Criando uma Virtual Machine com Proxmox VE

Terminando a série de posts com o Proxmox VE irei criar uma Virtual Machine. Vou utilizar um template, que pode ser baixada pela interface web do Proxmox VE.

Precisaremos, para o exemplo, de um Proxmox VE instalado e configurado, para tal você pode utilizar o primeiro post da série, clique aqui para acesso rápido ao post.

Mãos a obra:

Acesse a interface web do Proxmox VE

Em VM Manager, vá em Appliance Templates (Modelos de Appliance), Download e selecione uma imagem para baixar, para o exemplo utilizei o ubuntu server 11.04 amd64, que baixei direto do site do Proxmox VE, pois a versão que vem disponível para download na interface web é a 10.04-4 amd64.

Agora vamos voltar em Gerenciador de VM (VM Manager), clique em Máquinas Virtuais (Virtual Machines) e depois em Criar (Create). Preencha os campos e depois clique em create.

Caso não haja nenhum problema teremos, ao término do procedimento, a tela abaixo.

Volte para Virtual Machines e depois em List, localize a appliance recém criada, como na imagem abaixo

Repare que a appliance encontra-se parada, clique na seta vermelha a esquerda e teremos acesso ao Status de nossa appliance

Clique em Start

Appliance iniciada e funcionando, para conferir abra um terminal e utilize um cliente ssh para acesso.

Pronto, Appliance criada e funcionando. Espero que tenham gostado do post e continuem votando em nosso portal para TOPBLOG 2011.