Windows Intune é caro?

Temos recentemente entrado em contato com clientes que estão avaliando o Windows Intune. Muitos gostaram bastante de todo o potencial da solução e acreditam com certeza que a solução pode auxiliar bastante em tarefas essenciais para o gerenciamento de seus desktops. Muitos não possuem nenhum tipo de ferramenta para agendar atualizações, inventariar hardware e software e ainda fornecer assistência remota. Na maioria dos casos eles possuem diversas ferramentas para entregar algumas das funções que de maneira centralizada encontramos no Windows Intune.
Embora todos reconheçam o potencial do Windows Intune, eles acham o valor de U$11,00/device/mês ainda um pouco alto para seus orçamento de TI que cada vez ficam mais apertados. Essa é uma constante e poucos estão dispostos a fazer este investimento inicial na solução de gerenciamento de desktops via nuvem.
O que vamos examinar neste post é se o Windows Intune é realmente um investimento além do que grande parte das empresas podem fazer. Antes vamos considerar o está incluso na assinatura do Windows Intune.
Gerenciamento pro-ativo de desktops com alertas via e-mail
Serviço de gerenciamento de Updates baseado no WSUS
Anti-vírus com gestão centralizada e construído com mesma tecnologia do Forefront Endpoint
Serviço de assistência remota incluso
Configuração de politicas centralizadas de segurança
Inventário de hardware e software
Visualização de contratos de licenciamento por volume

Benefício de upgrade para o Windows 7 Enterprise ou Pro, Vista Enterprise ou Xp ProfessionalRelatório ricos sobre licenciamento, updates e software
Tudo isso sem contar os próximo recursos que teremos disponíveis na próxima versão que virá no mês que vem e que vão deixar o Windows Intune ainda mais eficiente para gerenciamento de desktops através da nuvem.
Se considerarmos que qualquer empresa precisa de uma solução de anti-vírus de classe corporativa iremos perceber que o alguns antivírus possuem um custo aproximado de R$5,00 device/mês, o que dá em torno de U$2,70 device/mês.
Para implantar soluções para gerenciamento de updates como o WSUS por exemplo é preciso ter um ambiente de servidores, e alguma empresas não possuem servidores com disponibilidade receber mais um carga de trabalho.
Monitorar pró-ativamente desktops tanto fora quanto dentro da rede é um desafio para muitas empresas e soluções que oferecem este tipo de recurso podem ser encontradas no mercado, sendo algumas delas até mesmo Open Source. Contudo elas não possuem recursos de base de conhecimento integrado para resoluções de problemas de SO e Segurança. Temos  os produtos da família System Center como o Operations Manager e o Essentials, mas o licenciamento dele possuem um valor considerável e mais do que isso, exigem uma infraestrutura de servidor para funcionar.
Inventários de hardware e software são recursos extremamente significativos para empresas e muitas procuram por uma solução que permita gerenciar eficientemente seus ativos de hardware e software garantindo assim a conformidade de seu ambientes. Não irei falar sobre os problemas resultantes de uma pouco eficiente controle principalmente de ativos de software, mas os problemas vão deste quebras de segurança até multa por uso indevido de software.
O Windows 7 é o melhor sistema operacional da atualidade e muita empresas estão se beneficiando dos importantes recursos como estabilidade, segurança, performance e aumento de produtividade entre outros. Com versão Enterprise do Windows 7 temos ainda recursos adicionais que tornam o Sistema Operacional ainda mais eficiente em um ambiente corporativo.
Se você quiser saber qual o retorno de investimento com a implantação do Windows 7 basta visitar o seguinte endereço: Windows 7 ROI calculator – Microsoft. Esta ferramenta fornece uma visão completa de calculo de ROI para o Windows 7.
Empresas que precisam fornecer assistência constante e ter eficiência na gestão de desktops podem contar com o Windows Intune e com sua próxima versão gestores e administradores de TI irão usufruir de uma ótima plataforma para gestão de seus ambientes.
Com o Windows Intune empresas também passam a ter a última versão do Windows com direitos de upgrade automáticos para as próximas versões. Essa é uma maneira totalmente nova de ter o Windows e com a facilidade de padronizar todos o seu parque de desktops com apenas um único sistema operacional.
Dessa maneira se você verificar os gastos envolvidos com todas soluções que você usa(ou não) para manter a saúde de seus desktops e comparar de maneira muito básica os recursos disponíveis no Windows Intune irá perceber que ele não é tão caro assim.
Este texto foi escrito pelo nosso parceiro Infobusiness.

Share

    Comments

    1. É verdade Bernardes.
      Vendo o preço assim de cara sem ver o que ele trás, é caro! Porém quando você se informa de todos os beneficios que ele carrega, ai se torna um preço realmente MUITO JUSTO.
      É uma solução muito completa, acho que a Microsoft foi além com este. =)
      Abraço!!!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: