Restaurando o firmware original no TP-Link WR1043ND

Tenho recebido alguns emails e comentários sobre como voltar o firmware original de fábrica no roteador TP-Link WR1043ND, para a maioria das pessoas muitas das funções fornecidas pelo DD-WRT são desconhecidas e não são utilizadas em seus ambientes. Por isso o firmware original seria a melhor solução.

Então vamos ao trabalho…

Para restaurar o o firmware original de fábrica primeiro baixe o firmware na página do fabricante e disponibilize-o para acesso no equipamento. No TL-WR1043ND baixe o firmware ni site da TP-Link, descompacte, salve em um pendrive formatado em FAT32 e espete no porta USB do equipamento.

Na interface Web em Service/USB habilite “Core USB Support”, “USB Storage Support” e “Automatic Drive Mount”. Agora rode o mtd por telnet passando o caminho da pasta que você escolheu montar a unidade.

Abra um conexão telnet com o equipamento, confira se o pendrive esta conectado e montado. Digite:

mtd -e linux -r write /<PASTA>/<FIRMWARE>.bin linux

A saída do comando é parecida com esta:

[email protected]:/tmp# mtd -e linux -r write /mnt/wr1043nv1_en_3_13_4_up(110429).bin linux
Unlocking linux ...
Erasing linux ...
Writing from /mnt/wr1043nv1_en_3_13_4_up(110429).bin to linux ... [w], which the [w] will change between [w] and [e]

Ao final da gravação você ira perder a conexão telnet e seu equipamento já esta pronto com o firmware original de fábrica.

Este artigo foi baseado no artigo escrito em http://www.felicio.com.br/2011/04/instalando-o-dd-wrt-tp-link-tl-wr1043nd.html, apenas atualizado para o firmware mais atual.

Não se esqueçam de assinar nosso Portal.

  • whoah this blog is wonderful i like reading your articles. Stay up the great work! You understand, lots of individuals are searching around for this info, you could aid them greatly.

  • juliano

    Amigo, muito bom o seu site com otimos artigo, recentemente comprei um roteador to-link 1043nd, e utilizei os tutoriais para instalar o dd-wrt, mas como a minha HD principal está formatada em NTFS acabei voltando ao firmware original. Você sabe me informar se tem como o dd-wrt trabalhar com partições NTFS? Tem como montar um tutorial?

    vlw

    • Até o momento pra instalar programas apenas em partições ext. Pra ntfs apenas as versões mais novas.

      • juliano

        Mas e só para ler a partição NTFS e funcionar como um servidor de arquivo?
        Não sei se fiz alguma coisa errada, mas o meu roteador não montava a partição, e se eu colocava um pen-drive com ext3 motava sem problema.
        O que eu queria no momento era Samba + servidor de arquivo (HD com partição NTFS) + cliente de torrent (instalar direto no roteador se não tiver jeito de instalar na HD).

        • Ele não vem com suporte a ntfs, o tipo de compilação feita para dispositivos como esse faz com que retirem suportes que podem ser pesados ou instáveis. Mas se você tem samba, as estações windows irão acessar como um compartilhamento mesmo sem ntfs.

  • Moacir Gonçalves

    Boa noite, vi alguns artigos do Vagner Fonseca sobre o router TP-Link WR1043ND com DD-WRT, estão ótimos, parabéns! – Tenho um modem 3G Huawei E173 e gostaria de usar neste router com DD-WRT, mas não estou conseguindo, você pode me ajudar?

    • Moacir,
      Esse tipo de dispositivo ainda não é completamente suportado pelo DD-WRT em função de seu kernel reduzido. Mas os desenvolvedores estão atentos no fórum para tornar simples e funcional o acesso a esses dispositivos.

  • Maiko

    Para fazer um pen drive e uma impressora rodar usando o firmware ddwrt,basta apenas aceitar as opções de tipos de usb que vao ser suportados?

    • Isso depende também do tipo do equipamento, mas geralmente tendo um USB alimentado por fonte é possível ligar um pendrive e uma impressora(via cups) no seu roteador e compartilhá-los.

  • ALBERDAN

    nao sei muito sobre rede, e instalei o dd-wrt . Essa configuraçao é so para linux? Eu instalei no meu 7 ultimate e estou tentando restaurar as configurações origienais. obg

    • Funciona em qualquer sistema que tenha um cliente telnet instalado.

  • Vagner, me desculpe pela minha ignoroncia.. mas poderia me ajudar.. estou com um caso onde fiz a atualização do dd-wrt no tp-link 1043.. mas por algum motivo não consigo mais voltar no setup.. como posso restaurar o firmware de fabrica.. existe alguma possibilidade de ser feito sem o acesso ao setup do roteador.. comprei este roteador na quinta feira e na sexta resolvi fazer a alteração.. ou seja.. ainda não utilizei o roteador…

    • Use o procedimento de restaurar o firmware original, depois se quiser usar o dd-wrt instale tudo do zero.

  • Eduardo

    Bom dia Vagner,
    Primeiramente parabéns pelo execente trabalho, posts e vídeos!

    Por favor, me tira uma dúvida antes de eu tentar voltar para a firm original.

    A revisão que esta impressa embaixo do meu roteador é 1.8. Baixei a DD-WTR mais atual (08/06/2012 – R19342) mas lá diz que as revisões são 1.1 / 1.4. Instalei mesmo assim.

    Minha intenção é ter um servidor de mídia sem ter que deixar o pc ligado (uso Win 7).
    Ao fazer os procedimentos que você mostrou em um de seus vídeos consegui montar a o HD Externo (2 T – formatado em NTFS com um monte de filmes já baixados). O problema é que eu não consigo acessar os arquivos do HD nem mesmo do PC, muito menos do Home. O PC encherga o HD na rede mas quando eu clico para ver os arquivos o Win7 fica pensando e não entra na pasta (HD). Acesso a internet normalmente tanto do PC quanto do Celular.
    Reparei o LED Sys não pisca em momento algum. Será algum conflito?
    Você tem alguma dica? já fez algum teste com roteador revisão 1.8? Será que esta versão de firm é a mais apropriada para meu router revisão 1.8?

    Agradeço antecipadamente a atenção!

    • O HD não é pra ser compartilhado diretamente, você deve configurar o FTP ou o Samba para compartilhar o HD pela rede.

  • Edmar da Silva Garcias

    Olá amigo, comprei recentemente esse roteador no intuito de intalar o dd-wrt, bom eu intalei, no entanto há muitos configurações de que eu não preciso e resolvi voltar para a firmaware original da TP-LINK.
    O problema é que eu não estou conseguindo acessa-lo via telnet, eu abro a conexão digito o login quando vou digitar o password, não consigo digitar nada e quando teclo enter aparece senha incorreta.
    Tem idéia o que pode ser?

    Obrigado

    • Edmar,

      Altere a senha pela interface web e tente novamente.

  • Ricardo Strapasson

    Bom dia.

    Preciso de ajuda. Executei o comando (mtd -e linux -r write wr1043nv1_en_3_13_12_up\(120405\).bin linux) no meu roteador WR1043ND, exe deu a saída identica ao informando no blog, porém agora não funciona mais o DHCP. Quando eu tenho acessar, os leds das portas RJ45 ficam piscando.

    Alguém tem alguma idéia de como resolver? Será que perdi o meu roteador?

    Obrigado.

  • HALISSON DE OLIVEIRA

    fala meu prezado. Fica uma dica para quem nao conseguiu executar o arquivo com o erro de permissão ou cold not open, digita cp /mnt/nomedofirmware.bin /tmp/nomedofirmware.bin e inves de explorar o /mnt, explore o /tmp.
    Estou tentanto, e testei as 5 ultimas versões do DD-WRT, e a porta WAN nao linca quando eu conecto no meu D2640b(em bridge), retornei o firmware para o Original da TPLINK, e seguiu perfeitamente funcionando. Alguém tem idéia o porque que nao funciona a WAN de forma alguma? Tentei parar o httpd e iniciar o httpd sem sucesso, mas nem sei se é o comando certo, ou sobre o que deve ser feito. Fico no aguardo, e muito obrigado!

    • Edu

      estou com o mesmo problr, a porta wan está sem funcionar, com o firm original fica ok

      • halisson

        Existe um firmware russo que resolve o problema.

  • Igor Moraes

    Olá amigo, boa tarde.

    Segui todo o tutorial de um de seus videos para instalar o dd-wrt no 1043ND, porem agora nao consigo mais conectar a internet.

    Tenho internet via cabo, com ip fixo, configuro tudo como sempre e nao conecta de jeito nenhum.

    Tenho dúvidas sobre a aba roteamento avançado em configuraçoes, modo de operação está gateway, poderia ser alguma coisa dessa??

    E depois de instalar o dd-wrt o led sys nao pisca mais, nao piscou nem 1 vez, estou quase restaurando o firmware original.

    Desde já agradeço.

    • Igor,

      Provavelmente ocorreu algum erro na instalação do firmware, retorne o original e logo posto sobre um firmware mais novo que não dê problemas.

    • Igor,

      Eu utilizei o roteador com o firmware original na versão mais atual e fiz a instalação do DD-WRT DD-WRT v24-sp2 (08/07/10) std build 14896, aguardei até o final de toda a instalação e tudo funcionou normalmente.

  • Malcom

    Estou tentando instalar uma impressora Samsung SCX-3200, porém não estou tendo êxito, instalei o DD-WRT habilitando o item Print. Estou usando o roteador tp-link wr-1043nd. Existe algum “macete” para isso?

    • Instalou o cups e os drivres desta impressora? está usando um hub alimentado?

  • Thatiane

    Boa noite Vagner, atualizei o firmware do tp-link 1043nd para dd-wrt porém, meu notebook que se conectava a 150mbps passou a 65mbps, tem alguma configuração para aumentar a velocidade e deixá-la como antes? Pensei em restaurar o firmware mas não sei usar o telnet.
    Obrigada.

    • Thatiane,

      Verifica se nas configurações de wireless está rede b+g e coloque rede G apenas.

  • Max Malta

    Para quem instalou a versao do dd-wrt e esta querendo voltar para o firmware original da tp-link, basta usar o firmware proprio para isto.

    Mais detalhes:
    http://www.dd-wrt.com/phpBB2/viewtopic.php?t=82097

    Download:
    http://www.sendspace.com/file/8gux79

    Passos:
    1) usando a interface do dd-wrt, faça a atualizaçao do firmware tl-wr1043nd-webrevert.bin destinado a restaurar a versao original.

    2) apos o passo 1, seu tp-link 1043nd estará utilizando o firmware original, mas com uma versao antiga. Entre no site da tp-link e baixe a ultima versao. Faça novamente outra atualizaçao de firmware. Pronto. Seu roteador estará novamente com o firmware de fábrica.

    Obs. Não é possível restaurar o firmware original da tp-link diretamente do dd-wrt sem primeiro usar o firmware webrevert.bin

    Espero que este tutorial ajude os usuarios iniciantes, pois não envolve nenhuma linha de comando, apenas a interface padrao.

    Max Malta
    BH

    • Rodrigo Oliveira

      Max Malta, tudo joia.
      Baixei o webrevert pelo link que você mencionou, e iniciei a etapa de upgrade direto pela interface do dd-wrt, o upload aparentemente foi realizado, só depois de reiniciar o router, o mesmo não responde.

      A situação é:
      – tendo o cabo de rede conectado em qualquer porta LAN, nenhum IP é entregado (dhcp) para o computador.
      – o led POWER fica ligado direto! e os leds SYS e WLAN ficam piscando.

      Tem alguma dica do que posso fazer?

      PS: eu não tenho cabo serial, e nem porta serial no notebook, se o mesmo for necessário.

      Obrigado.

      • Rodrigo,

        Eu testei uma versão alternativa do dd-wrt e meu router ficou igual ao seu. Usei o procedimento deste link aqui e um cabo USB-TTL para reescrever o sistema e ele está de volta.

        https://forum.openwrt.org/viewtopic.php?id=38424

        Siga as instruções todas, inclusive dos links que mostram onde ligar os cabos.

        PS: como eu não queria soldar nada na placa do meu router eu coloquei pedaços de metal na saída do cabo ttl e fixei em cima dos contatos com cola quente e quando acabei eu removi dos contatos e o metal (pedaços de clips) do cabo TTL.

        PS2: Lembre na hora de conectar de inverter o cabo RX com o TX (senão não resolve), basta fazer como o tutorial diz.

        • Rodrigo Oliveira

          Vagner, obrigado pela resposta pontual.

          Mas acabei resolvendo o problema por agora, e problema na verdade não era o roteador, mas sim uma rota estática não persistente que havia colocado em meu computador ontem, pois ao mesmo tempo em que fazia configurações no TL1043ND via ethernet, estava conectado a outro router via wireless (que é o gateway para net), em resumo: a orientação passada pelo Max Malta também funciona, porém como eu já estava encabulado com o fato do wr1043nd não responder, imaginei que fosse um problema maior, e não me atentei para o trivial, e quando liguei a maquina hoje, a tabela de roteamento local foi remontada, ou seja, falta de atenção da minha parte (acontece nas melhores famílias). rsrs.

          De qualquer forma, obrigado pela ajuda, e fica aí a confirmação pro pessoal de que este procedimento de restauração de firmware também procede.

          PS: estou com intensões de instalar o openwrt (embora exista um bug em na última versão disponibilizado para o wr1043nd, no que diz respeito à porta wan, porém seguindo as orientações do site, via downgrade, é possível corrigir o bug). Motivo: enfrentei dificuldades em relação à dependencias com o dd-wrt (após instalado e usando opw) ao tentar instalar o named para usá-lo/configurar a CA no squid, em resposta a conexões https (objetivo: proxy transparente para http e https). Ainda que não tenho muita idéia de como irei resolver o problema da entidade certificadora, uma vez que não possuo registro de certificado! (Preciso amadurecer esta idéia ainda, rsrs)

          Abraços,
          Rodrigo

  • verena

    boa tarde Vagner, fiz todo o processo e depois que as letras (w) e (e) ficaram variando nada aconteceu. Era para cai a conexão conforme escrito acima. O que pode ter acontecido? Desde já agradeço sua atenção.

    • Verena,

      Pode ser que não tenha gravado corretamente na flash rom do aparelho. Depois de fazer isso ele ainda inicia na interface do dd-wrt?

  • Danilo

    Boa Tarde, amigo, esto com um problema que está me deixando de cabelos brancos, tenho um tplink tl-wr941nd e atualzei o firmware dele para o dd-wrt para melhorias no sinal, porém piorou, pois ele não deixa meu modem trabalhar a 40mhz como antes, apens 20, fazendo a banda ser reduzida pela metade, piorou muito meu wireless, tentei voltar para o firmware original mas está dando erro, vou no dd-wrt na guia administration / firmware upgrade escolho o firmware do tplink e ocorre erro, a mensagem é apenas ” a atualização não foi feita”, já fiz de tudo, resetei o modem, fiz de tdo e nada… to qse jogando o router fora de tanta raiva, vc teria uma solução? desde ja agradeço..

  • Teixeira

    Qdo tentei retornar o firmware original do fabricante deu um erro e agora não tenho mais acesso ao roteador. Ele fica numa condição que todos os leds ficam piscando e não há como acessa-lo nem por cabo e nem wireless. alguem tem uma sugestão?

  • mayke

    Olá Vagner,
    Depois que tentei atualizar o firmware do roteador as leds não acendem, apenas do power, por conta disso não é possível acessar a interface web. É possível ter acesso no roteador para pode restaurar o firmware?

    • Mayke,

      Veja os links que postei na resposta anterior, o Teixeira teve o mesmo problema que você.

  • gladston francisco da silva

    Olá Vagner, eu instalei o firmware da dd-wrt no meu TP-LINK , TL-WR740N, Funcionou legal, porem quero retornar para o firmware Original, você pode me ajudar com algum passo-a-passo, uso windows 7 e meu ingles é nível google-tradutor.
    obrigadãooooo

  • Gladston Francisco

    È posssivel retornar ao firmware original no TL-wr740N que está com dd-WRT, Basta atualizar pelo próprio dd-WrT atraves do navegador, é bem simples , faça atualização com o Firmware WebReverter específico para a versão de Hardware do seu TL-WR740N , a pasta com todos os 4 firmware de reversão específico de cada Hardware está no link, lembre que o acesso é feito pelo 192.168.0.1 admin para login e senha

    http://www.mediafire.com/?97a6bhi2d3o69bp

  • Marcelo Conti

    Fiz o procedimento no meu roteador TL-WR941 v3.6, e funcionou perfeitamente. Eu já tinha tentado por varias versoes do dd-wrt via webflash, mas, só consegui mesmo com essa versão que você postou. Obrigado

  • Bruno

    cara poderia explicar melhor como fazer a restauração do firmware original do wr1043nd, não consegui fazer

  • eduardo

    Vagner estou com problema no meu router instalei o dd-wrt e quero voutar o meu e o tl-wr741nd e nao to conseugindo ja tentei de tudo e nada mais a galera ta falando pra o webrevert oude posso encontrar isso??

    • Volte lá pro site da dd-wrt e procure o firmware reverter especifico pro hardware do seu modelo, baixe e instale o firmware reverter no seu WR741 e depois que estiver instalado e funcionando normalmente, você baixa o firmware específico ORIGINAL pro seu modelo no site da tp-link. depois de baixado, instale e parta pro abraço, NUNCA DESLIGUE O ROTEADOR DURANTE OS PROCESSOS DE ATUALIZAÇÃO QUE DURA CERCA DE 2 MINUTOS, CASO CONTRARIO PEDERÁ DEFINITIVAMENTE SEU ROTEADOR.

  • Mauricio Nunes

    BOA TARDE …

    tenho que restaurar um tplink 2543nd , para isso preciso de algumas orientações como faço …… muito grato…

  • thiago

    Boa tarde galera, eu so cru em linux será que tem como me da uma ajuda.

    pois quando tento executar o primeiro comando da a seguinte mensagem:

    couldn´t open image file

  • Bom dia Vagner, excelente blog, estou com muita vontade de adquirir um 1043ND ,pois eu tive um 3420 para 3g e funcionou muito bem por 03 anos, entretanto sou n00b em Linux e preciso muito da função torrent no roteador, entretanto existe um modelo da INtelbras que traz todas essas modificações de fábrica, seria o Intelbras NBOX, o hardware é praticamente o mesmo um SOC Ralink 400Mhz, 08 Flash e 64mb (o dobro) de ram e 2×5 db de ganho (contra 3×9 do TPlink) voce acha que vale a pena trocar o 1043ND pelo NBOX da intelbras? aguardo seu retorno. forte abraço

  • Adriano

    Olá, alguém poderia me ajudar a voltar ao firmeware de fábrica do 841nd?

  • willian

    tb quero voltar o firmaware original 841nd v8 e desinstalar o ddwrt

  • Nerino

    Preciso voltar o Firmware original para meu TL-WR941-ND. Instalei atualização de maneira errada e não consigo acessar. Ele conecta à rede, mas, não à internet. Me ajudem por favor.
    Obrigado

  • Sandro

    Olá a todos,estou precisando muito de ajuda para reverter um firmware que instalei errado.Lendo esta página vi que possível fazer isso com o modem,mas meu caso é diferente pois o equipamento é uma multifuncional laser brother 8065dn na qual instalei ( atualizei )por engano o firmware da brother 8060dn,por este motivo ficou praticamente inutilizada perdeu quase todas as funções.
    Se tem como reverter para 8065dn o firmware,por favor me ajudem preciso muito da maquina funcionando por inteira,fico agradecido a quem puder me ajudar.

    [email protected]

  • Leandro Faustino

    Olá Vagner

    Eu instalei o dd-wrt no meu TP-LINK WR1043ND, e agora não consigo mais acessar o HD nele, não sei como acessar, quando era o sistema da tplink era o numero do ip /Volume1 agora ja tentei várias opções e não achei…

    Queria acessar este hd dos computadores de casa, e dispositivos como tv, smartphones e tablets…