A Empresa Social – Uma Missão para o Office 365…

202000124

Quando falamos sobre colaboração, sempre esbarramos no assunto do momento – as redes sociais! Após o boom das redes para uso pessoal, e também as redes sociais específicas (para networking e interessados num mesmo tema), surge uma nova modalidade: as redes sociais internas, mais conhecidas como redes sociais corporativas.

As redes sociais e os ambientes colaborativos são hoje, os melhores meios com que as pessoas se comunicam e colaboram. Já as redes sociais corporativas reúnem também em uma plataforma online profissionais, clientes, fornecedores e parceiros. Em alguns casos, as redes sociais corporativas reúnem apenas os profissionais, sem expandir o acesso para fora da empresa.

Facebook e Twitter transformaram completamente a forma como nos conectamos em nossas vidas pessoais e as novas ferramentas sociais estão tornando cada vez mais fáceis e produtivas as atividades que desenvolvemos no trabalho.

No meu entender, a rede social corporativa capacita os funcionários a serem mais produtivos e bem sucedidos, permitindo-lhes colaborar facilmente, tomar decisões mais inteligentes mais rapidamente, e se auto-organizar em equipes para assumir qualquer desafio empresarial. É uma nova forma de trabalho que, naturalmente, impulsiona o alinhamento dos negócios e agilidade, reduz os tempos de ciclo, envolve funcionários e melhora o relacionamento com clientes e parceiros. É por esse motivo que eu acredito que o empreendimento social precisa ser uma parte natural da maneira como as pessoas fazem as coisas, criando uma experiência conectada que se estende e aprimora ferramentas familiares.

A Microsoft reconhece que as empresas muitas vezes precisam proteger e gerenciar as interações sociais, assim como utilizar outras formas de comunicação. A equipe de SharePoint da Microsoft investe seriamente nisso e projeta realizar ambos os objetivos.

Neste post, eu pensei em destacar como os novos recursos sociais me ajudam a fazer meu trabalho:

Uma nova maneira de trabalhar como um time

Uma das primeiras coisas que você verá na nova versão do SharePoint é o feed de notícias social. O feed de notícias tem vários pivôs que me ajudam a concentrar-se em diferentes tipos de informações.

6355_image_797E2A1B

Quando visito o hub do feed de notícias, a primeira coisa que vejo são as mensagens e atividades que vêm de pessoas, documentos, sites e marcas que estou seguindo. Em outras palavras: todas as coisas que me interessam expressamente mostram-se neste modo de exibição. Por exemplo, estou seguindo minha colega de trabalho Fabiana Pedroso e sempre que ela posta algo ou realiza alguma atividade no SharePoint, como por exemplo, o upload de um arquivo para uma biblioteca de documentos, eu vejo suas atividades. Quando ela segue um documento, vejo uma notificação no meu feed de notícias, assim como acontece hoje no Twitter e posso deixar registrado um Like como acontece hoje no Facebook para que as pessoas saibam que estão indo no caminho certo ou que seu trabalho está agradando a equipe/chefes, por exemplo. Isso possibilita feedbacks constantes e propporciona um aperfeiçoamento progressivo.

Da mesma forma, se eu seguir um documento , meu Newsfeed permite-me saber quando meus colaboradores fazem alterações ou se tem sido compartilhado com outras pessoas para revisão. Meu Newsfeed exemplifica o conceito da experiência social conectado, garantindo que eu me mantenha atualizado sobre as pessoas, conteúdo e idéias que me interessam na organização, independentemente de onde as coisas estão acontecendo no SharePoint.

Mantendo-se em sincronia

Além de ficar atualizado com as coisas que eu sigo por poder vê-las no meu feed de notícias, eu também sou capaz de acessar facilmente todo o conteúdo que me interessa a partir de um único lugar, visitando minhas páginas seguidas de documentos follow’s de Site Collections. A partir destas páginas, sou capaz de abrir documentos ou navegar para sites que segui anteriormente. Além disso, aproveitando o novo motor de pesquisa unificado, sou capaz de ver recomendações relevantes e de alta qualidade, para me ajudar a expandir e crescer minha rede. Esta é uma ótima maneira de obter informações sobre novos documentos que estão relacionados com os recursos sociais, onde eu posso ter discussões com pessoas que têm um interesse em comum.

 

Eu acho tremendamente fantástica essas características sociais que também são diretamente integradas os aplicativos do Office que eu uso todos os dias, então eu nunca tenho que desviar-me para muito longe das minhas atividades para ficar conectado. Quando eu for ler uma mensagem de e-mail de alguém, iniciar uma discussão de IM ou apenas abrir o cartão de pessoa, eu posso ver as atualizações mais recentes da rede social corporativa no SharePoint, diretamente no Office através da experiência multimodal que agora está bastante ampliada.

Sara Barbosa é um de meus colegas de tralho no Learning 365 e que trabalha em diferentes cenários sociais comigo e com o restante do time. Trabalhamos em estados diferentes a maior parte do tempo eu em São Paulo – SP e ela em Blumenau – SC. Ela, freqüentemente absorve muitas informações e conteúdo pertinenete ao core do nosso trabalho em TI e estamos sempre conectados em torno de assuntos em comum, comnpartilhando ideias, discutindo questões, etc. Ao ler um e-mail da Sara ou abrir seu cartão de visita, eu posso ver as manchetes que ela postou sem precisar sair do Outlook.

5555221

O Office também ajuda a me conectar com as minhas redes sociais pessoais. O Outlook Social Connector para o novo Office 2013 pode se conectar ao LinkedIn e ao Facebook sem downloads adicionais (eu só entrou com meu nome de usuário e senha, e com um clique, eu estou conectado).

Aqui você encontra um VódeoCast em que eu abordo mais profundamente o Microsoft Outlook Social Connector

Se eu estou trabalhando no SharePoint, checando meu e-mail, ou editando um documento, a presença rica de Lync está acessível por toda parte e com apenas um clique eu posso acessar o People Card. Eu não só posso encontrar informações sobre elas (incluindo suas atividades passadas através de suas redes sociais, se está livre ou ocupada, onde é seu escritório, etc) como também posso imediatamente começar a me comunicar com elas.

Para mais informaçõers sobre as novidades do Microsoft L
ync Client 2013 e Microsoft Lync Online – Office 365 Preview acesse o post Destrinchando o Office 2013 – Lync 2013 Preview.

Um exemplo prático: Collin e eu colaboraram neste post. Eu deixi um comentário em um documento do Word onde ele foi perfeitamente capaz de clicar em minha presença sem sair do Word, consultar o meu status e escolher a melhor maneira de estabelecer contato comigo para obter esclarecimentos sobre o meu comentário:

5

Mais novidades neste segmento estão por vir… Assim como a integração do Lync com o Skype vai acontecer, inicialmente via federação, o SharePoint Online terá a Yamer, rede social corporativa tembém recentemente adquirida pela Microsoft, integrada ao portal.

Bom pessoal… tenho muito ainda o que falar sobre as novas formas de colaboração do novo SharePoint Online mas vou ficando por aqui e em breve publico mais material sobre o assunto.

Sintam-se a vontade para comentar…

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: