Trabalhando com Imagex no Windows 7- Parte 2


 
 
 
Nessa segunda parte veremos como utilizar a ferramenta Winpe junto com o Imagex para criar e restaurar uma imagem do Windows 7.

Criação de Imagem.WIM

No computador modelo clique em iniciar > executar e digite sysprep. Na janela aberta de um duplo clique no executável sysprep. Marque a opção generalizar, essa opção é necessária para que a imagem possa ser restaurada em outros computadores com hardware diferentes.

1- Inicie o computador pelo cd do WIMPE.
2- Criação da imagem
imagex.exe /capture d: d:\myimage.wim ” Win7 Install” /compress fast /

Ao termino da etapa 8 você terá criado sua imagem padrão e com esse arquivo ficará mais fácil implantar o Windows 7 em sua empresa com as configurações padrões. Nossa próxima etapa será a implantação da imagem em um novo computador.

Implementação da Imagem

1 – Inicie o computador que receberá a imagem através da mídia do WINPE.
2 – Precisamos preparar o disco para receber o novo sistema para isso, usaremos o utilitário de gerenciamento de disco digitando DISKPART. seleciona o disco 0 select disk 0
Limpar quaisquer partições existentes no disco. Use com atenção para que não tenha perda de dados.
Clean
Criar uma partição do tipo primaria com o tamanho de 25000 MB
create partition primary size=25000
Seleciona a partição 1
select partition 1
Formatar a partição selecionada definindo o rotulo como Seven e usar o tipo de formatação rápida.
format fs=ntfs label=”Seven” quick
Associar a letra c: a partição criada
assign letter=c
Definir a partição como ativa
Active
Sair do utilitário diskpart exit
3 – Aplicar a imagem. No nosso exemplo a imagem esta armazenada em uma unidade “I:”
imagex.exe /apply i:\myimage.wim 1 c:
4 – Configure os arquivos de inicialização com bcdboot:
Bcdboot c:\windows
5 – Reinicie o computador.
Com isso concluímos a restauração da imagem em um novo micro

Share

    Comments

    1. Boas! Já tinha li o post ontem, e a 1ª parte, e desde já os meu parabéns pelo site! Que continuem com os excelentes post, vou sempre acompanhar o site! Sou um autodidata, mas atualmente estou a tirar um curso de reparação de pcs e manutenção de hardware! E por acaso uma das aulas praticas foi precisamente uma instalação automatizada, mas no Windows xp! E tinha curiosidade em saber como se fazia no W7 e foi quando vi o vosso site! Tive em dezenas de site mas eram poucos os que explicavam o processo sem confusões, que eram muitas. Continuem!!!!
      Cumpz,
      486

    2. Olá bom dia, estou com um problema na hora de restaurar a imagem, o bcdboot da um erro de sintaxe, diz que o comando não se aplica a minha versão de windows que esta sendo executada.. tem diferença ? estou aplicando uma imagem capturada de uma maquina virtual (de teste) 32bits.

      • Rsrsrs estranho!! Se voce realizou todas as etapas anteriores com o mesmo CD e mesmo sistema operacional tudo leva a crer que voce esta utilizando a versão correta do WinPE e logo a ultima etapa do tutorial funcionaria perfeitamente.Tem como postar um link para tela de erro???

    3. Carlos, já trabalho com o IMAGEX há algum tempo, porém tenho me deparado um problema que não encontro solução em nenhum local. Espero que possa me ajudar: o problema ocorre em computadores com hardware antigo. Acontece que, quando tento aplicar uma imagem do Windows 7 preparada num computador com hardware mais novo para um mais antigo, o Windows não inicia. Quando chega na tela “Starting Windows” (Iniciando Windows), a máquina simplesmente reinicia. O que pode estar acontecendo ?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: