Failover de IP no Hyper-V Replica – Windows Server 2012

 

               

Já sabemos que o Hyper-V réplica vai ser um ótimo benefício, principalmente para as pequenas e médias empresas. Ele, praticamente, permite a redundância de máquinas virtuais entre servidores sem a necessidade de um storage central.

Agora eu acabei de ver que a máquina virtual de backup (replica) fica de stand-by e até mesmo o IP é atribuído para a replica na hora que a VM mestre cai!

O nome da função é IP Injection e pode ser configurada na interface gráfica facilmente:

Podem perceber que agora existe a opção de Failover TCP/IP, mais claro que isso impossível. Também tem um menu para testar o Failover:

Por enquanto é só. Espero logo poder testar isso para fazer a demonstração para vocês em breve.

  • Isso é só uma palinha dos 300 novos recursos do windows server 2012!!!

    • Copiei? Só as imagens desse blog que citou.
      O post do Praveen cita claramente que foi outro, Vinod Atal, que escreveu.

      Eu nem traduzi, só peguei a idéia de falar sobre o assunto, coloquei com as minhas próprias palavras. Só as imagens mesmo que aproveitei.

      Quando uma notícia oficial é publicada, muitos blogs vão falar sobre ela. Eu acredito que presto um bom trabalho para a comunidade, colocando em um texto fácil de entender e no idioma local.
      Futuramente vou fazer a demonstração e assim o trabalho vai estar bem completo.

  • Bruno Cruz

    Um exemplo prático, Rafael?

    • Uma pequena empresa pode comprar dois servidores com o windows 2008 e ter uma redundância das máquinas virtuais do primeiro para o segundo servidor.

      E com essa técnica de IP injection fica muito mais fácil e melhor, pois as duas VMs, do servidor principal e a réplica, estarão ligadas e com o mesmo IP. Se uma cair, o Hyper-V aciona a segunda e ativa o IP.

      • Fábio Júnio

        Interessei nesse assunto!, Pois pretendo fazer isso na empresa.

  • TO FICANDO VIDRADO NO HYPER V SERVER 2012…. É DEMAIS!!!!!!!!!