Laboratório com Yammer

SharePoint 2010   Yammer = SharePoint 2013

O Yammer é uma solução de rede social corporativa para empresas e grandes organizações. A proposta do Yammer é aumentar a produtividade, gerenciar as tarefas com mais facilidades e saber o desempenho de cada funcionário, usando o sistema que “segue” os passos de cada membro nos grupos internos. Essa solução de Enterprise Social Network adota funcionalidades das ferramentas de microblog e rede social Twitter e Facebook com seguidas, curtidas, comentários  e muitos outros recursos.

A Microsoft adquiriu por

US$ 1,2 bilhão, em junho deste ano, a empresa Yammer e está dentro de seus planos integrar a ferramenta ao novo SharePoint Online do Office 365 (Office 365 Preview/Wave 15).

Criada em 2008, a Yammer conta com 5 milhões de usuários ativos em 150 países. Apesar do número infinitamente menor de participantes do que o de outras redes sociais – o Facebook tem quase 1 bilhão de usuários – a Yammer se tornou interessante para a Microsoft por conta do perfil das pessoas que o acessam. De acordo com a Microsoft, empregados de ao menos 85% das 500 maiores empresas listadas pela revista Fortune usam a rede regularmente.

Acompanhem a banner da Microsoft sobre o Yammer para entenderem o cenário:

Merger Infographic_v11_062412

Hoje, é possível adquirir uma assinatura trial de Office 365 Preview e para quem já testou ou está testando Office 365 Preview pôde notar que a Microsoft incluiu, dentro das dezenas de novas features, um primeiro sabor do que será a rede social corporativa do SharePoint Online: O Newsfeed.

image

Hoje, na versão atual do Office 365 (Wave 14 que acompanha a linha de produtos Microsoft versão 2010) o SharePoint Server e SharePoint Online do Office 365 possuem um recurso bastante básico de perfil social para os usuários com conta corporativa: o MySite.

image

O MySite utiliza uma url específica para o perfil de usuário dentro da organização e é neste espaço que o usuário pode personalizar todas as suas informações, subir uma foto (que é diferente da foto que é submetida em “Perfil” da Console/Portal do Office 365) e preencher dados como:

  • A que produto/serviço/departamento o usuário responde ou é responável (serve para pesquisas por habilidade-skill no SharePoint ou até mesmo pelo Lync.
  • Email, cargo, telefone móvel, data de anivesrsário
  • Descrição biográfoca
  • Atividades recentes dentro da Intranet do SharePoint como quais documentos submeteu/alterou/aprovou/fez check-in/check-out, etc

 

No novo Office 365, ao acessar o Newsfeed, o SharePoint te leva para o que seria essa primeira experiência da primeira verão de rede social corporativa que a Microsoft desenvolveu para o Preview. Faltam muitos recursos ainda que existem no Yammer mas devemos lembrar que este SharePoint Online – Office 365 é Wave 15 e que portanto não está em sua versão final. Poderão ser adicionados, aperfeiçoados ainda diversos itens.

image

Logo abaixo da foto, em Newsfeed você têm uma caixa denominada “Start a conversation” que funciona como a caixa “No que você está pensando” do Facebook. Logo acima, existe a opção “Share with…” que propôe um filtro para compartilhas as informações postadas com todos ou com apenas grupos e usuários selecionados. Clicando na caixa de texto o recurso de inserir imagem (representado pelo ícone de câmera fotográfica) é mostrado juntamente com o botão “Post” que efetiva a postagem para a rede social da organização. Esse recurso é tambémmuito utilizado tanto no Twitter quanto no Facebook.

image

Abaixo da caixa de texto você encontra alguns links que levam à funções como Following. Você pode seguir um colega de trabalho na rede social do SharePoint e então receber em sua timeline de rede social todas as atualizações e atividades desse usuário, assim como acontece no Twitter.

image

Neste caso, sigo as atualizações da Sara Barbosa. Quando eu acesso o perfil dela, essa informação me aparece logo abaixo do nome com um atalho que me possibilita parar de seguir o contato.

image

Já em Menções eu consigo visualizar as atividades desenvolvidas pela sara, como o compartilhamento deste vídeo do Youtube que ela incorporou à menção.

image

Ainda tenho Activities e Likes que tambem trazem todas as ativid
ades dos usuários e os Likes que eles submeteram.

Temos ainda os menus About me, Blog, Apps e Tasks que trazem funções bem interessantes permitindo manter um blog pessoal interno (além do blog de equipe que pode ser aplicado como uma webpart), gerenciamento de Apps e de tarefas tal como no Outlook. Apps e Tasks é novidade nessa versão.

Bom… recentemente resolvi adotar o Yammer e estou testando algumas funcionalidades da versão atual e que trabalha como produto independente (pelomenos por enquanto pois não se sabe se a Microsoft irá descontinuar o Yammer como ferramenta separada que é hoje ou continuará com ela mesmo depois da integração com o SharePoint) e gostaria de compartilhar algumas informações com vocês que sempre tiveram vontade de saber mais osbre uma solução corporativa deste nível.

Neste projeto, aonde assumo a função de betatester voluntário, estou recebendo a ajuda do grande Douglas Romão – especialista em SharePoint e Owner na Belief – Soluções em Tecnologia.

 

Let’s Go!

Aqui vai um resumo sobre o que é a ferramenta Yammer e o que ela proporciona:

Acesso web

Yammer proporciona acesso de qualquer computador com acesso à internet. Você tem acesso imediato a todos os seus colegas de trabalho, conversas, arquivos compartilhados e notificações.

image

Acesso móvel

Você fica por dentro das novidades que estão acontecendo na sua empresa, mensagens e notificações, não importa onde você esteja, a partir do seu dispositivo móvel. A partir de um device você consegue facilmente compartilhar arquivos e pontos de vista, fazer perguntas e responder a conversas da equipe. Baixe o aplicativo Yammer no seu iPhone, iPad, dispositivos Android, Blackberry e Windows para saborear essa experiência. Como uso Windows Phone, é bem fácil baixar, instalar e configurar o Yammer Mobile. Abaixo vou compartilhar a minha experiência de Instalação, configuração e uso do Yammer em um Nokia Lumia 710 com Windows Phone:

1 – Acesse o Windows Phone Marktplace

http://www.raggedbits.com/images/marketplace.png

2 – Baixe e instale o Yammer (é grátis)

image image image

4 – Configure a App inserindo seu e-mail corporativo e senha cadastrados no Yammer:

image image image

5 – Pronto! Só usar…

image image image

Interações feitas pela App se refletem automaticamente na interface geral e assim que você se autenticar na App chega um e-mail notificando o primeiro login.

image

image

image

Pessoas e conversas

Se sua empresa abrange diversos setores, uma matriz e várias filiais o Yammer ajuda a sua equipe a colaborar com conteúdo, fazer perguntas, compartilhar conhecimento e fazer o trabalho de forma colaborativa, informada e produtiva.

 

Inbox

Um lugar único para os usuários lerem e acompanharem as conversas que mais importam. As informações ficam agregadas à caixa de entrada e os sinalizadores (@) menções, anúncios, conversas e mensagens privadas podem ser gerenciados a partir de lá.

image

image

Interface inicial

Ao fazer seu primeiro join no Yammer, Logo de cara você encontra uma interface muito similar ao Facebook com ferramentas de postagem, colaboração e comentário numa primeira batida de olho.

image

 

Mini Chat

A ferramenta possui um chat com presença que é muito parecido com o Talk go Gmail/Google. Eu acredito que dentro do SharePoint a Microsoft vá adotar Lync ou Skype para substituir esse chat básico.Com esse chat você quem está on-line e instantaneamente inicia uma conversa em privado com um ou vários colegas de trabalho.

image image

 

Perfis de membros e Expertise

Os Perfis de informações dos funcionários incluem informações para contato, histórico de conversação, arquivos, pesquisas, eventos agendados e bookmarks. Ele disponibiliza uma rápida consulta sobre a função e o expertise do contato facilitando buscas por habilidades com escopo de cargos, funções, departamentos e especilistas. Olhando por um foco diferente ele concentra todas as coisas, conteúdos e informações que estão acontecendo na organização que tenham sido geradas por aquele usuário ou que ao menos ele tenha feito parte e interagido com o recurso em questão.

Guia Conversations

Nessa guia o Yammer concentra todas as mensagens, menções, Likes, comentários, respostas, tollows, tags, e boockmarks.

image

 

Guia Files

Aqui é reunido todos os documentos e arquivos upados/submetidos à rede.

image

 

Guia Images

Filtro para todas as imagens upadas/submetidas

image

 

Guia Vídeos

Filtro para todos os vídeoss upados/submetidos

image

 

Guia Polls

A ferramenta de pesquisa (assim como temos no Facebook e no Microsoft Lync 2010) reúne todas as pesquisas geradas pelo usuário em questão aqui.

image

 

Guia Events

Esta guia reúne os eventos gerados pelo usuário.

image

 

Guia Prise

Por último, na guia Prise o Yammer reúne sob o escopo de usuário todas as premiações publicadas.

image

 

 

É importante ressaltar que os usuários podem estar organizados por grupos. Esses grupos podem ser criados por diversos escopos (interesses, temas, departamentos, níveis hierarquicos de cargos, etc) e compania que escolhe.

image

Nos grupos é possível estender os níveis dos filtros e das informações com as quais dá para se trabalhar. Podemos adicionar/remover membros, aplicar uma imagem personalizada ao grupo, criar/renomear grupos, postar notas e comunicados, agendar eventos apenas para o grupo em questão e gerenciá-lo de forma bastante efetiva com esses controles.

image

 

Na parte de Apps você gestiona uma diversidade de Apps para aplicar à sua rede social corporativa. Aplicativos voltados à ferramentas e mecanismos de produtividade.

image

Algo muito bacana que nasceu no Twitter e logo ganhou as graças do Facebook e das ferramentas de rede social é a HashTag que também está presente no Yammer. Ao adicionar uma HashTag ( #) à um termo o Yammer armazena esse termo que depois se torna pesquisável. No exemplo abaixo eu postei uma mensagem em que a ausência de postagem rápida com o ENTER é improdutivo e adicionei hashtag à “improdutivoi”. Logo o termo fica disponível na sessão de tags (chamadas aqui de tópicos).

image

Vejam aqui, apenas em 1 conversation, quantos recursos o Yammer entrega:

image

image

image

 

O Yammer é uma rede social CORPORATIVA e portanto só é possível usar a solução com base em um domínio. No meu domínio de testes (mcitpea.com.br) a implantação do Yammer funcionou sem problemas. Com base nisso só se pode adicionar perfis de Yammer com o domínio em questão pois ele restringe à contatos que pertence ao domínio que foi cadastrado.

image

Se a organização possui centenas de usuários e o Add manual é inviável, o Yammer oferece a possibilidade de importar um CSV com todos os usuários (importação em massa). Oferece ainda a possibilidade de que você logue com sua conta Yahoo ou Google para que ele identifique contatos internos nos contatos desses serviços de e-mail gratuítos e a partir daí adicioná-los à rede.

Obs: os usuários recebem um e-mail com o convite e validam sua entrada na rede.

Bom, espero que tenham gostado do meu 1º de muitos artigos que virão sobre a solução Yammer!

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: