Migrando da LOCAWEB para Office 365

856710_thumb

A Locaweb possui há algum tempo um serviço de e-mail com base no Exchange Server que fica hospedado nos datacenters deles. Na verdade o que ela oferece é nuvem pública para os serviços de e-mail com base no Microsoft Exchange. Possuo (ou melhor, possuía pois acabo de desprovisionar) essa solução de e-mail que é bem

limitada pois oferece, no plano mais básico, (Plano Lite quando eu adquiri) apenas 5GB de mailbox e um limite de até 5 contas/mailbox.

O valor praticado hoje é caro pois entrega apenas e-mail, contra uma solução completa que inclui SharePoint, Office Web Apps, Lync e Office Pro Plus do Office 365 – Microsoft. Outra desvantagem é que o plano Lite não entrega contatos, agenda nem pastas o que castra ainda mais o serviço oferecido pela Locaweb. No Office 365, mesmo o pacote mais básico da Microsoft (P1) voltados para pequenas empresas entrega os Iguais 25GB de caixa postal como nos planos mais completos para grandes organizações (E3 e E4) e comporta até 50 usuários.

Até aqui estamos falando de serviços e planos, porque quando entramos na questão de alta disponibilidade e integridade de serviço a coisa fica realmente muito séria para a Locaweb que (e eu posso dizer isso com propriedade sem caracterizar-se ataque pois fui cliente por muito tempo e comprovei isso durante esse tempo de serviço contratado) viveu em constantes períodos de manutenções preventivas chegando ao absurdo de ocorrer 4 manutenções semanais! no serviço de e-mail deles (tenho todos os e-mails enviados com aviso de manutenção corretiva e preventiva). Ou seja: SLA de 99,99% sob o formato de suporte 24/7 só a Microsoft mesmo.

Bom… vamos ao que interessa! Desenvolvi dois vídeo-tutoriais (parte 1 e parte 2) que ensinam a migrar completamente ambientes que estão no Exchange Online hospedado da Locaweb para o Office 365 da Microsoft. Preparados?

PARTE 2

Espero que ajude vocês.

  • Fabrizio Zavalloni

    Realmente não tem como concorrer com o Office 365, nenhuma empresa de host consegue oferecer o que o Office 365 tem. A única coisa que dificultava era o pagamento em dolar, porém o Uol Host vende Office 365 só que pagando em reais.

  • Sim, o Uol Host traz essa facilidade pois terceiriza o Office 365 e ainda dá domínio de graça por 1 ano.

  • Roni

    Ótimo vídeo, amigo… A única coisa que você não falou foi sobre a migração das mensagens antigas… Alguma sugestão?

  • Grande Cassemiro, Fantástico post! Abraços amigo!

  • Sandro Alves

    Cassemiro,

    irei migrar o email do Google Apps para o Office 365. O DNS do cliente está na localweb, mas eu quero que ele continue usando o Google Apps até que eu migre todas as contas para o Office 365. Irei usar uma ferramenta chamada CODETWO que faz todo o processo de migração, porém a parte de DNS eu terei que fazer manualmente.

    Eu terei que manter as configurações de DNS da localweb e adicionar os registros fornecidos pelo Office 365, usando pesos diferentes para continuar recebendo nos dois lugares?

    Um dúvida básica: Como que faço para ter o primeiro acesso ao Office 365 após a compra do serviço? Como todo o processo foi realizado pelo comercial, eu não sei se foi informado algum email de cadastro. Como funciona esse processo?

    Forte abraço.