Procedimentos no Oracle para o Horário de Verão


Olá galera!
Nesse final de semana, entrará em vigor em nosso país, o horário de verão. Para os DBA’s de plantão, existirão alguns procedimentos à serem tomados nesse início de horário.
Devemos seguir os passos abaixo:
– Baixar o serviço do listener;
– Baixar o banco de dados;
– Alterar o horário, aumentado-o em mais 1 hora .
– Levantar os serviços baixados.
Um item muito importante é que , se tiver algum Job agendado para a hora pulada, deverá startar os procedimentos manualmente.
Quando chegarmos ao fim do horário de verão, devemos tomar alguns cuidados também. Faremos os procedimentos de baixar os serviços já mencionados.
Alterar a hora retrocedendo-a em 1 hora a menos. Logo após executar esse passo, devemos aguardar em uma hora para startar os serviços do Listener e o Banco.
Pronto, assim teremos realizado os cuidados devidos nesse procedimento.
Abraços.
Referência: http://www.rodrigoalmeida.net/blog/index.php/horario-de-verao-os-impactos-no-banco-de-dados-oracle/

Share

    Comments

    1. É um assunto interessante de abordar num post, mas discordo completamente com essa abordagem num sistema critico que funciona 24x7x365 onde fazer alteração manual da hora baixando os serviços, ou inclusive, esperar 1 hora para iniciar os serviços esta fora de questão.
      Você se imagina que o DBA da companhia de cartões créditos como a Visa, ou um hospital ou um canal de televisão fazer o procedimento tal e qual descreve aqui?
      Isto sim se pode aplicar a um sistema que não seja critico e que permita uma paragens dos serviços, mas para sistemas que requerem zero-downtime isto não se aplica.

      • Concordo completamente com você, que esse procedimento não vai se aplicar em casos críticos. Porém, quis abordar esse assunto para iniciantes na area, sabemos que para sistemas de bancos críticos, devemos ter scripts que possam resolver essas coisas para nós.
        Muito obrigado pela colaboração José!
        Abs

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: