Office : Mac–Experiência de Usuário

 

Há muito tempo eu aguardava por essa experiência de deployment e user experience: Instalar, configurar e usar o Office : Mac (Office for Mac). A versão do Office para Mac disponível no momento é o Microsoft Office : Mac 2011, que vem em 2 opções diferentes: a versão Home & Student e a versão Home & Business. Compare as versões:

image

É relativamente fácil de se encontrar no mercado varejista o Microsoft Office 2011 for Mac – Home & Student, que vem com 3 licenças do Word, Excel e PowerPoint.

Também é possível encontrar o Microsoft Office for Mac 2011 – Home & Business, com 2 licenças do Word, Excel, Powerpoint e Outlook. Basta adquirir e instalar, como você já deve ter feito em outros computadores ao longo dos anos.

Em ambos os produtos os aplicativos do Office vêm em inglês (menus, telas, etc.), mas com corretor ortográfico do Office em português.

A instalação é descomplicada, mas o detalhe é que o Office para Mac vem na forma de um disco de instalação. Usuários de MacBook Air e de Mac mini sem drive de DVD não precisam temer: a instalação funciona perfeitamente se você copiar o conteúdo do disco (em outro computador, claro) para um pen drive, e se desejar você também pode acessar o disco original no drive de outro computador da sua rede.

Encontro sempre usuários de Mac mais antigos que torcem o nariz para o Office para Mac da Microsoft, mesmo tendo o pacote (e seus programas) nascido na plataforma Apple. Dominante no mundo Windows, a suíte de aplicativos para escritório ainda é um dos programas mais vendidos para Mac, ainda mais com a grande quantidade de pessoas que migrou de plataforma nestes últimos dois anos, que acaba comprando o Office para Mac por ser um software já conhecido. Esse fenômeno é comum no Brasil e também em outros países.

A nova versão do Office traz algumas novidades interessantes. A transformação do Entourage, cliente de email e organizador de tarefas, em Outlook, traz um nome muito mais familiar para quem veio do mundo Windows. A volta do VBA (Visual Basic) no Excel é motivo de comemoração, assim como todos os programas agora serem em Cocoa (nativo para o OS X), o que quer dizer que eles abrem mais rápido nos Macs mais novos e a garantia de maior compatibilidade entre o Office de Mac e o de Windows. As funcionalidades para trabalho colaborativo é algo extremamente importante no mundo corporativo e agora também fazem parte do pacote, uma demonstração que a Microsoft também proporciona ao usuário de Mac a experiência de nuvem.

Cara nova

Tudo mudou no pacote Office, desde os ícones dos programas, passando pela interface e chegando ao modo como os aplicativos são oferecidos. Agora, são duas versões do Office para Mac, a Home Student (que não vem com o Outlook) e a Home and Business. Se antes, valia muito a pena comprar a versão para estudantes, mais barata, mas com todos os aplicativos importantes, agora será necessário pensar bem em qual das duas será a sua futura aquisição.

Com relação à interface, a principal mudança é a Ribbon, uma “faixa de opções” com as principais funções do programa agrupadas por grupos, que volta a ser dominante no visual, apesar da resistência de alguns usuários das duas plataformas. A Ribbon usa abas para mostrar os comandos mais relevantes de uma determinada ação, eliminando o uso de acessos constantes e perdidos à barra de menus. No Mac, se você não se acostumar com esse visual, você pode voltar para o modo antigo.

Assim como os programas do iWork, o Office também vem recheado de modelos prontos para serem usados nos mais diversos tipos de trabalhos. Tem de tudo um pouco: cartas, calendários, livros de foto e planilhas complexas. Se você não achar o que procura, pode fazer uma busca em modelos criados por usuários do planeta inteiro. E não importa a plataforma, já que a compatibilidade entre versões de Mac e Windows é totalmente garantida.

Traga o que é seu

Como diz o ditado, quando não se pode vencer o inimigo, junte-se a ele. E o Office para Mac 2011 resolveu adotar definitivamente a integração com os programas do pacote iLife. O Media Browser, funcionalidade que já existe em praticamente qualquer programa desenvolvido para a plataforma Apple, faz sua aparição no novo Office. Assim, fica muito mais fácil importar fotos, vídeos e outros arquivos de mídia diretamente para seus documentos. É possível, inclusive, usar o campo de busca para encontrar um determinado arquivo, como uma música para sua apresentação.

Outra funcionalidade que já existe em diversos softwares e foi incorporado pela Microsoft é o modo de visualização Conversation, no Outlook. Com ele, a troca de emails fica melhor organizada e você não perde o fio da meada de uma conversa. Além disso, agora também é possível fazer pequenas edições nas imagens incorporadas a documentos no Word, Excel e PowerPoint, como correções e criar um canal alfa, por exemplo. Apesar de ser algo já corriqueiro em outros programas similares, é bom ver que a Microsoft sabe adaptar boas idéias aos seus programas.

Vamos agora ressaltar as mudanças nos programas da suíte.

Outlook 2011

Sai o Entourage, entre o Outlook. Em um ambiente corporativo, a notícia não podia ser melhor, já que agora ele tem as mesmas funcionalidades do seu irmão para Windows, incluindo aí conexão ao Exchage Server. Com isso, será possível marcar reuniões e verificar calendários com seus colegas de trabalho de maneira mais prática. O My Day, uma janela flutuante que mostra todas as suas atividades daquele dia, ganhou uma interface mais simples, deixando de lado o visual futurista.

E como a integração entre as duas plataformas agora é total, ficou muito mais fácil transferir os dados entre o Outlook de Windows para o de Mac, sem gambiarras, sem truques. É só importar o arquivo PST diretamente. Com isso, não existe mais aquele grande arquivo de banco de dados do Entourage (facilitando o seu becape), substituido por um arquivo para cada mensagem. O lado ruim é que a indexação e o download de uma caixa de mensagens muito cheia fiche bem mais demorada.

 

Gostaria de mostrar em detalhes cada aplicativo e feature para vocês e neste primeiro post, de uma sequência de posts, começarei com Word:mac 2011. Vamos lá?

 

O Word para Mac 2011 ajuda você a estruturar suas ideias, colocar sua empresa no mercado e criar tudo, desde um assassinato misterioso a um boletim informativo de férias, com estilo. E também salvar, editar e compartilhar online.

 

Modo de Exibição e Publicação de Layout

Editoração eletrônica avançada.

Word Publishing ScreenshotCrie boletins informativos, folhetos e documentos com aparência elegante de forma fácil. Uma poderosa interface do usuário
oferece aos usuários a habilidade de manipular facilmente as camadas de texto, formas, imagens SmartArt e tabelas em um documento. O Word também apresenta novas ligaduras para obter mais documentos com aparência profissional e novos recursos de tipografia para obter mais opções do documento de criação.

 

Efeitos Visuais

Revele o poder dos Estilos.

Visualize instantaneamente os Estilos aplicados no seu documento, permitindo excelentes documentos com formatações recorrentes consistentes. E com a introdução das Ferramentas de Estilos Visuais no Word 2011, há ferramentas visuais codificadas por cor que reforçam a relação entre os Estilos no conteúdo do documento, enquanto também proporciona a verificação em um clique de potenciais erros de formatação. Os estilos são mais fáceis de usar e mais confiáveis do que nunca.

 

Vista de foco

Mantenha-se concentrado na visão geral

Minimize as distrações enquanto estiver trabalhando no modo de leitura ou de criação. A vista de foco permite bloquear todas as outras janelas, menus, paletas e outros conteúdos supérfluos na tela, para se concentrar na tarefa que tem em mãos: ler ou editar um documento do Word.

 

 

Reorganizar Objetos

Gerencie camadas facilmente.

O recurso Reorganizar Objetos permie que você reorganize de forma fácil camadas de texto, fotos e elementos gráficos nos documentos. Esta nova funcionalidade permite que os usuários manipulem de forma intuitiva e direta as camadas para obter mais resultados previsíveis, sem clicar e arrastar excessivamente.

 

Word Web App

Acesse seus arquivos em qualquer lugar.

Poste, acesse, edite e compartilhe arquivos em qualquer lugar. O Word está agora integrado com o Windows Live SkyDrive, para que seus documentos possam ser armazenados, visualizados, editados e compartilhados na nuvem a partir de qualquer computador com acesso à Internet. Os navegadores com suporte incluem o Internet Explorer no Windows, o Safari no Mac ou Windows, o Firefox no Mac ou Windows.

 

Coautoria

Colabore onde você estiver.

O Word para Mac 2011 permite que vários colaboradores editem o mesmo documento ao mesmo tempo a partir de computadores diferentes em locais diferentes. Durante uma sessão de coautoria, os usuários podem ver quando a atualização ocorre, ser informados da presença de outros colaboradores, bloquear outros autores de fazer alterações nas seções em que estão trabalhando, e trabalhar em torno das mudanças conflitantes.

Bom… acredito que consegui passar um pouco sobre Office para Mac e Word para Mac 2011. Assista agora um tutorial que montei ensinando como instalar e configurar Office para Mac:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=-Wiw2E69IP4&hl=en&hd=1]
Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: