 através do RSAT em seu Windows 8

O curso é totalmente gratuito e dinâmico, em formato de vídeo!

Pergunta: Mas Rafael, você também não vende esse treinamento? E está colocando de graça no MVA?

Bom, no MVA o aluno tem acesso aos conteúdos gravados, laboratórios perfeitos e slides. Nos cursos CooperaTI é tudo ao vivo e pessoal, com direito a tirar dúvidas. Minha função é ajudar a comunidade em TI do Brasil. Se você quiser aprender sozinho, está ai o conteúdo do MVA e os Posts semanais, se precisar de algo mais pessoal pode contratar algum curso nosso!

Link par ao curso: https://www.microsoftvirtualacademy.com/tracks/alta-disponibilidade-com-hyper-v-server-2012

E aí? Gostaram?

Quem já fez o curso, por favor dê a sua opinião!

  • Rafael, ficou excelente.
    Sucessos!

  • Rafael,
    Fiz o curso de alta disponibilidade com Hyper-V Server 2012 e realmente está muito bom. É um material de excelente qualidade para autodidatas. Parabéns por esse trabalho para comunidade de TI. Grande Abraço.

  • Acabei de terminar o curso de Alta Disponibilidade, li todo material, aprovado de primeira. Vídeos diretos, bem explicados. Parabéns mais uma vez pelo sucesso do cooperati e agora com mais uma presença de qualidade para o MVA.

  • Muito bom, videos explicados com bastante clareza.

    Parabéns

  • Alberto Jr.

    Caro Rafael, boa noite!
    Consegui montar o cluster de failover, mas só consegui com o iSCSI, o com SMB deu erro de permissão, mas enfim, só dar uma olhadinha com mais termpo e corrigir… Minha pergunta na verdade é outra…
    Com o Cluster montado, quando existe a falha de um dos nós, ele passa a VM para outro nó… mas na verdade, ele inicia novamente a máquina, como se tivesse dado o start na máquina… Continuar a sessão da VM exatamente de quando o nó parou, é possível?
    Obrigado! Parabéns pelo seu trabalho! Abraços!

    • O cluster é de Failover (trabalha em cima de falha), é assim mesmo. Para não ter percepção de falha no serviço só acrescentando NLB nessa parada.

  • Ruth

    Muito bom o material sobre o cluster, a equipe está de parabens ^^
    tenho uma dúvida:
    se não cair o host em si, mas o serviço que está rodando no sistema operacional instalado na vm (ex um mysql em linux ) esse tipo de implementação tb prove essa alta disponibilidade para o aplicativo?
    vlw

    • Sim, você pode definir o monitoramento de um serviço interno da VM. É uma abordagem mais avançada, por isso não mencionei no treinamento.

  • Hilton M Moreira

    Boa Tarde.

    Gostei muito do MVA então resolvi montar aqui um iqualzinho para estudos mas cara segui todos os passos fielmente e sempre que vou criar uma VM em cima de um compartilhamento SMB da erro de permissão. Estou usando 3 PCs físicos para o hyper-v e um virtual para o AD.

    No meu Server (Storage) criei um pool de discos, criei o volume e os compartilhamentos
    quando vou levantar o Cluster consigo configurar o Quorum normalmente com no seu vídeo, mas quando tento criar uma VM da o seguinte erro

    ” O servidor encontrou um erro ao VMSERVER
    Falha na Operação

    Falha ao criar um repositório de configuração externo em ‘\\storage\Vms\VMSERVER’: Erro geral acesso negado. (0x80070005).

    Falha na Operação

    O usuário ‘HMM\Administrador’ não pode criarum repositório de configuração externo em ‘\\storage\Vms\VMSERVER’: Erro geral acesso negado. (0x80070005).

    Estou usando 3 maquinas novinhas todas Core I5, mas o Storage estou usando uma maquina montada, já para os nodes são 2 PCs Lenovo Idênticos para não haver a menor possibilidade de conflito de hardware na hora da migração.

    Já consegui consegui fazer tudo funcionar com FreeNAS e o ProxMox-VE usado DRDB e tudo, mas Fazer usando MS ta me dando uma dor de cabeça só, não consigo evoluir de jeito nenhum, preciso da sua ajuda nesse caso, pois já não sei mais onde procura.

    Obrigado.

    • Hilton, obrigado pelo seu comentário.

      Antes de mais nada, uma pergunta: O ambiente está atualizado?
      Já tive esse problema, em aula inclusive. Só funcionava com acesso total pata todos na pasta.
      Era falta de KB!

      • Hilton M Moreira

        Devo de confessar, que nem me preocupei em atualizar o ambiente, vou fazer as atualizações e tentar montar novamente, qualquer erro que der volto a comentar, obrigado pela resposta.

  • Moises

    Grande aula Rafael!
    Só tenho uma dúvida caso eu tenha mais de 2 nós no cluster vamos supor 5, e digamos que tenha umas umas 5 vm por nó, o cluster vai fazer o balanceamento automático dessas vm, quando houver o processo de failover? Ou vai colocar todas em um nó só? teria que configurar algo NLB ae?
    Obrigado!

    • Obrigado!

      O balanceamento automático só pode ser feito com o System Center Virtua Machine Manager.
      Manualmente, você pode definir a “afinidade” das VMs para os HOSTs, assim ficaria meio que um “balanceamento”.

  • Eduardo Lamattina

    Boa noite Rafael!

    O material está bem legal, realmente muito bom.
    Estou testando o Cluster em SMB e enfrento um problema ao fazer a migração de máquinas ao vivo: “Não foi possível localizar o comutador Ethernet ‘Realtek PCI GBE Family Controller #2 – Virtual Switch’.”

    Como resolver esse problema?

  • Eduardo Lamattina

    Rafael, deixei uma pergunta, porém, consegui resolver o problema da migração ao vivo mantendo o mesmo nome do comutador de rede nos 2 nós.
    Até agora, estou bastante satisfeito com os resultados (Cluster de Failover SMB)

    Vlw!!!!

  • Rafael, estou com um projeto de virtualização em cima de Hyper-V, e agora vendo os comentários, e até mesmo os cursos no MVA, a dúvida aumentou:
    Possuo um contrato Educacional com a Microsoft chamado Campus Aggrement – e posso ter as licenças com os preços bem baixos de Windows Server 2012 DataCenter . algo em torno de U$ 250 por Windows. A dúvida é: Qual a diferença real do Hyper-V Server 2012 x Windows Server 2012 DataCenter c/ o hyper-v embutido.
    Por que se for assim eu não preciso nem gastar com essas licenças, haja visto que, não preciso de demais recursos do Windows Server 2012. preciso que cada servidor físico tenha o Hyper-V e com todos os recursos que o o hyper-v oferece. O que você pode me falar sobre essa dúvida.
    Vou ter 3 servidores r710II Dell com 64gb cada um.

    • Não existe diferença no Hyper-V, os recursos são os mesmos e não há nenhum limite. O Windows Server Datacenter pode servir outras funções, mas o Hyper-V Server só funciona como servidor de Hyper-V.

  • Luciano

    Tive procurando no dicionário a definição de “o cara”, achei a tua foto, agora entendi porque. Brincadeiras a parte, excelente curso. Parabéns!

  • Romualdo Mathias Filho

    Prezado Rafael,
    Ótimo VideoCast…
    Um dúvida, há como instalar o serviço de VSS no Hyper v Server?

    Obrigado!
    Romualdo

    • Olá!

      Não entendi a pergunta. Não dá para instalar VSS.
      Se você quiser usar o VSS para copiar discos virtuais, pode fazer isso normalmente.