Checando o Nagios pelo navegador

Monitorar servidores com Nagios é uma tarefa relativamente simples, principalmente se você já leu nosso artigo sobre Nagios, mas ficar olhando a tela dele não é uma tarefa prazerosa, por isso eu vos apresento o Nagios Checker, é um AddOn para navegador que adiciona uma checagem inteligente de servidores e serviços. Principalmente porque queremos fazer outra coisa além de ficar olhando pra tela só pra ver se algo mudou. 😉

Essa extensão tem tanto para Firefox, e seus derivados, como para Chrome. Desculpe IE, mas mais uma vez você não se apressou em se atualizar.

Vamos à instalação, como eu uso Chrome vou mostrar nele, mas no Firefox o processo é semelhante.

Primeiro vá à Chrome Store e procure por nagios.

Depois de instalado ele vai para sua barra de extensões do navegador:

Após isso clique no ícone do Nagios (N) e em opções(ícone no canto inferior direito).

Você vai ver essas telas:
Defina o tempo dos alertas:

Defina se vai ter alertar Popup ou Sonoros(cuidado com os alertar sonoros pois são sirenes, se não estiver atento pula da cadeira 😉 )

Nesta tela Server, serão adicionados os servidores que você quer monitorar.

Adicionando o Servidor

Agora você cadastra os dados do servidor, como nome e senha de acesso, e depois os dados da localização do Nagios no servidor web, como eu uso nagios3, alterei os endereços de nagios para nagios3.

Após isso na sua barra de extensões vai fica o ícone com o número de servidores/serviços que estão críticos.

Espero que agora você pare de reclamar de ficar olhando para a tela do Nagios ;-P, e não reclame comigo se estiver de fones de ouvido escutando um rock pesado e receber uma sirene de alerta estourando seus tímpanos, porque eu avisei ;-).

Não se esqueçam de comentar, sugerir e divulgar nosso Portal.