Proxy de DNS

pdnsd
pdnsd é um servidor de DNS Proxy para Linux e FreeBSD que é projetado para lidar com servidores DNS, que em algum momento estão alcançáveis. Cache armazenado em disco de forma persistente (ou seja, o conteúdo de cache são salvos em um arquivo na saída) e suporta consulta paralela e uma grande variedade de testes de link. Ele também tem a capacidade de servir alguns tipos de registros definidos localmente.

Você pode utilizar o pdnsd para acelerar consultas DNS em seu desktop/servidor quando utilizado em uma rede muito instável.
Vamos a instalação:
# apt-get install pdnsd

Se você obtém a configuração de rede por meio de um DHCP a primeira opção é a recomendada (resolvconf). Para o exemplo utilizarei Usar servidores de raiz pois quero que o mesmo se comporte como um servidor recursivo e namecaching.
Configurando:
Cliente DNS:
# vi /etc/resolv.conf

O arquivo de configuração é /etc/pdnsd.conf /usr/share/pdnsd/pdnsd-recurse.conf e a sua configuração original já atende ao nosso propósito. Com esta configuração é possível apenas atender a máquina local (127.0.0.1) e caso queira permitir que a rede faça consultas DNS basta alterar a opção abaixo:

Vamos realizar um teste com uma consulta DNS:
# host -v twitter.com

O tempo de resposta para a primeira consulta para o domínio twitter.com foi de 537 ms
Vamos repetir a consulta:
# host -v twitter.com

Com uma nova consulta para o mesmo domínio veja que o tempo caiu drasticamente para 11 ms.
Espero que tenham gostado post, e não deixem de assinar o nosso portal.
 

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: