A EA Games, pode ajudar a integrar o Desktop Linux nas empresas?


Todos nós sabemos, que no mundo Desktop, o Windows impera absoluto e uma das grandes vantagens do Windows sobre o Linux é a grande variedade de softwares que existem, mas principalmente os softwares feitos para o mundo corporativo, destes, muitos são feitos pelas softwares houses menores, que desenvolvem seus produtos para o mundo Windows pelo simples motivo que muitas das grandes empresas de desenvolvimento também só desenvolvem para essa plataforma.
 

Como podemos ver existem vários fatores para os Desktops Windows dominarem essa área, mas para esse fator mudar no mundo corporativo e o Linux começar a ter um número maior na participação nesse ambiente, depende de uma boa parte das grandes desenvolvedoras, porque se elas começarem a desenvolverem para a plataforma Linux, ela estimulará as pequenas a fazerem o mesmo, pois elas pensarão: “Se as grandes desenvolvem, nós também podemos, pois assim teremos um maior campo de ação”.
E pensando nessa formula, um incentivador para essa mudança de postura pode vir de fora, que é o ambiente doméstico, mas como assim? Como todos sabem a EA Games, uma das gigantes do mundo dos jogos, anunciou dois jogos para a plataforma Linux, mais precisamente para o SO Ubuntu, mesmo que seja via browser, já é um inicio, pois a EA Games declarou também que a intenção é continuar lançando jogos nesse estilo, pois vê a plataforma open-source uma folha em branco a ser descoberta.
Mas como assim essa ação pode alterar algo no mundo corporativo? Vamos a alguns fatos, se isso acontecer ela pode levar consigo outras gigantes a adotar essa mesma politica, pois um grande caso de sucesso sempre leva a alguns outros tentarem os mesmos e um outro fato que também tem que se levar em conta é que a maioria dos softwares, tendem a migrar para o mundo Web, então essa cartada da EA pode ser maior do que pensado. Pois as empresas podem também começar a desenvolver para a Web e veem que o mundo Linux não é uma coisa assim tão obscura, outro fator também que desenvolver para Web tem de vantagem e pode ajudar o Desktop Linux é que as empresas não terão que criar uma nova equipe de programação ou até mesmo aumentar a atual, se elas já possuírem uma equipe de desenvolvimento web. O que talvez elas terão que fazer é capacitar os atuais desenvolvedores, pois querendo ou não há uma diferença entre como os browsers funcionam em diferentes plataformas.
E um outro fator que também pode vir de fora para dentro das empresas é que se caso realmente a EA Games comece a lançar mais jogos para o Linux, muitas pessoas que hoje usam o Windows por causa dos jogos podem migrar para o Linux, e assim tornando um ambiente mais amigável para mais pessoas e com facilitando a implantação do mesmo nas empresas.
Então como vimos a EA Games, pode ser o inicio de um divisor de águas e mostrar que o mundo Linux é um ambiente em potencial e também temos que levar em conta que nada nesse mundo é eterno, citando um exemplo recentes no mundo da informática, o browser IE foi por vários anos o líder de mercado do seu segmento no Windows e recentemente perdeu o posto para o Google Chrome, mostrando que se der escolha as coisas tendem a ficar mais iguais, agora só resta aguardar e esperar o resultado dessa investida.

Share

    Comments

    1. Bom texto, porem uma empresa que vai ajudar ainda mais que a EA Games é a Valve. A mesma está portando Jogos de verdade para o Linux. =)
      Esses jogos que a EA Games disse que é para Linux, eu testei e ele é multi plataforma e não para Linux como eles disseram.

      • Concordo com você, mas que nem disse, pelo menos isso é um ínicio e mostra que o Linux não está totalmente de lado por essas empresas, tomará que seja um inicio próspero e que outras empresas tomem a mesma iniciativa

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: