Remote Desktop via Windows e Linux

Mais uma vez a nossa amiga e colaboradora Caroline Souza em sua saga de dar soluções a problemas de suporte em empresa de engenharia, vem participar conosco através de seu artigo, o original encontra-se no Blog da Carol, não esqueçam de visitar.

Recentemente precisei usar o Remote Desktop[bb] do Windows[bb] para acessar uma máquina que estava em outro andar e que monitorava através de uma webcam um teste de vaso de pressão. Com essa solução não era mais necessária a presença de um técnico perto de tempos em tempos para verificar se a pressão estava ok, diminuindo assim riscos de acidente.

Muito fácil, muito simples, tudo pronto e funcionando?? Não

Mera impressão, pois nada funcionou de primeira e acabei descobrindo alguns detalhes pegadinhas na configuração que quero compartilhar com vocês.

Só para constar, os computadores estavam ligados ponto-a-ponto por um cabo cross-over e com ips fixos.

1ª Configuração (Windows -> Windows)

Em ambas as máquinas eu habilitei o acesso remoto. Botão direito no Meu Computador->Propriedades (Essa parte muda um pouco dependendo da versão do Windows) Existe um item Remoto basta deixar marcada a opção “Permitir acesso remoto”.

Agora vamos aos detalhes que fizeram toda a diferença na minha primeira tentativa. Para funcionar precisei alterar algumas “coisinhas”.

– A máquina que vai receber a conexão não pode ter um SO Windows (Starter ou Home Basic ou Home Premium ou qualquer outro “Home alguma coisa”);

– É imprescindível que o usuário utilizado na conexão possua senha;

– Serviço de Acesso Remoto ativado (como mostrado a cima);

Obs.: Não precisei alterar nada no Firewall como a maioria dos tutoriais por aí informam.

Trabalho executado e pronto! \o/

Mas e se eu colocasse uma máquina Windows acessando uma Linux, nesse momento a mão coça e numa curiosidade capaz de “mover montanhas” resolvo algumas fazer experiências. ;-)

2ª Configuração (Linux -> Windows)

Continua valendo os requisitos listados a cima para a máquina que receberá a conexão.

Como realizei os testes numa máquina com Ubuntu vou citar os comandos próprios para esta distro.

Instalei o rdesktop: apt-get install rdesktop

E para executar basta fazer: rdesktop <IP da máquina>

Simples né?

Humm e que tal se a máquina a ser acessada fosse Linux?

Mãos a obra!!

3ª Configuração (Windows -> Linux)

Nessa configuração não foi necessário alterar nada na máquina Windows.

Precisei apenas instalar na estação Linux o xrdp e pronto: apt-get install xrdp

Repare que após a instalação o próprio serviço já fica ativo.

Para acessar basta entrar no Remote Desktop Connection (mstsc-> para os que gostam de chamar no Executar do Windows) e colocar IP da máquina onde foi instalado o xrdp.

Agora sim, trabalho concluído e dúvida curiosidade sanada!!

Abraços. ;-)

Fonte:

http://technet.microsoft.com/pt-br/ms376608

http://www.rdesktop.org/

http://www.xrdp.org/

  • Bruno Cruz (Belém-Pará)

    Nem só de artigos avançados vive um blog de TI, as vezes nos deparamos com situaçãoes que aparentemente parece simples, mas sem faro para o negócio pode se tornar um problemão.

    • É verdade. As vezes encontramos nas simples soluções um ótimo meio de otimizar tarefas de uma empresa. E claro, a felicidade de poder inserir um pouquinho do seu conhecimento no dia-a-dia de alguém.
      Abraços.

    • Bruno, faço de suas palavras as minhas.

      Nem só de artigos avançados vive um blog de TI. Simples e bastante útil!

      Muito boa dica! No momento não preciso dela, mas num futuro próximo com certeza me será útil.

      Obrigado.

      Abraços.

  • Muito bom este tutorial, porem tenho uma duvida que desejo tirar com vocês. Um amigo meu me fez esta pergunta a umas 2 semanas atrás e eu não soube responder, então venho a vocês já que a pergunta é sobre este mesmo assunto.

    Se eu tiver uma maquina com o Windows 7 Professional por exemplo em uma maquina com hardware o suficiente (i5 ou i7 com 8GB DDR3), teria como mais de 1 pessoa acessar a esta maquina remotamente via Remote Desktop ou apenas na versão Server (com o Terminal Server)?

    Caso sim, na hora que a conexão for feita, apareceria a tela de login do Windows para cada um do usuários cadastrados?

    Att. Tácio Andrade.

    • O serviço de Remote Desktop é uma função da versão Server do Windows. Inclusive se você habilitar isso em uma versão desktop, você estaria indo contra o licenciamento do software.

      • Compreendo, porem depois de procurar muito na internet algo do tipo, achei este software: http://www.xpunlimited.com.br/

        Ele pelo visto é pago, porem você saberia dizer se sua utilização, também seria uma violação da licença do Windows? Acho que não, pois até onde compreendi ele faz uma “emulação”, porem não tenho certeza se estou certo.

        Att. Tácio Andrade.

        • Tacio,

          Esse programa viola sim a licença do XP, antes do lançamento desse software a licença do XP era por máquina, depois passou a ser por sessão.

          • Não sabia desta não Vagner, cheguei até a entrar em contato com a empresa para descobrir o valor da licença do software, porem agora estou voltando atrás.

            Att. Tácio Andrade.