Redmine – gerenciamento de projetos em modelo ITIL

Em uma grande organização, tão importante quanto criar projetos, tarefas e documentações é manter tudo isso de forma acessível, organizada e padronizada. O padrão ITIL para gerenciamento de serviços e projetos é praticamente perfeito e uma excelente ferramenta que obedece esta biblioteca de Frameworks é o Redmine.

O Redmine, assim como a biblioteca ITIL, pode ser implementado em qualquer plataforma de negócio, não se restringindo apenas aos papeis de mercado de TI.

Este post tem o objetivo de informar ao leitor sobre as funcionalidades do Redmine em uma visão breve. Futuramente será lançado um post explicando o passo a passo dele.

Projetos

 

A primeira e mais importante providência é criar um projeto, observe que nas check boxes o administrador escolhe os Trackers, que são efetivamente as categorias de tarefas a serem disponibilizadas para criação dentro deste projeto. Mas não poderia simplesmente liberar todas as categorias para todos os projetos? Até poderia, mas por exemplo, o departamento comercial não precisa de uma categoria chamada Suporte pois o setor não presta suporte sentro da empresa. Concorda?

Outra decisão importante é escolher bem os módulos a serem utilizados nos projetos. Vou destacar aqui o módulo Time Tracking, que trata da informação de tempo gasto na tarefa.

 

Issues (tarefas)

Definidos os projetos, vamos à criação das tarefas. Repare que em Assigned to temos o que em ITIL é definido na matriz de responsabilidade RACI como Responsible , que é o usuário responsável pela execução da tarefa (não necessariamente quem vai executá-la mas sim quem vai ser cobrado pelo bom andamento da mesma) e em Watchers o que chamamos na matriz RACI de Informed, que são os usuários que vão monitorar o andamento da tarefa. Ainda segundo ITIL, é importante que haja apenas 1 Accountable, que é o dono da tarefa (o que está criando a mesma). Outro detalhe legal ( e isso não tem a ver com ITIL) é o fato de o usuário poder fazer o upload de um arquivo para a tarefa, arquivo esse que pode, por exemplo, ser um pacote de atualização que precisa ser instalado em um servidor, por exemplo.

O Redmine possui um calendário para o acompanhamento das tarefas.

 

 

As tarefas também podem ser exportadas para PDF

 

É importante sempre dar uma olhada na sessão de plugins do Redmine pois aí o seu leque de possibilidades de utilização desta ferramenta se abre muito mais.

Continuem acompanhando pois os próximos posts sobre Redmine prometem!!

Boa sorte a todos!!

Bruno Odon

www.brunoodon.com.br