Como solucionar problemas no Lync Online usando ferramentas de recursos do Lync Kit & SNOOPER V4

476879809-

Nesta semana irei postar os materiais que havia prometido nos outros posts/vídeocasts. Ontem entreguei o segundo Vídeocast de Office 365 no Windows Phone e hoje preparei para vocês mais um algumas dicas de resolução de problemas no Microsoft Lync como havia prometido no fechamento do Webcast MTAC. Então vamos lá…

O que muitas pessoas talvez não saibam é que, apesar de Lync Online ser um serviço gerenciado, não há muitas informações para começar a partir do cliente para que você possa iniciar um troubleshoot, uma análise de logs, etc.

Segurando a tecla CTRL e clicando com o botão direito do mouse no ícone do Lync na área de notificação do Windows,  você irá encontrar um menu chamado Informações de Configuração.

1

Esta informação é muitocimprtante para começar uma resolução de problemas quando se tenta identificar erros:

3

As informações de configuração irão mostrar-lhe os erros mais comuns e também algumas URLs que você pode tentar testar no IE.

Se você não encontrar um erro aqui ou precisar ir mais a fundo, há algumas opções adicionais de registro para ativar.

O que você precisa fazer primeiro é habilitar o log no cliente Lync.

4

Vá em Ferramentas, Opções

5

Em seguida, na aba Geral, existem duas caixas para registro.

Primeiro flegue Ativar o registro em log no Lync, depois flegue Ativar o log de eventos do Windows para o Lync

Problemas de login, problemas de DNS e erros de conectividade do servidor, bem como tudo o que acontece antes do usuário efetuar login no Lync Online pode ser registrado no log de eventos do Windows.

É possível habilitar essa opção para criar um arquivo de log, Communicator-uccapi-0.uccapilog, que contenha informações sobre os eventos do Lync. O arquivo Communicator-uccapi-0.uccapilog é criado na pasta Windows <User Profile>\Tracing.

8

Entretanto, esses arquivos de log podem fiicar bastante grandes e quando podendo alcançar a casa dos 600MB em dois meses, dependendo do seu ambiente. Por isso pode ser uma boa idéia apenas tê-los em solução de problemas.

Enfim, basta abrir este arquivo no bloco de notas e poderá verificar que essa não é uma experiência deveram empolgante para quem vai realizar a análise de eventos… (mas não desanimem, lembrem-se que isso faz parte do nosso trabalho e é essencial!)

image

Portanto, a melhor dica que posso dar na solução de qualquer problema Lync, pode ser cliente ou servidor Lync, nuvem ou no local: O Snooper. A ferramenta Snooper é a melhor ferramenta da Microsoft já fez. Depois de pegar amizade com ele, fica fácil de trabalhar com análises de eventos.

A ferramenta Snooper pode ser encontrada no Resource kit do Lync Server.

Basta instalar o Snooper em seu desktop e em seguida, arrastar e soltar o arquivo .uccapilog para a ferramenta Snooper e ele vaii te proporcionar uma boa experência de análise de logs.

image

A primeira guia é a guia Traços. Recomendo apenas que troque para a guia mensagens e, em seguida, começar a analisar …

image

Os evento que estão marcados em vermelho são os “maus eventos”. Selecionando um evento com problemas você pode analisá-lo mais a fundonoseu painel à direita.

 

Procurando mais conteúdo sobre:

  • Exchange 2010 (Server e Online)?
  • Outlook 2010?
  • Office 2010?
  • Office Web Apps?
  • Comunicações Unificadas/Mensageria Microsoft?
  • Plataforma de Produtividade e Colaboração Microsoft?
  • SharePoint 2010 (Server e Online)?
  • Lync (Server e Online)?

Acesse: http://mcssc.wordpress.com e fique a vontade para comentar =D

 

Grande abraço!

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: