VideoCast05 – Certifique-se!

Sejam bem vindos a mais um episódio de nosso vídeo cast. Dessa vez os certificadíssimos Vagner Fonseca e Rafael Bernardes falam sobre certificações em TI.
E como todo assunto abordado no CooperaTI, vamos falar sobre TODAS as certificações disponíveis para as principais carreiras em Microsoft e Linux. Também é abordado a importância das certificações e por onde começar a sua carreia. Confira também a mensagem Bônus sobre a prova 70-646 por Carlos Lauff.
O primeiro a postar um comentário com a senha leva um livro Jogador N1!

 
Se quiser baixar somente o áudio,
clique aqui. (Ainda estamos em testes)
Mensagem bônus sobre a prova 70-646, MCITP SA, por Carlos Lauff.
Links:
Certificações Microsoft: http://www.microsoft.com/learning/en/us/certification/mcitp.aspx#tab2
LPI: www.lpi.org
Prometric: www.prometric.com
Palestra sobre Certificações no FISL12: https://cooperati.com.br/2011/07/07/video-palestra-sobre-certificacoes-no-fisl12/

Share

    Comments

    1. muito bom!
      @mauricio_eves

    2. Olá Rafael, estou estudando para tirar a certificação 70-680 da microsoft, e vejo que no mercado de trabalho alem pedir um nivel superior, as empresas estao buscando os profissionais certificados. e estou amadurecendo os meus conhecimentos assistindo os seus videos e seus comentarios do seu site.
      e voce esta me inspirando mas ainda, pois quero ser um profissional certificado MCTS.
      Obs: Valeu essa dica do Crome.
      E lembrando que a senha é muito importante

      • Parabéns!!!
        Ganhou o livro JOGADOR N1!!
        A senha era “MUITO IMPORTANTE” e o pessoal que postou no twitter e facebook não tinham sacado!
        Vou entrar em contato contigo para pegar os dados da entrega.
        E continue estudando. A prova 70-680 é um ótimo começo, pois exerce um belo desafio a qualquer profissional de TI.
        Não desanime se não passar de primeira, isso sempre acontece comigo 😉

    3. Ficaria legal mesmo esse conteudo em MP3, de preferencia em podcast no itunes rs (mais prático)…

    4. CooperaTi, caminhos e tecnologia!
      Obrigado por um vídeo Vagner e Rafael.
      Caras, eu pedi no outro post algo sobre profissionais de TI, níveis I. II e III, vocês mataram todas as dúvidas neste post.
      Abraço e CooperaTI!

      • Parafraseando o Rafael:
        Muito bom seu comentário Marcos, principalmente porque colocou meu nome na frente ;-P, que sempre tem acompanhado nosso trabalho e sugerido bons temas. Nosso portal é feito de profissionais para profissionais, portanto as dúvidas e feedbacks da comunidade são muito bemvindos.

    5. Avatar for Rafael Bernardes Edilson R. Souza : 9 de abril de 2012 at 1:36 pm

      Pessoal, tenho acompanhado todos os videocast. E gostei muito da iniciativa de vocês. De poder passar para os novos profissionais essa dicas tão valiosas para uma carreira de sucesso.

    6. Avatar for Rafael Bernardes Alexandre Nogueira : 9 de abril de 2012 at 2:45 pm

      Muito legais os videocasts, os três últimos foram muito esclarecedores para o meu dia a dia principalmente os de backup e empreendedorismo.

    7. Mais um ótimo vídeo. Igual a todos esperando sempre pelo próximo videocast. Quem sabe no videocast100 não seja sorteado o xbox… Os vídeos tiram todas as dúvidas que sempre procuramos. Pretendo tirar a 70-680, e queria chegar a server administrator + virtualização que é o que mais me interessa, mas em questão de tempo de estudo não foi citado. Claro que é de cada um o tempo de estudo, mas em 1 mês bem estudado é possível passar na 70-680? E nas demais, quanto tempo de estudo é necessário em média (2, 4, 6 meses?).

      • Como você falou, depende muito. Eu não estudei nada para a prova 70-680. E para a 70-620 (Vista) eu estudei exatos 40 minutos através do programa “Profissional 5 estrelas”.
        Agora temos o Microsoft Virtual Academy (MVA). Se gabaritar a trilha do Windows 7, com certeza irá passar na prova.

    8. \\//| V.L.P.P.!
      Parabéns por mais este post, venho vendo os videos anteriores e este segue a mesma qualidade nas informações repassadas! 🙂
      Acho que vocês conseguem passar orientações valiosas para quem já é da área e principalmente para quem está começando!
      CyA…

    9. Gostei muito dos videocast, ja fui aluno do wagner e o cara é super gente boa.
      A unica coisa q não gostei foi quando fui assistir ao video, parei logo no inicio e fui instalar o qr code do meu android pra ver a camisa e vi o twitter do vagnerfonseca.
      Perdi 20 minutos entre pegar o modem e para configurar a minha rede wireless pra ver o twitter que estou cansado de saber.
      kkkkkkk

    10. Rafael/Vagner, ainda não possuo nenhuma certificação, entretando estou estudando bastante sobre a carreira de virtualização Microsoft através do Portal Cooperati, Technet Wiki, Technet, Community Vídeo Cast, livros, artigos e outros blogs sobre o assunto e estou bastante seguro com os assuntos cobrados. Ai vem a pergunta: Não estou seguindo o “camihho natural” das coisas, fui direto ao assunto, o que vocês acham sobre isso?

      • Ah, e como passa tempo e hobby comecei a estudar Linux estou achando interessante é bem fácil, o difícil é digitar, digitar, digitar e digitar , mas nada de mas !! rsrsrrsrsrsrsr

        • Bruno,
          O melhor e que a gente digita, pressiona enter e simplesmente funciona. ;-P
          Abraço.

          • Não só digita, o TAB ajuda e MUITOOOO o nosso trabalho. =)
            Outra coisa que me deixa muito mais tranquilo é que depois que você aprende a fazer na mão, sempre acha alguma ferramenta que ajuda a fazer o serviço pronto e geralmente com interface web para poupar processamento e gasto de ram iniciando o ambiente gráfico (Eita WebMin que já salvou minha vida várias vezes).

            • Tácio,
              Usei webmin no começo, mas como ele bagunçava meus arquivos com os comentários, e logo deixei ele de lado. Hoje tem algumas ferramentas como o GAdmin Tools que quebram um galho. hehehe

            • Sei como é, também já passei por isso de perder os comentários.
              Eu uma vez traduzi todas as opções do smb.conf original para o português e fiz um customizado com as opções que necessitava, depois usei o swat para configurar uma besteira e perdi TUDO que eu tinha feito. =/
              Porem mesmo assim para algumas coisas eu ainda utilizo ele entre outras ferramentas. O GAdmin Tools eu cheguei a testar (no desktop) e gostei de algumas funcionalidades deles, porem não as utilizo em ambiente de produção pois geralmente (quase nunca) instalo o X em servidores, mesmo com eles desativados por default.

      • Bruno,
        Se você tem um objetivo em um tipo de tecnologia ou produto, vá em frente, sem problemas não passar as outras etapas. Mas estamos mostrando principalmente para quem está procurando uma carreira em TI, procurando se firmar no mercado de trabalho.
        Quem já tem empresa ou já está numa empresa com projeto de carreira fica mais fácil ir direto ao ponto.
        Abraços.

    11. Vagner e Rafael
      Uma dúvida que tenho a muito tempo , procurando por vagas de emprego eu tenho percebido que cada vez mais se exige do profissional de TI , ou seja , é cobrado que o profissional seja certificado ou tenha grandes conhecimentos em Linux e Microsoft , porém é muito dificil se dedicar aos dois ao mesmo tempo , confesso que as vezes eu fico um pouco perdido e acabo nem me dedicando nem a um e nem a outro.Creio que essa não seja apenas uma dificuldade solitaria e que muitos profissionais de TI passam por isso,bem gostaria de saber que dicas profissionais tão gabaritados como vocês dois podem deixar para os profissionais que passam por essa situação e em particular “EU”.
      Grande abraço e continuam disseminando o conhecimento , pois é a única coisa que o ser humano não perde.

      • José,
        Ninguém consegue olhar pra dois lados ao mesmo tempo sem ficar com dor nas córneas…
        Primeiro veja qual plataforma tem mais intimidade e comece com ela, faça nem que seja as provas iniciais mas se foque nela. Depois de se sentir confortável com o conhecimento adquirido e já estar com alguma prova de server em mãos, comece a estudar a outra. Assim você terá dominado alguma parte de uma plataforma e poderá se dedicar a outra.
        Se possível procure ajuda ao estudar, fica mais fácil. Tanto eu quanto o Rafael no início fizemos cursos, depois acabamos autodidatas na maioria das coisas. Seja ele presencial ou EAD, ajuda ter alguém com experiência no assunto te direcionando nos estudos.
        Mas pesquise bastante para não estudar com quem não tem muita prática de mercado, tem gente boa dando aula por aí, mas o cara é muito teórico e não vivenciou o que ensina, ele não é ruim mas não tem como enriquecer as aulas.
        abraços.

    12. Primeiro parabéns ao Vagner e ao Rafael Bernardes pelas grandes lições que venho aprendendo com o Cooperati.
      Em segundo gostaria da escadinha de certificações Microsoft que o Rafael Bernardes citou.
      Continuem assim, sou novo seguidor do site, aproximadamente uns 2 meses e meio mas já aprendi muita coisa. Parabéns e obrigado pelo conhecimento!

    13. Vagner, você falou sobre o Juju, estou pesquisando um pouco por alto sobre este serviço e parece ser muito bom, já fiz algumas coisas parecidas a algum tempo atrás criando um arquivo pressed e adicionando na iso do Debian para criar uma custom da distro para a empresa, onde após a instalação do SO, ele executaria esse shellscript em um ponto de montagem dentro da RAM ainda.
      No fim o que gostaria de saber é se esse Juju seria mais ou menos como o pressed ou seria como se fosse um serviço que leria os scripts após a instalação com sucesso do sistema?

      • Tacio,
        O Juju é isso mesmo, um conjunto de programas/scripts que irá automatizar a função de instalar servidores, já tendo perfis prontos. Eu assisti o webinar da Canonical sobre ele e me pareceu muito interessante, pode ver nesse site aqui: https://juju.ubuntu.com/CharmSchool .
        Ele vai fazer com que administrar um servidor seja mais fácil, criamos os perfis do que prentendemos e ele se encarrega de gerar as configurações a serem aplicadas em outros servidores.
        Está previsto para vir oficialmente no Ubuntu 12.04.

        • Vagner parece perfeito, procurando videos sobre o assunto no Youtube olha o que eu achei: http://www.youtube.com/watch?v=CVgMA6Hi7rw
          O cara montou um cluster de Mongodb em menos de 4 minutos com 3 nós usando a núvem da Amazon. =o
          Agora espero que isto possa ser usado não apenas na nuvem mais também em servidores locais (sem ser cluster). Eu mesmo para facilitar minha vida já criei alguns ShellScripts para instalar o Samba e configura-lo seja como PDC ou apenas compartilhamento de arquivos simples. Isso já me facilita muito na hora de implantar estes serviços em algum servidor pessoal ou de clientes, caso o Juju possa ser implantado de forma simples em servidores comuns seria ainda mais simples implantar e compartilhar estas ferramentas com a comunidade. =)

    14. Muito bom o Vídeo, tirou várias dúvidas.
      Eu fui um que sai já tirando a 70-640 e na 70-642 me quebrei muito, mas agora vou para a 70-680 bem na manhã e adquirindo experiência.
      Obrigado…..

    15. Pessoal, excelente material, sempre com excelência, um assunto que não lembro se já abordaram é software de suporte remoto ( radmin, vnc , netsupport , teamviewer) qual ideal ?
      Grato
      Cláudio Bruno

    16. Vagner o que esta escrito é http://twitter.com/#!/vagnerfonseca
      Um Abraço.

    17. Blz, muito bom esse video, fui aluno do Ricardo, parabéns pelo site tenho me amarrado nos videos e tutorias divulgo vcs pra caramba pois me ajuda bastante no dia-dia

    18. Avatar for Rafael Bernardes anderson leocadio : 10 de abril de 2012 at 10:12 am

      Vagner e Rafael ..parabéns pelo sucesso dos post e videocast, tenho uma pergunta para o vagner, a 2 anos conheci o linux e entrei na área de ti, tenho muita facilidade em aprender linux; estudo todos os dias e fiz o linux system administrator e quero tirar a lpi 1. agora a dúvida aprender um pouco de windows server seria bom ou manter o foco em uma tecnologia seria o ideal.
      abraço

      • Anderson,
        Ter começado em Linux é muito bom, pois o Linux te obriga a saber mais de sistemas operacionais, hardware, rede , protocolos, etc. Enfim, te obriga a saber mais sobre tudo. Sugiro que faça a CompTIA Powered by LPI, assim fará jus ao certificado CompTIA, LPI1 e Novell CLA e DCTS. Faça as de nível 2 que te dará título de Administrador Linux Pleno e comece a estudar e fazer as provas Microsoft.
        Assim já terá um conhecimento consolidado em Linux, certificações muito procuradas pelo mercado de trabalho e depois irá ampliar seus horizontes de atuação com as certificações Microsoft.
        Abraço.

        • Vagner, falando deste CompTIA Powered by LPI tem a versão da prova em Português? Eu sei o básico de Inglês para leitura, consigo ler mais de 75% de um texto, porem ter que traduzir para respoder uma prova deste nível é complicado.
          A LPI 1 eu sei que tem versão em Português que tenho 2 colegas meus que tiraram no FISL de 2010.
          Falando nisso é verdade que a LPI 2 só existe em Inglês?

    19. Bom dia!
      Excelente video, bem esclarecedor!
      1 pergunta o Sr. Vagner Fonseca vai fazer as provas da Microsoft e ao contrário vai rolar Sr. Rafael Bernardes???
      Abços.

    20. Excelente VideoCast05 !
      Gostei bastante pois abordou um tema fundamental para todos que investem na carreira de TI. Legal vocês citarem os comentários do pessoal no videocast04, inclusive o meu né onde vocês riram bastante. E lembrar tambem que foi eu que chegou 1h atrasado no trabalho.
      Tive que ligar pro Rafael para rir mais um pouco. Gostei bastante do tema abordado, pois estudo para as certificações Microsoft, no momento a 70-642 e estou percebendo a dificuldade.
      Achei muito interessante os processos de certificação Linux.
      Obrigado pela atençao hoje Rafael, pois precisamos espelhar em alguem profissionalmente para conseguirmos o nosso objetivo.
      Abraços
      Fábio Junio

    21. Avatar for Rafael Bernardes Antonio Camello : 10 de abril de 2012 at 9:01 pm

      Olá sou recém chegado à Família Cooperati, e já assisti todos os casts anteriores, e gostei da idéia da disponibilização do audio.
      Ggostei muito do videoCast o assunto abordado foi exelente.
      Já sou certificado Microsoft pelo exame 70-680, estou me preparando para a prova 70-642.
      Aproveito ainda para fazer menção da dica do Google Chrome sobre guardar e sincronizar na web favoritos e senhas de websites. o Avant Browser(pouco difundido no meio tecnológico) eu uso, e recomendo já oferecia a tecnologia bem antes do Chrome.
      Do mais pessoal expresso aqui, minha gratidão pelo seu senso colaborativo.
      Um grande abraço
      Antonio Camello

    22. Avatar for Rafael Bernardes Emerson Gaudencio : 11 de abril de 2012 at 1:12 am

      Olá ,
      Gostaria de parabenizar sobre os esclarecimentos quanto a certificação no Mundo Microsoft e Linux.
      Vagner , percebi que o Rafael comentou sobre as certificações BSD , você conhece o processo de certificação da Familia BSD? Tenho interesse no Assunto.
      Meu Obrigado pela ajuda a comunidade ,
      Emerson S. Gaudencio

    23. Mais um excelente viodeocast esclarecendo muitas dúvidas sobre o assunto. Parabéns mais uma vez.
      Só ficou faltando o making off! rsrsrs
      abraços

    24. Muito bom o videocast, parabéns Vagner e Rafael.
      Hoje trabalho tanto com ambiente Microsoft quanto Linux, por isso que gosto bastante da ideia do portal. Estou me preparando para o primeiro exame de certificação Microsoft 70-642 com material do MOC – que não gostei, prefiro o Kit de Treinamento.
      Iniciei pelo caminho mais difícil da carreira MCITP, hoje MCSA novamente viva, segundo o amigo Rafael, como já tô na metade do caminho agora vou até o fim!
      Parabéns e espero daqui há um ou dois meses está compartilhando aprovação no exame com a comunidade.
      Grande abraço.

    25. Excelente VideoCast!!
      Tirou todas as minhas duvidas de por onde e como começar.
      Muito bom mesmo!
      Em relação a certificação de virtualização, é necessário ter alguma certificação para poder tirar a de virtualização?

    26. Podiam ter falado também sobre ITIL, acho que é uma certificação importante ainda mais para quem está começando.
      xD

      • Bryan,
        O Itil é mais voltado para a Administração de TI, assim como o Cobit é para projetos. Nesse videcast estamos falando de certificação para uso mais técnico e especialista e não gerencial. Mas mais a frente teremos videocast sobre gerenciamento de TI, assim falaremos de ferramentas e certificações desse porte.

    27. Vou ficar no aguardo desse videocast então.
      Mesmo assim acho bom todos terem um pouco de conhecimento em ITIL, principalmente para quem da suporte, ajuda em algumas horas para argumentar algo.
      Abraços.

    28. A microsoft ainda envia Welcome kit pra quem e aprovado na prova ???

    29. Segue o QR da camisa do Vagner…
      http://twitter.com/#!/vagnerfonseca
      Vagner = MR. PROPAGANDA…
      rs…rs….
      Sucessos,
      Edson Reis

    30. Avatar for Rafael Bernardes Eduardo Oliveira : 3 de maio de 2012 at 3:56 pm

      Quero parabenizar voces pela iniciativa estou sempre assistindo e lendo os tutoriais , trabalho em uma empresa de informatica no interior do rio grande do sul, quero tirar certificacao linux, queria saber se possivel quais as dicas para os exames,e estou estudando tambem certificacao microsoft 70-640, sou usuario de linux, ja fiz treinamentos mandriva e ubuntu. obrigado pela atenção sucesso a todos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: