CATEDI TechDay #3


Mais uma vez nossa amiga Caroline Souza está cobrindo (e participando) de eventos de TI que tem ocorrido pelo Brasil ;-). Segue abaixo uma boa descrição do que ela viu no CATEDI TechDay e que originalmente saiu no seu Blog.

CATEDI TechDay #3 no SENAC de Guaratinguetá-SP e eu estive lá!
Bem, fui a primeira a chegar no evento, foi bom para conhecer um pouco da ótima estrutura do SENAC de lá e me proteger do friiiiooo que que estava fazendo hehe
Credenciamento feito e quilo de alimento entregue (importante para a inscrição no evento), hora de assistir as palestras.

Palestra: MySQL o banco de dados OpenSource mais popular do mundo, sobreviverá à Nuvem?
Airton Lastori mostra de forma muito interessante como a Oracle trata o nicho de mercado voltado para o MySQL, sua história e evolução, as grandes empresas que o utilizam (Facebook, Youtube…) e o compromisso com o projeto opensource.
Foi possível entender a escolha do MySQL e não das soluções pagas da Oracle em aplicações Web e perceber que essa robusta ferramenta opensource ainda terá uma longa vida.

Outro ponto importante da palestra foi o foco ao Cloud Computing, novidade para muitos ali que estavam assistindo. Assunto muito debatido no final da palestra com várias perguntas sobre sua aplicação e serviços prestados no Brasil.

Quem se interessa por programação web olha a dica, o Memcached (um cache para armazenar informações frequentemente usadas), ferramenta software livre usada pela UOL para melhorar o desempenho do seu site.
Palestra: H4ck3r e o Open Source
Uma palestra muito interessante onde Fábio Antônio Pereira bate um papo com os participantes e mostra que para para ser um hacker não precisa trabalhar com tecnologia, basta dominar uma área/profissão. Vimos as diferenças entre hackers e crackers, como atuam e histórias bacanas de grandes invasões.

Quem usa Software Livre? Quem indica Software Livre para um amigo? Mas quem contribui com a comunidade? Quem ajuda com o crescimento e evolução daquele software ou sistema? Essas foram algumas das peguntas que Fábio Antônio fez aos participante frisando a importância da participação de todos para o crescimento do Software Livre.
Slides da palestra: slideshare.net/fantonios
Palestra: Carreira e tendência de TI no universo Microsoft
Fernando Carmo anima os participantes mostrando videos sobre as novidades tecnológicas da Microsoft em diversos ramos como web, mobile e games. Para os universitários presentes interessados em programação, com certeza foi uma um leque de possibilidades que se abriu e o início de uma boa “briga” que virá entre os aplicativos mobile com a chegada do Windows Phone que parece que veio realmente pra ficar.

Falando de dedicação, trabalho, esforço e inspiração, Fernando Carmo conseguiu empolgar a galera com alguns videos.
SILVIO SANTOS ENSINA A GANHAR DINHEIRO
Vimos também que existe uma grande carência de profissionais na área de desenvolvimento mobile, quem sabe não teremos novos profissionais depois dessa palestra. Eu aposto que sim!
Introducing the Newest Release of Windows Phone 7.5
Kinect and Windows Phone 7 integration
Palestra: Conheça a plataforma de dados e BI da Microsoft
Thiago Zavaschi nos mostra algumas projeções para os próximos 10 anos, onde: os dados se multiplicarão 44x, enquanto o número de profissionais de TI crescerão apenas 1.4x. A jornada do SQL Server, sua evolução e a mais nova versão que sairá no ano que vem.

Alguns temas abordados foram: Cloud Computing, Big Data, Appliances, Mobiles Devices, Virtualization, Windows AZURE e SharePoint.
Num exemplo muito interessante das novas funcionalidades do SQL Server 2012, Thiago Zavaschi realizou uma auditoria em uma tabela, ao final, foi possível identificar todos os usuários que fizeram Select em cima dessa tabela (esse recursos virá em todas as versões do SQL Server 2012) e nos mostrou o resultado no SharePoint.

Para aqueles que querem começar no mundo Microsoft o Technet é o lugar!
Particularmente gostei muito de ver o SharePoint (ferramenta BI) em ação e toda a sua integração com diversos dados.
Slides da palestra.
Palestra: Spring Roo: Produtividade no Java
Agora para os programadores JAVA de plantão, olha que ferramenta interessante que o Pedro Cavaléro nos mostrou em sua palestra. O Spring Roo é uma ferramente desenvolvida para otimizar, dinamizar e facilitar a vida de quem programa em JAVA. Os participante interagiram com o palestrante concordando com todas as dificuldades para aqueles que programam em JAVA. Alguns até brincaram nas redes sociais comentando sobre o tempo em que programavam sofriam nessa linguagem.

O auge da apresentação foi quando Pedro Cavaléro nos mostrou como é simples escrever códigos com o Spring Roo, ao vivo escreveu com muita facilidade um sistema para “Controle de Mamadas” (idéia que se originou numa madrugada quando acordou para dar de mamar à sua filha), a galera adorou e quem sabe não vão utilizar quando tiverem seus primeiros bebês, hein. hehe
Palestra: Desenvolvimento de apps para Android
Na última palestra do dia Renato Porto, aluno da Faculdade de Guaratinguetá, mostra como não é nenhum “bicho de 7 cabeças” desenvolver softwares para Android. Demonstrou como configurar um ambiente de desenvolvimento, a máquina virtual para testar a aplicação e maneiras de divulgar e postar no Market (gerenciador de aplicativos do Android).

E agora quero falar de uma equipe nota 10, pessoas que fizeram isso tudo acontecer.
Esses são alguns dos responsáveis pelo CATEDI TechDay #3!

Estive no CATEDI anterior e vi um grande amadurecimento de um evento para o outro em tão pouco tempo, é impressionante toda a organização desde o processo de inscrição pelo site, a divulgação nas redes sociais, o nível de palestras, o conforto do local e a dedicação de cada membro da equipe.
A ideia de colocar como taxa de inscrição, 1 quilo de alimento para ser doado no final do evento foi ótima, saí de lá com a certeza de que não fui a única a “ganhar” algo nesse dia. Levei de volta para o RJ conhecimento, alegria e a lembrança dos amigos que fiz/reencontrei.
Até ano que vem no próximo CATEDI!
Abraços. :-)

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: