Gerenciando TI com Ferramentas Open Source


Depois de um tempo sem postar, pois estava envolvido em alguns projetos e com Palestras pro FSLDC, estou de volta e em grande estilo ;-).
Na verdade, estava preparando em clientes e ambientes de teste o uso de ferramentas Open Source para facilitar a administração do ambiente de TI, atendendo a pequenas e médias empresas.
Depois de testes, laboratórios, implementações em clientes, palestras e muita troca de informação com a comunidade de Open Source estou escrevendo uma série de artigos sobre como instalar, configurar, integrar e utilizar as melhores opções de uma série de ferramentas, algumas já vistas aqui em versões anteriores ou apenas superficialmente.

Vamos aprender a identificar as necessidades da empresa, saber quais ferramentas são úteis para as funções desejadas e compará-las com ferramentas de mercado, gratuitas ou pagas. Vamos principalmente mostrar ferramentas que façam algo igual ou semelhante ao System Center da Microsoft.
Facilitar a vida do Administrador e do Gestor de TI, gerar dados para tomada de decisão e manter histórico dos acontecimentos são apenas algumas das vantagens destes artigos.
Vamos gerenciar:
Inventário de software e hardware(incluindo licenças) com o OCS Inventory e prepará-lo para envio de notificação sobre alterações de hardware;
Chamados de usuários com GLPI(nova versão), integrado ao AD e com direcionamento de chamados por tipo;
Monitoração ativa de hosts e serviços com Nagios e manipulação de eventos para resposta rápida aos possíveis problemas;
Configuração de servidores e desktops de forma centralizada e automatizada pelo Puppet, tornando o controle de intalações, atualizações e configuração de servidores algo mais simples;
Virtualização amigável com ProxMox.
Isso tudo será visto em uma série de posts que farei de forma clara e gradual para que possamos construir uma TI mais padronizada e seguindo as melhores práticas de mercado.
Espero que seja proveitoso pra vocês e que juntos possamos ajudar a quem precisa gerenciar e não sabia por onde começar.
Nos vemos nos próximos artigos.
PS: Vejam a minha palestra sobre o assunto, assim que editarmos e colocarmos no ar. 😉

Share

    Comments

    1. Será de grande conhecimento, no aguardo dos posts !!!
      Abração

    2. Já trabalho com algumas dessas ferramentas espero ansioso para conhecimentos referente ProxMox .

    3. Vagner um Sistema de Controle Patrimonial OpenSource conhece algum que possa sugerir ? Outra situação é no GLPI eu consigo cadastrar o Computadores, mas não vi uma maneira de efetuar um lenvantamento do que já foi efetuado para aquele equipamento, exemplo troca de fonte, troca de memória, qualquer peça ou componente referente aquele computador, conheçe algum sistema que possa sugerir em relação a isto ?
      Grato
      Cláudio Bruno

    4. Avatar for Vagner Fonseca Alexandre Rabello : 5 de julho de 2012 at 10:48 am

      Wagner, estive no FSLDC e assisti sua palestra sobre ferramenta open source e gostei muito. Inclusive tentei instalar na empresa onde trabalho o OSC porém tive uns probleminhas na instalação e gostaria de saber se pode me ajudar com algumas dicas.
      Desde já agradeço

    5. Como sempre assuntos de grande relevância …..
      Queria apenas fazer uma pergunta: Eu usei aqui na empresa o Nagios durante um bom tempo, porém, o substitui pelo Zabbix, pois me disseram que era melhor … eu gostei muito Zabbix. A interface dele é mais nova toda a configuração no browser …
      No entanto, tenho notado que vocês dão preferencia ao Nagios …. Porquê? Ele é melhor?

      • Edwilson,
        Não é questão de ser melhor, mas apenas já trabalhamos com ele há mais tempo. O Zabbix não deve ser comparado com o Nagios pois ele é um serviço de monitoração que foi criado do 0(zero) e não é baseado em outros softwares.
        O Zabbix, principalmente na versão 2.0 está muito melhor.
        Abraços.

    6. Com certeza será de grande ajuda.
      Acabei de instalar o OCS Inventory + GLPI em um cliente e só falta ativar o envío de email.
      Estarei no aguardo.
      Abraço

    7. Este são alguns dos meus sonhos de consumo (instalação deste ambiente em clientes).
      Estou no aguardo e confrontarei com o que já instalei.
      Obrigado.
      Roger

    8. Aguardo muito o post sobre o Nagios, existe muitos post pela internet sobre, mais nem todos abordam a ferramenta com clareza, somente leem os seus comentários e postam na internet. Receita de bolo!!! Já dizia minha velha mãe “massa de bolo. Quando muitos metem a mão a massa desanda”

    9. Vagner, estou no aguardo esta série promete!

    10. Olá Vagner tudo bem? Muito bacana seu artigo, no meu blog eu tenho algumas postagens refernete ao GLPI que já uso, caso alguém queria conhecer segue o link http://diegofucitalo.blogspot.com.br caso possa ajudar de alguma forma por favor me avise. Obrigado

    11. Edwilson Silva, tudo bem? Cara meu fraco é monitoração, eu vou fazer um curso de Zabbix na 4LInux em outubro sobre Zabbix gostaria de implantar onde eu trabalho .. será que podemos trocar informações sobre ele? Abraços

    12. Gentileza não demorar muito. 😛
      Será de grande ajuda.

    13. Avatar for Vagner Fonseca Fernando Balocco : 6 de julho de 2012 at 12:52 pm

      Fala Vagner;
      Estou aqui te acompanhado, cada dia descubro um post que me interessa mais no Cooperati.
      Estou com o OCS funcionando direitinho aqui na empresa onde trabalho e também conseguindo distribuir pacotes por ele instalando, removendo e executando comandos nos clientes.
      Mas tenho certeza que quando sair este post, mais conehecimento vem aí.
      Abraço a todos.

    14. Grande Vagner fico feliz com seu retorno, pelo visto essas ultimas semanas corridas tem dados bons frutos isso é o mais importante.
      Esperando ansioso estes posts desta nova série.
      Sucessos.

    15. Ola amigo o OCS NG , consegue notificar por e-mail , quando acontece alguma alteração no hardware/software ?

        • ola.. ouvi dizer que possui um plugin do ocs.. chadao diff.. dai tem uns arquivos em php.. q vc configura o email e tal.. o que consegui fazer ate entao.. foi somente enviar o email.. mas com o status de “no changes found” ou seja sem nenhuma alteracao.. mas realizei alteracao e mesmo assim aparece tal mensagem.. outra coisa q gostaria de saber.. e se o glpi tem esse susporte.. de envio de email caso alteracao for realizada.. grato

    16. Qual nome desse plugin?

    17. Opa Vagner,
      To dando um “UP” no post. 🙂
      É pra você nao esquecer da gente.
      Abs

    18. Olá Vagner, bom dia .
      Primeiro quero dar parabéns pelo trabalho de vcs aqui no site, conheço o site a pouco tempo e estou gotando muito dos posts que estão sendo de grande ajuda para mim que estou começando na area, o conteúdo aqui é de primeira.
      Queria saber de vc que ja tem om conhecimento na area, sobre outros softwares de inventario como o CACIC por exemplo, que o governo federal usa, vc tem uma comparação entre eles, tipo qual deles é mais exato nas informações, e tambem qual deles trabalha 100% de acordo com as normas tecnicas .
      Desde já agradeço sua atenção !
      Marcio…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: