[Opinião] – Microsoft: Qual o futuro do império?

Nota importante: O texto abaixo não expressa a opinião do CooperaTI sobre a Microsoft ou seus produtos. É a opinião pessoal do autor do texto, Laerte Costa. Caso deseje, coloque o seu comentário que o próprio autor irá responder. 

Salve, salve pessoal do Cooperati, a um tempo venho observando as ações que a Microsoft vem tomando para continuar na dianteira do mercado de PCs, além de conquistar outros mercados. Então resolvi escrever sobre este assunto e analisar se elas poderão dar certo no futuro.

Como todos sabem o carro chefe da Microsoft é o mundo dos PCs e ela sempre investiu pesado nesse segmento, só que de uns anos para cá, o seu domínio começou a ser ameaçado. O primeiro impacto foi no mundo dos browsers, onde por muito tempo ela imperava notoriamente com o seu Internet Explorer, ou mais conhecido como IE, com quase 100% do mercado.

Quando surgiu a Mozilla e o seu Firefox, esse império começou a estremecer, tendo ele a ter conquistado 20% da fatia que pertencia ao IE, mas ninguém pensava que um dia ele poderia ultrapassá-lo. Isso realmente ainda não aconteceu, só que surgiu um fator novo nesse assunto que foi a Google ter lançado o seu próprio browser, o Chrome, com isso a primeira luz de alerta na Microsoft acendeu pois em pouco tempo o seu novo competidor já havia tomado o segundo lugar da corrida dos browsers e continuando no ritmo acelerado que estava tomaria o primeiro lugar facilmente.

Nessa hora todas as luzes no setor do IE já estavam acessas e novas versões já estavam sendo lançadas, coisa que não acontecia a quase 6 anos, porém pela primeira vez a Microsoft se sentiu ameaçada e fez de tudo para continuar na liderança até lançando atualizações em intervalos não costumeiros dela, só que não adiantou, o Chrome a ultrapassou a tempos atrás e nessa guerra ela teve a sua primeira baixa. O principal motivo para isso foi ter deixado de lado, por tanto tempo, uma ferramenta fundamental no mundo da internet, que é o browser, como resultado acabou colocando o seu produto com má fama no mercado e como dizem “manter uma boa fama tem que suar bastante, mas perde-la basta uma ação mal feita”

Mas você pode estar pensando, a Microsoft perdeu somente a guerra dos browsers, porém nos SOs para PCs ela ainda reina e esse império não vai cair. Entretanto a Microsoft, talvez não esteja pensando dessa forma, tomando em vista a baixa que sofreu com o IE.

Mas o que leva ela a pensar dessa forma? Os motivos são muitos, o primeiro é que outros SOs “emergentes” começaram a cair mais no conhecimento do publico, o principal deles é o MAC da Apple, que caiu no gosto de muita gente graças ao lançamento do seu Iphone, hoje você vê muitos mais deles do que a 5 anos atrás e o outro é o Linux, mas este ainda engatinhando, mas em uma curva crescente.

Outro ponto que ela esta levando em conta é que ela não pode lançar um produto e deixá-lo de lado, sem tentar melhora-lo constantemente, o mercado de software, principalmente os dos SOs, está muito dinâmico e qualquer “piscada de olho” você fica para trás e isso também foi mostrado pelos concorrentes que apareceram, o Linux, através da distribuição mais conhecida, a Ubuntu, lança uma nova versão a cada 6 meses e a Apple quando lança um novo MAC OS, cobra um valor bem abaixo do valor de uma versão sem ser atualização, mas mesmo uma versão “completa” sai bem mais em conta que uma versão parecida com a do Windows.

A questão de atualização é outro ponto que pesa, pois poucos atualizam o seu sistema para uma nova versão porque se fizerem o hardware não seria compatível, então ela teria que comprar um novo hardware além da atualização, algo que o seu concorrente direto, que cobra por atualização deixa fazer, que é somente atualizar o SO sem comprar um novo hardware.

Nota: Não citei o Linux nessa comparação pois ele é de graça e não envolve custos de atualização de versão, apesar de que ele também não necessita de atualização de hardware.

Pensando nisso a Microsoft, reformulou as suas atualizações, isso também graças ao grande desastre que ela cometeu que foi ter lançado o Windows Vista, que foi um campeão em criticas negativas.

Vendo que ela poderia perder um pouco as rédias, ela lançou o Windows 7 que resgatou um pouco da credibilidade, pois para quem comprou o Vista não precisaria atualizar o hardware para executar o seu sucessor. E não parou por ai em menos de 3 anos ela já atualizou novamente o seu SO cliente, o recém lançado Windows 8, só que talvez ela não esperava que houvesse uma enorme rejeição por ele, já que sua interface foi toda reformulada e o usuário terá que aprender a usar o sistema novamente, e como sabemos o ser humano é resistente a mudanças, seja ela qual for.

Talvez vendo que ela poderia dar um tiro no pé com isso, ela fez a estratégia que a Apple faz, lançou uma versão de atualização com preço bem menor que uma versão completa, porém fez mais, nesta promoção ela não exige o Windows a ser atualizado seja original, na minha opinião uma grande sacada, pois assim ela estimula muitos a usarem o novo SO, pois outro ponto que faz ela deixar de lucrar são os altos valores cobrados pelo Windows em relação aos seus concorrentes e acho que seria melhor ela manter essa “promoção”, pois ela tem só a ganhar em vez de manter preços astronômicos o que estimula os usuários a usarem outros sistemas ou partir para outros meios.

Creio que ela está tendendo a esta minha teoria, pois recentemente saiu uma noticia de que ela estaria desenvolvendo um projeto, chamado de “Blue” em que lançaria atualizações do seu SO corrente com um preço parecido com esse praticado na atualização do Windows 8, com a frequência que o Ubuntu lança.

Outro fator que está deixando-a em sinal de alerta é que a frase de que certos programas só rodam no Windows está caindo por terra, como falei em um post atrás, as empresas de jogos já partiram para o Linux e estão lançando jogos para essa plataforma e um dos motivos é que o Windows 8 não é uma boa plataforma para lançar seus jogos (segundo as próprias desenvolvedoras) e outras empresas tradicionais do mundo Windows como a Adobe, já está pensando em lançar sistemas para o mundo Open-Source. Se isso acontecer será uma grande pancada na empresa de Redmond, pois impulsionará muito as empresas a adotarem o Linux como sistema operacional principal em suas tarefas.

Porém a Microsoft, já atentou a esse ponto tanto que hoje não se rotula como uma empresa de software e sim uma empresa de serviços, motivos para isso são muitos, o seu portfólio, aumentou bastante de um tempo para cá, ela investiu pesado no mundo dos games, com o seu XBOX e agora no mundo mobile com o Windows Phone junto com a parceria a Nokia e o tablet Surface.

Destes projetos o mais vitorioso é o XBOX. O Windows Phone e o Surface ainda são incógnitas, apesar de serem recentes não demonstram sinais de crescimento significativos. Acredito que o Surface é um grande projeto, mas com certeza irá ter rivais de peso, se ela quiser vencer essa guerra, terá que investir pesado para tirar terreno do iOS e do Android, seus concorrentes diretos neste segmento.

E para finalizar outra investida que ela está apostando é a Nuvem, junto com o Azure, nessa etapa, creio que também terá sucesso, pois já possui uma plataforma consolidada e ferramentas para gerencia-la, tais como o System Center.

E você o que acha que será o futuro dessa gigante, ela vai continuar investindo em SO cliente ou vai deixá-lo mas irá investir mais em outras vertentes? Na minha opinião, creio que a segunda será a vencedora. Deixe sua opinião, ela com certeza é um termômetro para ela.

Share

    Comments

    1. Laerte,
      Essa “rejeição” que cita quanto ao Windows 8 é mais falácia do que realidade. Ele já vende mais do que o Windows 7 em comparativos de data de lançamento. Óbvio que hoje o Brasileiro já “acordou” da ilusão que software é de graça! (há 5 anos atrás bastava perguntar para algum usuário comum e ele não fazia idéia que o Windows era pago!)
      E é de 3 em 3 anos que a Microsoft lança um novo produto SO para clientes. No mais tardar de 4 em 4.
      Sei que temos ótimos produtos da Apple e Open source, mas a verdade é que a maioria dos desktops no mundo roda Windows. E para o lado de servidores? Você enxerga algum outro produto com custo benefício igual ao System Center ou mesmo o Active Directory?

      • Rafael,
        Quanto ao Windows 8, realmente foi o impacto da mudança, já vi muitos usuários elogiando o sistema, tanto que falei que o ser humano é resistente a mudança, seja ela qual for, mas ainda acredito que a adoção do 8 vai ser mais demorada que o do Windows 7, que agora que está substituindo o XP, ainda mais que nem todos os programas antigos rodam nele, mas vamos ver.
        Quanto ao ciclo de atualizações, ele vem do Windows Vista para cá, pois se olharmos para tras o XP foi lançado em 2001 e o Vista só foi lançado em 2006 ou 2007, não lembro ao certo, mas que nem falei, depois do lançamento do Vista que ela falou em ciclo, que agora é de 3 em 3 anos para clientes, tanto que o Windows 7 foi lançado em 2009 e o 8 neste ano e na parte de servidores é de 4 em 4 e após 2 anos do lançamento lança o R2 com algumas novas funções, mas antes não tinha esse calendário.
        Eu não estou falando de qualidade de produtos, tanto que os que você citou são ótimos, nenhum produto supera hoje o AD e o System Center é uma ferramenta excelente, você controla sua rede através dele.
        O principal intuito deste post era discutir junto com o pessoal o que estão achando desta nova postura da Microsoft de tentar manter a sua liderança de mercado de PCs, mas ao mesmo tempo mudar sua imagem de uma empresa de software para uma empresa de serviços, pois parece é que a microsoft está sentindo que o mercado atual está mudando e que se ela não atualizar vai ser engolida no futuro, tanto que abriu novas áreas em sua produção, como a área de games e gerenciamento e agora está sendo forçada a fazer algumas coisas que os seus concorrentes já oferecem e não ao contrário.

    2. Acredito que são muitas especulações e as definições do mercado tem apontado uma situação diferente do que se acha.

      • Com certeza, mas uma coisa é certa, o mercado está mudando e rapidamente, a maneira como utilizamos a informática vai ter uma grande mudança em pouco tempo, coisa que não acontece desde o BOOM da internet no final dos anos 90 inicio do ano 2000.

    3. Vejo uma mudança de visão da Microsoft em relação a produto, onde os preços estão ficando mais acessiveis e estão oferencendo uma demanda que já é realidade em relação a Cloud. Bastar analisarmos o Office 365 e Azure…

      • Com certeza Leandro, e é disso que estava falando, a Microsoft não vai ser mais uma empresa de caixinha e sim de serviços. Mas será que o pessoal vai aceitar essa nova filosofia? Eu acho que vai haver uma migração de uso dessas ferramentas.
        Continuo com a opinião de que as coisas daqui pouco tempo não serão iguais as de hoje.

    4. Bem o que tenho visto é uma avanço imenso da Apple e Linux em especial o Ubuntu, acho realmente bom a Microsoft abrir o olho, isso tudo é muito bom nós consumidores, não torço para a Microsoft perder mercado, dinheiro e etc, mas torço por um Windows mais acessível e uma concorrência mais justa. Alguns anos atrás nem pensava em usar Linux, hoje já é diferente todo equipamento que tenho tem o Ubuntu e Windows em dual Boot, cada um supre uma necessidade especifica minha.
      Sobre o Windows 8 gostei muito, interface para mim é coisa banal, aprendi isso com o Open source, se o programa que preciso usar está lá, pra mim está ótimo, não importa se é terminal, metro, ou Unity.
      Eu me esforço mesmo para meus clientes usarem Linux, eu mostro o sistema, falo as desvantagens e vantagens, todos se animam e pelo menos testam, o interessante é criar essa concorrência, assim a comunidade Open Source se anima, a Canonical irá fazer seu sistema ainda melhor e a Microsoft além de não querer ficar para trás irá também cair os preços, um exemplo disso foi ela liberar a atualização de um sistema pirata para o Windows 8 por R$ 65,00 se não me engano, achei isso fantástico.
      E sobre o mercado corporativo o AD realmente é imbatível, assim também como o Squid, Iptables, Apache2 e outros.
      Gostei do sua opinião Laerte realmente concordo com tudo que disse.

      • Valeu Mauro, e você disse uma coisa certa, a concorrência só faz gerar novos e bons produtos, como disse a Microsoft está com os olhos mais abertos agora, mas sinto uma tendência dela mudar a sua filosofia e apostar em outras plataformas, pois volto a repetir o modo como usamos a TI hoje será diferente daqui uns tempos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: