Cota de armazenamento com Exchange 2010


Nesse artigo vou demostrar como administrar cota de armazenamento para usuários do Exchange 2010.

Introdução
Uma boa pratica para administradores de servidores Exchange é de definir a quantidade de espaço que seus usuários irão utilizar do seu servidor, um planejamento incorreto pode trazer problemas futuros de falta de espaço como também aumentar o tempo de operação de seus backups.
A forma pratica para definir a cota para sua organização é defini-las diretamente em suas databases uma vez que cada mailbox utiliza essas configurações como as padrões para armazenamento.
Definindo Cota usando o EMC
Para definir cota utilizando o EMC navegue por configuração da organização > caixa de correio. Selecione a database em que a cota será definida, botão direito propriedades.

Selecione a aba limites
Em limites de armazenamento podemos definir o comportamento quando uma mailbox chega a um determinado tamanho. Vale lembrar que os limites podem ser definidos de 0 a 2.097.151 MB ou seja um total de 2 terabytes


Definir o Espaço utilizado em uma mailbox especifica.
Em alguns casos iremos precisar definir cotas diferentes para usuários específicos nesse caso iremos defini-las nas propriedades do mesmo. Acesse configuração do destinatário > caixa de correio, selecione a caixa a ser definida a cota e clique em propriedades.

 
Selecione a aba configurações de caixa de correio > cotas de armazenamento.

Como mencionado a mailbox por padrão utiliza as configurações definidas na database, desmarque a primeira caixa de seleção e defina os valores específicos para o usuário em questão.

Share

    Comments

    1. Avatar for Carlos Finet Bruno Cruz - Belém Pará : 21 de outubro de 2011 at 1:53 pm

      Carlos, estou querendo virtualizar o Exchange no Hyper-V, você aconselha utilizar a memória dinâmica do Hyper V ou memória definida ? e para ambientes de produção, posso rodar em uma VM o Exchange?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: