Dez Grandes Ferramentas para Exchange Server

8567

Há algum tempo atrás, assisti a uma sessão do Scott Schnoll da Microsoft no TechEd 2012 sobre dicas e truques para Exchange Sever. Scott nos fornece as dicas mais recentes e melhores e ferramentas baseadas na última versão do Exchange. Este ano ele não decepcionou e eu pensei em compartilhar com vocês algumas das ferramentas que são essenciais para um administrador do Exchange. Vejam a seguir:

  1. Exchange Mailbox Server Role Requirements Calculator – Esta ferramenta tem se mostrado muito útil em várias ocasiões e a equipe fornece atualizações constantes para garantir cálculos realistas. Para simplifica suas necessidades a ferramenta fornece saída em sua configuração de armazenamento, bem como requisitos de backup e replicação.
  2. Exchange Remote Connectivity Analyzer (ExRCA) – Esta é uma excelente ferramenta que permite aos administradores do Exchange ter a capacidade de validar as suas configurações do cliente de serviços de acesso (EWS, Outlook Anywhere, ActiveSync.) e funcionalidade SMTP através de uma ferramenta on-line, muito útil para testar e solucionar problemas.
  3. Exchange Client Network Bandwidth Calculator – Uma grande ferramenta que fornece aos administradores a capacidade de prever as necessidades da largura de banda com base no número e tipo de cliente de acesso ao Exchange que está sendo utilizado. Ele também fornece um gráfico bom.
  4. MFCMAPI – Usa APIs publicado da Microsoft para fornecer acesso a stores MAPI através de uma interface gráfica de usuário. Sua finalidade é facilitar a investigação de questões para Exchange e Outlook e para fornecer aos desenvolvedores uma amostra canônica para o desenvolvimento de ambientes para MAPI.
  5. Exchange Server Deployment Assistant (ExDeploy) – Uma ferramenta online que percorre as opções de implantação e gera instruções personalizadas para mover sua organização para o Exchange Server 2010 ou o Office 365. Dá uma boa idéia geral das etapas e requisitos para implantação com base no seu ambiente atual.
  6. Microsoft Exchange PST Capture – Como muitas organizações estão movendo-se para o Exchange 2010, o arquivamento de políticas de dados ganha maior importância. Esta ferramenta permitirá que os administradores descubram e importem arquivos PST diretamente em (do e para) seu ambiente Exchange.
  7. Calendar Checking Tool for Outlook (CalCheck) – Uma boa ferramenta para checar problemas de calendário dentro de uma mailbox especificada. Ele executa várias verificações sobre as configurações gerais, como permissões de bublicação livre / ocupado, configuração de delegação e reserva automática. Esta ferramenta pode ser usada para diagnosticar problemas ou identificar tendências.
  8. Microsoft Outlook Configuration Analyzer Tool (OCAT) – Tal como acontece com a ferramenta CalCheck, esta ferramenta fornece um método rápido e fácil de analisar os perfis do Outlook para configurações comuns que causam problemas fornecendo um relatório detalhado sobre o perfil atual do Outlook e caixas de correio. Este relatório inclui vários parâmetros sobre o perfil, com destaque para problemas conhecidos. Recentemente publiquei um post centralizado no OCAT, vocês podem acessar este material aqui.
  9. Microsoft Active Directory Topology Mapper – Lê a configuração do Active Directory usando LDAP, e gera automaticamente um diagrama do Visio de seu Active Directory e / ou topologia do Exchange. Os diagramas podem incluir domínios, sites, servidores, unidades organizacionais, DFS-R, grupos administrativos, grupos de roteamento e conectores e podem ser alterados manualmente no Microsoft Visio, se necessário. Muito útil para obter uma vantagem inicial na criação de um diagrama detalhado de seu ambiente.
  10. Microsoft Exchange 2010 Visio Stencils – Pacote que contém stencils para o Microsoft Visio com formas para Microsoft Exchange Server 2010 que podem te ajudar bastante a construir diagramas de topologias de mensageria.

Espero que eu tenha lhes fornecido informações novas e que irão ajudá-los no dia-a-dia com o uso das ferramentas para a solução. Recomendo que seja estudado um pouco de cada uma das opções das ferramentas de planejamento e ver como as mudanças afetam os resultados. Se usadas corretamente, essas ferramentas podem fornecer um excelente ponto de partida para o planejamento de seu ambiente, solução de problemas e com o mapeador para fornecer um layout global.

Procurando mais conteúdo sobre:

  • Exchange 2010/2013 (Server e Online)?
  • Outlook 2010/2013?
  • Office 2010/2013?
  • Office 365 1.0/2.0?
  • Office Web Apps?
  • Comunicações Unificadas/Mensageria Microsoft?
  • Plataforma de Produtividade e Colaboração Microsoft?
  • SharePoint 2010/2013 (Server e Online)?
  • Lync 2010/2013 (Server e Online)?

Acesse: http://mauriciocassemiro.com e fique a vontade para comentar =D

Grande abraço!

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: