Configurando Nagios+Check_MK via WATO

nagios+check
Tenho recebido alguns email e também nos comentários dos artigos anteriores questionamentos sobre como facilitar a configuração de hosts no Check_MK, facilitar é clicar sem ter que abrir arquivos de configuração (como o pessoal do Windows gosta :-)).
As versões atuais do programa apresentam uma interface de configuração onde podemos: criar e remover grupos, criar e remover hosts, configurar quais serviços desejamos que sejam monitorados, se vamos monitorar por agente (check_mk-agent) ou por SNMP ou por apenas por ping, criar regras de funcionamento de grupos, gerar dados para analise de BI, etc.
A interface WATO é altamente configurável e de fácil aprendizagem, vou mostrar no artigo como criar grupos, hosts e acrescentar os hosts aos grupos.

Logue na interface do check_mk pelo browser, na caixa do Wato clique em Main Menu para ver essa tela abaixo, clique em Host Groups para criar o grupo:
wato-1
Na tela do Host Group clique em New Group:
wato-2
Agora digite um nome para o grupo e um Alias, lembrando que o Alias é que aparece na tela principal do check_mk:
wato-3
Ao criar um grupo (eu aqui criei dois), fica aparecendo no menu principal para aplicar as mudanças clique no ícone das mudanças:
wato-4
Nesta tela clique em Activate Changes:
wato-5
Clique em Main Menu e depois em Host Folders para criarmos o host:
wato-6
Agora vamos criar nosso host, clique em New Host:
wato-7
Agora preencha os dados do seu host: Nome, Alias, IP e o que irá usar para checagem: Check_mk Agent, SNMP, PING, Check_mk Agent+SNMP, etc. Após inserir os dados do Host clique em Save & Go to Services:
wato-8
Escolha quais serviços que você quer monitorar, eu usei todos. Esses serviços são autodetectados pelo Agente do Check_MK que está instalado na máquina cliente, agora clique em Save manual check configuration:
wato-9
Assim fica esse host na tela de monitoração:
wato-10
Agora pra adicionar máquinas aos grupos vamos no Main Menu, depois em Host Groups:
wato-11
Crie uma regra para esse grupo clicando em Rules:
wato-11.5
Agora clique em editar ( o ícone do lápis) e crie a regra para esse grupo:
wato-12
Agora escolha o local da regra (Main Directory), escolha o tipo de agente de checagem, lembre que se escolher Check_MK deve desabilitar o SNMP, se escolher SNMP deve desabilitar o Check_MK, se escolher Check_MK+SNMP deve habilitar os dois :-), coloque os nomes dos hosts que farão parte deste grupo e clique em Save:
wato-13
Lembre de aplicar as mudanças para que elas entrem em vigor, basta agora no Views clicar em Hostgroups e visualizar os hosts separados por grupo.
Não esqueça de comentar, curtir e recomendar nosso Portal.

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: