O que as fotos da Carolina Dieckmann ensinam para sua empresa ?

Fotos Carolina Dieckmann

Recentemente a mídia noticiou o vazamento de várias fotos nuas da atriz Carolina Dieckmann. Segundo os jornais, estas fotos estavam em seu computador pessoal e que o vazamento ocorreu após a atriz levar seu computador a uma assistência técnica.

Este evento nos inspira a perguntar ao nossos clientes, o que vocês estão fazendo para proteger os seus documentos? Você possui um servidor de arquivos para centralizar a guarda dos documentos da empresa ? Existem restrições na sua rede para evitar que documentos importantes ou sigilosos da empresa sejam enviados para pessoas não autorizadas ?

No caso da atriz, ela não tem um prejuízo financeiro direto, mas tem um prejuízo moral que não pode ser medido. Já numa empresa o prejuízo financeiro pode ser enorme e os gestores devem se preocupar em investir em tecnologias que possibilitem a proteção das informações da empresa.

Além das proteções tradicionais como antivírus corporativo e firewall, é importante contar com criptografia de dados, uso de VPN, DLP, IPS e Application Control. Vou usar como exemplo um dos fornecedores da Infobusiness, a Fortinet.

A Fortigate é uma linha de produtos da Fortinet focada em proteção corporativa com Firewall, VPN, DLP, Antivírus, Antispam, Application Control, Wireless Controller, SSL Inspection e WAN Optimization. Tudo isso em um appliance com custo de aquisição baixo e relativamente simples de ser instalado.

Com ele você pode utilizar recursos como o Data Loss Prevention para impedir que determinados documentos saiam do ambiente corporativo da sua empresa, ou utilizar o Application Control que não permite o uso de certas aplicações, inclusive aplicações Web como o chat do Facebook.

Conte com a gente para ajudá-lo a identificar problemas na sua segurança corporativa.