Trabalhando com Imagex no Windows 7- Parte 1


Preparei uma serie de posts ensinando como trabalhar com Imagens ( Clonagem ) no Windows 7, procedimento que pode reduzir muito o tempo de implantação do Windows 7 em sua empresa.

Veremos nesse post os passos necessarios para a criação do Winpe, um cd necessario para atraves do boot obter e restaurar uma imagem do Windows 7.

Download do Windows AIK (Kit de Instalação Automatizada) para Windows 7

O primeiro passo para começar a trabalhar com implantação de imagens no Windows 7 é baixando o kit de instalação automatizada, quem estava acostumado com o procedimento do Windows Xp vai estranhar um pouco as mudanças.
Para fazer download do Windows AIK utilize o Link abaixo.
http://www.microsoft.com/DownLoads/details.aspx?FamilyID=696dd665-9f76-4177-a811-39c26d3b3b34&displaylang=pt-br

Instalação do Windows AIK

Clique em instalação do Windows AIK, siga o assistente optando pelas configurações padrões.

Concluída a instalação clique em iniciar > Todos os programas > Microsoft Windows AIK > Prompt de comando das ferramentas de implantação.

Criando a ISO do WINPE

O Windows Preinstallation Environment é um sistema baseado no Windows destinado a acelerar a implantação. O WINPE faz parte do WAIK (Windows Automated Installation Kit) como o nome ja diz o AIK é um kit de ferramentas que ajudará na implantação de sistemas Microsoft
1-Primeiro passo criar a pasta com os diretórios
copype.cmd amd64 c:\winpe_amd64

2-Copie a imagem base (Winpe.wim) para a pasta \Winpe_amd64\ISO\sources e renomeie o arquivo como Boot.wim.
copy c:\winpe_amd64\winpe.wim c:\winpe_amd64\ISO\sources\boot.wim
3-Adicionar o imagex ao diretorios
copy “C:\program files\windows AIK\Tools\amd64\imagex.exe” C:\winpe_amd64\iso\

4-Criar a ISO do WinPE
oscdimg -n -bC:\winpe_amd64\etfsboot.com C:\winpe_amd64\ISO C:\winpe_amd64\winpe_amd64.iso
5- o arquivo winpe_amd64.iso deverá ser gravado em um cd que será usado para boot

Nos proximos Post veremos como realizar a clonagem com o Imagex.

Share

    Comments

    1. Carlos, só não ficou claro pra mim qual o objetivo desse primeiro post da série. Seria somente a criação de um disco de inicialização ( boot ) para aplicação de imagens ?

      • Isso ae Bruno, esse cd se chama WinPe ele é utilizado para a captura da imagem de forma offline, esse cd precisa ser criado pelo WAIK conforme o tutorial, no proximo post de sexta veremos como utiliza-lo para a criação de imagens, e ainda um terceiro que é surpresa.

    2. Ah, Carlos! Não deixe de prosseguir com os post ( digo para todos os colaboradores), pois os Cooperti está perdendo o ideal no qual foi concebido: “ajudar a comunidade de TI com materiais técnicos e de qualidade deferenciado dos outros site do tipo”. Pelo menos a sensação que os meus amigos daqui de Belém ( eu mesmo indiquei o site) estão tendo, inclusive eu. Por favor, leve para o lado pessoal como “alguns” fazem e sim interprete como um feedback… Valeu !

      • Rsrsr fica tranquilo Bruno, sexta feira tem a continuação deste post, quanto ao Cooperati perdendo o ideal discordo de você. Cada vez mais buscamos novidades como WebCast, ( que esta arrebentando ) colaborações de profissionais da área como o Mauricio Cassemiro, e um outro amigo MVP que ainda não posso falar o nome mais em breve fará parte do nosso time de colaboradores. Para esse segundo bimestre também teremos novidades para presentear nosso leitores.
        Um forte abraço.

    3. Esse assunto é muito bem vindo pois realmente reduz muito o tempo de Implantação ou recuperação de desastres.

    4. Fico feliz, pode ter certeza que sempre vou prestigiar…. abraços !!

    5. boa tarde!
      hoje minha empresa trabalha com 3 mídias de dvd sequenciais para efetuar a instalação do win7 e demais produtos, como faço para juntar estas 3 midias em 1 pendrive?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: