VideoCast06 – Ganhando o cliente

Vida longa e próspera pessoal! Hoje estamos com um assunto que é muito útil para vocês: Como chegar em um cliente, elaborar uma proposta e fechar um contrato, ou seja, como ganhar um cliente.
 
 
VideoCast06 – Ganhando o cliente! (MP3)
Temos também o teste da seção “Pergunte ao tio Lauff”. Onde nosso delicado e refinado amigo Carlos Lauff responde algumas perguntas de leitores.
Não se esqueçam de votar e postar seus comentários. Quem postar comentário no Youtube e no Cooperati.com.br ganha dois smiles 🙂 🙂

Posts relacionados:
https://cooperati.com.br/2010/07/11/o-dia-a-dia-do-profissional-de-ti-chegando-em-um-novo-cliente/
https://cooperati.com.br/2010/07/23/o-dia-a-dia-do-profissional-de-ti-elaborando-uma-proposta/
https://cooperati.com.br/2010/09/11/o-dia-a-dia-do-profissional-de-ti-elaborando-um-contrato/
Modelo de Proposta:Modelo de Proposta
Modelo de Contrato: Modelo de Contrato

Share

    Comments

    1. Vida longa e próspera pessoal!
      Olá Rafael Bernardes, como estão voces, estou super ancioso para receber o livro, ate agora nao recebir nada…. rs rs rs acho que o pessoal dos correios sequestrou o livro… vamos fazer uma campanha para devolver o livro. vamos lá, vamos começar a companha “DEVOLVA O LIVRO DE ANDRE FRAGOSO” rs rs. um abraço e espero receber esse livro, rs rs

    2. Show de Bola! Portal Cooperati, Faculdade em TI para todos !!Parabéns!

    3. Quero parabenizar a todos pelos videos que são dez.

    4. Vagner, onde baixo os modelos contrato e proposta ?

    5. Show de Bolas os VideoCast’s.. Baixando o 06 para assistir mais tarde…
      O videocast sobre os valores que se “deve” cobrar foi fantástico..
      Apesar de que na minha região não se aplica muito bem, mais vamos tentando =)
      Quero ver um VideoCast sobre politicas de segurança.. o//

      • Laercio,
        Vamos sim falar de segurança, mas mais à frente. Estamos com algumas pautas já montadas, algumas se encaixam nos pedidos outras não, mas estamos com muitos assuntos para tratar. Logo teremos este de segurança.
        Abraços.

    6. Não teve MP3 dessa vez?
      vou assistir só de noite
      \o

    7. Acredito que todos tem o receio de começar a dar consultoria, saber como tudo vai acontecer frente a frente com a pessoa que quer contratar seu serviço, e como ganhar o cliente, como se apresentar e mostrar que você entende, deixar o cliente confortável com a sua proposta é o mais difícil. Estou pra conseguir um trabalho desse, o cenário é um supermercado que tem 1 servidor (não dell, nem HP) e sim montado antigo por sinal, sendo que são 35 máquinas usando o software que foi desenvolvido para eles. E há gargalos de utilização do software quando todos pedem relatórios, e demais requisições. O que gostaria de saber que tenho mais receio é sobre o Software que é utilizado nas empresas, software proprietários, pois vão acabar pedindo para mim fazer toda instalação (ainda não sei), o certo é a empresa que fornece o software ou faz a implantação do mesmo, ir lá e fazer e manter funcionando. O meu maior medo é esse, ter que fazer funcionar software que não seja do nosso cotidiano, software de outras empresas feitas para a pessoa. Queria saber como lidar com isso. Acredito que a resposta seja simples do tipo, “Especifique isso no contrato e boa”. Mas ótimo videocast.

      • Talvez a sua reposta não seja tão simples.
        Uma vez eu tive que prestar manutenção a um software assim, que não tinha mais suporte. Mas o cliente precisava manter o software por um tempo, pois era essencial para o seu funcionamento.
        O que eu fiz foi virtualizar o software e as estações todas tinham uma VM com esse software instalado. Não havia instalador do programa e ninguém sabia instalar.
        Nem sempre a solução padrão “coloca no contrato” é a ideal.

      • André,
        Acredito também que é aquela questão de perguntar antes, ou seja, pergunte se:
        – pode entrar em contato com a empresa do software?
        – qual treinamento eles podem te oferecer nesse software?
        – o que é pago pelo software contempla suporte?
        – qual nível de suporte existe?
        Se nada disso for bom procure alternativas de software a esse, com um custo semelhante mas que seja mais rápido, estável e confiável, e é claro que seja melhor pra você trabalhar. 😉
        Abraços.

    8. Vejo muito hoje profissionais levantando a bandeira do seu sistema operacional preferido. Porem achei muito legal ver vocês dois apresentando esses videos. Vocês dois tem sidos bons exemplos para os profissionais atuais.

    9. VideoCast Sensacional , Bem explicativo.
      Parabéns , Rafael e Vagner por esse trabalho de poder compartilhar experiência e conhecimento com a Comunidade de TI. Gostei da seção “Pergunte ao tio Lauff”, pena que ele é Xiita Microsoft. rsrsr
      Gostaria de agradecer o Rafael pelo post do TechNetWiki sobre as novas certificações Microsoft.
      Grande Abraço.

      • Fala Emerson!
        Obrigado pelo comentário, se tiver alguma pergunta é só mandar!
        Mas eu não sou Xiita… Pra mim e pro Gaguinho, Xiita é á maacaacaa doo taarzããn! 😛

        • Tio Lauff,
          Acho que não me expressei bem , o termo melhor seria fanático ou radicalista microsoft? Apesar da brincadeira, admiro o trabalho de vocês do Portal CooperaTI. há e só para comentar sobre a pergunta do TMG , concordo plenamente com a sua posição sobre o assunto.
          Grande Abraço.

    10. Galera, estão de parabéns, acompanho o blog, todos os dias. Estão me ajudando muito, estou começando com uma empresa agora também, já atuo há um tempo no mercado aqui de Goiânia, estou concluindo MCITP SA e abri uma empresa de suporte e consultoria.
      Show de bola!

    11. A pergunta do TMG, foi demais…. kkkk #pergunteaotiolauff

    12. Vcs estão cada vez melhores, estão mais à vontade e principalmente, curtindo muito o que estão fazendo e isso é importantíssimo para um bom trabalho.
      Estão de parabéns!! 😉
      ADOREI, a nova seção “Pergunte ao tio Lauff”!!
      Mestre Vagner, não vale lembrar de Nefrologista só pq eu falei contigo sobre isso né! rsrs
      Rafael, não deixa o tio Lauff avacalhar sua frase de abertura não. rsrs
      Enfim, rapazes, foi FANTÁSTICO!! Já estou esperando pelo próximo! 😉

      • Ahhh, sabia que esse nefro… não tinha saído da mente do Vagner!!!
        Mas estou feliz com o meu TROUBLESHOOT, que foi mais original.
        Semana que vem eu estarei com minha arma NERF apontada para a mão do Lauff! Pode deixar que ele não vai mais usar a mãozinha do spock.

    13. Onde está os links dos modelos de contrato e propostas??

    14. Muito bom Vídeo, estou me identificando muito com o trabalho de vocês, esses últimos Vídeos é o que estou passando. Gostaria de fazer uma pergunta ao Vagner / Rafael ou melhor dizer Rafael / Vagner, bom fica a dúvida. Mas é o seguinte: Vc´s falaram de um cliente contratar os serviços e fazermos um contrato, no meu caso deixei combinado com o cliente de atender nas segundas e quintas pela manhã, acontece que o cliente se mudou pra uma estrutura própria e o espaço ficou reduzido e só cabem os funcionários, não tem nem uma mesa pra eu por o meu note e trabalhar, o que devo fazer? Reconversa e expor a situação? Outro caso que se encaixa nisso e é com esse mesmo cliente, na mudança foi preciso fazer a reestruturação da rede, instalação de switch, identificação dos cabos, sem falar na instalação das máquinas e servidores, isso deve ser cobrado por fora, já que o contrato é só para manutenção. Desde já muito obrigado pela partilha de conhecimentos de vocês, com uma linguagem muito coloquial e cotidiana.

      • Tudo bom?
        O problema constante que encontramos é sobre esse caso de mudança de escritório. Tem que deixar claro que será cobrado, ANTES.
        Pode negociar uma taxa adicional no seu valor mensal, para não pesar no bolso do cliente de uma só vez. Se já fez o serviço, vai ser complicado cobrar agora, mas se o cliente for honesto dá.
        Agora quanto ao espaço, faz o seguinte: Enquanto der para você trabalhar, fique e não reclame. Só comece a expor a situação quando essa questão realmente atrapalhar o seu desempenho, mas mesmo assim, venha com uma solução proposta e não com um problema puro. As vezes o próprio cliente está passando por uma fase ruim e precisa da ajuda de todos. O que ele menos precisaria é de mais um reclamando do espaço.
        Grande abraço!

    15. Opa! Parabéns pelo excelente site!
      Tenho um amigo que trabalha no TechTudo e vou indicar vocês pra eles.
      Creio que o site de vocês merece ainda mais visibilidade.
      Um grande abraço!

      • Edwilson,
        Obrigado pelo elogio e pela iniciativa de divulgação, a idéia do site foi reunir os amigos, que também são especialistas em suas áreas para fazer para os outros o que não tivemos, ter um local onde o conhecimento pra profissionais é compartilhado de forma clara e objetiva.
        Que bom que temos ajudado aos profissionais de TI em mostrar que no Brasil temos oportunidade de crescer ainda mais.
        Abraços.

    16. Muito bom conteúdo do vídeo! A seção pergunte ao Tio Lauff ficou show, kkkkkkkk.
      As dicas de contrato também, muito boa! Apoio a sugestão de videocast sobre o tema.
      Penso em criar uma área restrita no site de minha empresa com login e senha para meus clientes. Vocês tem alguma sugestão?
      O spiceworks, glpi me atende bem, mas o problema deles é que tenho que entrar cliente a cliente ou verificar emails para tomar conhecimento dos chamados. Tem como configurar a tela deles para armazenar a informação de todos clientes que abrir chamado em suas bases locais?
      Abraço.

    17. Aew VideoCast top!! xD
      Acho que o Tiu Lauff, vai fazer parte de todos os videocast 😛
      Bom sobre os KB’s, tem algum “padrão” por que fazer um KB depende muito as vezes você faz e só você entende e esse não é o objetivo deles, porém quando faz um muito detalhado o povo perde logo a paciência de ler. Tou começando a pensar em colocar o KB em prática para gastar menos saliva 😀
      Valeu Pessoal!
      ps.: Pedrada da semana foi tensoooo, parece até que foi combinado.

      • Eu começaria com algo bem simples, como uma alternativa a “gastar saliva” como você mesmo disse.
        Por exemplo, quantas vezes um cliente te ligou com problemas de conexão e você falou o famoso passo-a-passo do ipconfig, Ping, etc?
        Com um KB para isso, facilitaria até mesmo a sua manutenção remota.

    18. O Lauff é uma figuraça mesmo…kkkkkkkkk !!!
      Agora falando sério…PARABÉNS VOCÊS SÃO OS “CARAS” !!
      Um abração e que a força esteja sempre com vocês !!

    19. \\//| V.L.P.P.!
      Fala ae comunidade! hahah obrigado pela lembrança! 🙂
      Muito bom o vídeo, esta série de como se portar perante ao próprio negócio é bem bacana! Eu daria também a sugestão de como se portar dentro de organizações, que é um mundo um pouco diferente (apesar de muitas coisas desta série servir como exemplo)… mas é isso ae galera 🙂

    20. Ah e ja ia me esquecendo!
      o Lauff está parecendo até o Away de Petrópolis respondendo as perguntas!
      “As novas tecnologias com o comentário do Away de Petrópolis, Carlos Lauff…”
      srsrsrsrsrs

    21. Pô falta do que fazer Rafael, não é para tanto. hehehe
      É que neste dia estava vendo se um dos meus posts era respondido, então quando alguem postava alguma coisa que eu sabia eu já tentava ajudar. Sei bem como é ta com um abacaxi para resolver urgente e ter que esperar 2 ou 3 dias (que não temos). XD
      Sobre a parte que vocês falaram de melhorar a aparência é uma verdade extrema. Nos últimos 2 meses minha vida tem sido um turbilhão de problemas, faculdade que saiu da greve e estamos tendo que fazer 2 unidades em 1 mês, etc me fez desleixar e acabei percebendo um pouco os “olhares” de algumas pessoas com relação a barba por fazer e a camisas amassadas (por ser a primeira que eu pego no armário ou por ter tirado um cochilo no sofá e ter saído correndo que nem doido para atender a um chamado).
      Na parte de estudar o cliente é muito interessante mesmo, o problema é quando você não tem contato anterior com ele ou local para pesquisar sobre o mesmo. Meu primeiro cliente (que estou saindo atualmente por falta de tempo), tive que ir para a reunião, sabendo que iria prestar serviços de TI para uma Clinica (não sabia nada sobre eles). No início quando me apresentei, por não conhece-los quase que perdi a chance, só consegui mesmo a oportunidade de mostrar meu serviço pois eles estavam mesmo necessitando de alguém para início imediato.
      Hoje conquistei a confiança não só do administrador, mais também dos donos, e dos funcionários e vou dar uma dica que para mim foi muito útil para isso, mesmo tendo conhecimento, ter simplicidade. Não achar que por você saber fazer as coisas você é melhor que o outro, nem ficar se gabando sobre o que fez e o que não fez. Apenas fale sobre projetos por você implantados, caso eles sejam interessantes para o cliente e não apenas para mostrar que você sabe, as vezes o tiro sai pela culatra.
      Sobre a parte de saber o que vai “ganhar” para mim é a pior parte. Mesmo tendo pego algumas matérias da área de ADM e de Engenharia de software (onde meu professor está focando mais em projeto do que na engenharia de software mesmo), não consigo ver meios de calcular isso. Sei que vai facilitar, agora como colocar números nisso. =X
      PS: Ainda vendo. hehehe

    22. Ótimo videocast !
      esses caras são divertidos !!! Pois é Rafael, aquele dia eu cheguei 1h atrasado no trabalho, em compensação ontem eu trabalhei das 07h até 00:20h e parei 1h somente para almoço. Por isso que consegui assistir ao videocast somente hoje.
      É realmente interessante vocês passarem as experiências de clientes de vocês.
      Vagner, gostaria de te dizer que meu trabalho final de faculdade em 2006 foi implementar um servidor Linux, distribuição DEBIAN, para hospedar o website da empresa. Após formar continuei estudando servidores Linux. Estudei os três livros do Carlos Morimoto, fiz todos os servidores inclusive um firewal em modo texto com o SARG e esse firewal funcionou na minha empresa certinho com varias regras. Foi legal, não continuei muito pois comecei a estudar pro CCNA, depois MCP e foi ….Mas o linux ajudou 100% em todas as minhas certificações. Pois aprendi a trabalhar com servidores nele primeiro.
      Essa pedrada da semana………kkkk
      Abraços
      Fábio Junio
      CCNA – MCTS – MCP

      • Fábio,
        Linux te proporciona a possibilidade de saber mais sobre tudo, aprende-se mais sobre rede, hardware, chamadas de sistema, protocolos, etc. Assim quando vai usar o conhecimento em outros sistemas fica muito mais fácil.
        Abraços.

    23. Onde estão os links dos modelos de contrato e propostas??

    24. Pessoal me lembre de nunca mandar uma pergunta que possa ser respondida pelo tio Lauff que é um Xiita falando de outros xiitas. aHUAUHAUAUUHAhuaUHA
      =P

    25. Avatar for Rafael Bernardes Douglas Portugal : 19 de abril de 2012 at 11:18 am

      Muito bom os videocasts, Parabéns.
      A seção do Lauff foi muito boa…. uhauhauhauhauhauhahuauha
      Gostando bastante dos assuntos, são bem interessantes, e bem explicados com exemplos usuais do dia-a-dia!
      Abração
      MCP

    26. Avatar for Rafael Bernardes Eduardo Questão : 20 de abril de 2012 at 5:37 pm

      olá amigos do video cast…
      muito produtivo os videos…não perco um, e tenho uma sugestão desde que fui aluno
      do Vagner no curso Linux Network : acesso remoto ( com dispositivo móvel)
      forte abraço e sucesso!!!!!!!!!!

    27. Tem clientes que é melhor não ter. Isso é a mais pura verdade, trabalho para um assim, pelo menos tenho aprendido bastante.
      Mais um ótimo vídeo, o Lauff continua carinhoso como sempre rs.
      Abraços

    28. Parabéns pelos ótimos videocasts e conteúdo do site, conheci o cooperati a pouco tempo e já acesso todo dia, agora que estou com um pouco mais de tempo comecei a assistir os videocasts e só posso elogiar, muito difícil encontrar material de qualidade e tão voltado ao dia a dia do profissional de TI como encontramos aqui, e fato de ter um especialista linux e um windows melhora e muito o conteúdo, resumindo só elogios por enquanto, rsrs.
      Já trabalho a alguns anos com TI, na areá de suporte e sempre quis sair e ter um negocio próprio, mas sempre faltou coragem, e esse videocast mais o VideoCast04 – Empreendedores em TI, me incentivou muito e já começo a fazer planos para seguir esse rumo, quero agradecer a equipe do site por isso e pedir que se possível sempre lancem material nesse sentido que com certeza vai ajudar muita gente assim como me ajudou.

      • Valeu amigo! É esse tipo de feedback, pois sabemos para onde ir!
        Esse assunto é a minha praia, vou fazer mais vídeos sim. E logo farei um curso, mais completo, que vou colocar a preço de banana na nossa ferramenta de cursos ondemand (vai estreiar em breve)

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: