Balanceando carga com Apache


O Apache é um servidor web muito versátil como já temos visto, desde redução do consumo de banda com compressão e melhorias no cache, proxy reverso para proteger seus servidores web e até alta disponibilidade.
Com nosso servidor principal, seja ele qual for mas espero que seja apache :-), sob a proteção do proxy reverso tudo está ok, mas e se tivermos mais de um servidor web principais? Fazer scripts para mudar os arquivos quando um servidor cair???
Não, o apache também faz balanceamento de carga, o nome do módulo é proxy_balancer (muito justo). Com ele podemos criar um pool de servidores e redirecionar nossas consultas para ele.

Vejamos o exemplo usado no artigo sobre
Proxy Reverso , vamos usá-lo como base para nosso balanceamento:

Aqui temos um proxy reverso apontando para um servidor apenas, vamos supor que tenhamos 2 servidores cursos.cooperati.local e cursos2.cooperati.local, esses servidores compartilham a mesma base de dados e sites vindos de um storage. O proxy vai balancear as requisições entre eles, sem preferência de servidor, apenas de carga.
Ficaríamos assim:

Onde:
ProxyPass /balancer-manager ! – Indica que o local seusite.domínio (no nosso caso, cursos.82c.bd8.myftpupload.com) /balancer-manager (interface de verificação do balancer) não será feito repasse pelo proxy, ou seja, será processado pelo servidor apache local.
ProxyPass / balancer://cursos/ – Irá repassar as requisições do diretório principal deste virtualhost para o balancer de nome cursos.
ProxyPassReverse / http://cursos.cooperati.local – Irá repassar as requisições do diretório principal deste virtualhost para cada servidor.
– Cria o balancer de nome cursos.
BalancerMember http://cursos.cooperati.local – Define o membro do balancer
BalancerMember http://cursos2.cooperati.local – Define o membro do balancer
SetHandler balancer-manager
Order deny,allow

Allow from 192.168.1.0/24 – Define que o acesso ao balancer-manager será somente para quem vier da rede interna.
O balancer-manager é a interface de informações via web, onde é possível ver o uso de recursos e acesso aos servidores, inclusive desabilitar algum ou os dois, portanto cuidado com esse acesso. 😉
É possível utilizar pesos para os servidores de acordo com a capacidade dos hardwares e dos links, assim o servidor com hardware melhor recebe mais acessos que o outro.
Basta reiniciar o apache que teremos cada requisição sendo enviada para um servidor. Ótimo, mas se nossos sites forem estáticos, se tiver algum site com controle de sessões, como php por exemplo, vamos ter problemas. Pois estando em um servidor e dando um F5 cairíamos em outro e iríamos perder a sessão.
Para sites deste tipo usamos uma configuração um pouco diferente, veja abaixo:

Onde:
ProxyPass / balancer://cursos/ nofailover=Off – Agora usamos a opção nofailover=Off para que ele detecte se um servidor não estiver respondendo e repasse para o outro.
Header add Set-Cookie “ROUTEID=.%{BALANCER_WORKER_ROUTE}e; path=/” env=BALANCER_ROUTE_CHANGED – Ele irá adicionar no cookie, com a ajuda do módulo headers, um cabeçalho marcando a rota usada pelo cliente.
Assim o cliente sempre será enviado para o mesmo servidor, não importa quantos reload fizer na página, não importa quantas vezes a sessão expirar e tiver que reconectar.
ProxySet lbmethod=bytraffic stickysession=ROUTEID – Agora utilizamos um método de load balance baseado no tráfego do servidor e não na quantidade de bytes trafegados e um controle de sessão por ROTA e não por carga.
Com isso mantemos um cliente sempre no mesmo servidor, não perdendo as sessões. Quanto ao fato de um servidor cair o cliente irá perder a sessão, mas será redirecionado para o outro.
Em alguns casos o proxy, para proteger o servidor interno, reescreve a url de conexão invalidando algumas verificações de ID do PHP, para tal usamos o recurso de sessão para fazer a URL transparente para o cliente. Apesar de não recomendar em habilitar isso no php.ini, em sistemas que precisarem basta adicionar nas páginas que usam autenticação ou identificação de sessão a seguinte linha no início (dentro do PHP é claro):
ini_set(“sesion.use_trans_sid”, 1);
Com isso esse problema de falha de autenticação será resolvido. Só pra lembrar que eu não entendo de PHP, essa dica foi do meu amigo Rodrigo Maciel que é Desenvolvedor e DBA, e que está me devendo alguns artigos sobre o assunto ;-P.
Veja abaixo as telas do balancer-manager acessado via browser:

Agora selecionando um dos membros do balancer, podendo até desabilitá-lo:

Espero que esses artigos sobre apache tenham ajudado a melhorar sua infraestrutura e dado mais segurança a seus servidores. Assim diminuímos a carga de acesso e conseguimos ter uma estrutura redundante para funcionar.

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: