Servidor local de Chat (Openfire)


Openfire é um poderoso servidor de mensagem instantânea (Bate Papo) que utiliza o protocolo XMPP que pode ser utilizado em sua rede local, se você não quer o MSN em sua rede mas deseja que funcionários possam trocar mensagens instantâneas então prossiga com o a leitura desse post.

Primeiramente precisamos realizar o download do openfire no site do desenvolvedor clique no link para o download: openfire
Após o download o openfire requer, como pré dependência, que o JDK ou JRE esteja instalado.
# apt-get install sun-java6-jre
Agora vamos instalar o openfire:
# dpkg -i openfire_3.7.0_all.deb
A instalação emitirá um aviso de que o diretório /var/lib/openfire não é de propriedade do usuário openfire, essa mensagem pode ser ignorada porque o script de instalação já se encarregou de ajustar a propriedade do diretório.
Pronto,  com as dependências e a instalação do openfire concluídas vamos a configuração, digite no seu navegador preferido a seguinte URL: http://10.1.1.103:9090

Selecione o idioma e avance

Nesta tela temos a escolha do hostname da máquina (configure o DNS para associar o nome ao IP) e as portas de conexão, mantenha as portas apresentadas.

Nesta tela temos a escolha do banco de dados utilizado, escolha se deseja utilizar uma base de dados externa (MySQL,PostSQL) ou a base de dados interna HSQLDB, nesse exemplo para simplificar utilizarei a base de dados interna.

Nesta tela temos que escolher o tipo de integração de usuários a ser utilizada, as opções são: Padrão (interno); LDAP; e ClearSpace. Se você já utiliza o LDAP para autenticação selecione-o, caso contrário selecione a autenticação Padrão (interna).

Nesta tela preencha o primeiro campo com o email do administrador e nos próximos campos digite a nova senha e redigite a mesma para confirmar.

Instalação e configuração concluída. É hora de logar no servidor Openfire, clique em – Logar no console de administração.

Faça o login como usuário admin e utilize a senha digitada anteriormente.
Vamos cadastrar um usuário para testes.

CLIENTE
O que seria um servidor XMPP sem um cliente, no site do desenvolvedor apresentado no inicio do post você pode escolher qual o cliente você quer utilizar, vou utilizar o spark para o exemplo.


As funcionalidades do Openfire podem ser expandidas por meio de plugins, livres ou comerciais. Espero que tenham gostado do post e não se esqueçam de assinar o nosso portal.

Share

    Comments

    1. Posso divulgar esse tutorial no meu site, com os devidos créditos?
      Muito bom, montei umma video aula da instalação e ocnfiguracao no windows server 2003
      Abs

      • Olha só,
        Você está querendo “buscar” tráfego no CooperaTI. Nós só divulgamos o trabalho de quem se esforça em ajudar na comunidade em TI do Brasil.
        Pode ficar tranquilo que se estiver fazendo um bom trabalho logo terá o link do seu blog divulgado aqui.

    2. Posso divulgar esse tutorial no meu site, com os devidos créditos?
      Muito bom, montei umma video aula da instalação e ocnfiguracao no windows server 2003
      Ab

    3. Muito bom esse post.
      Começamos a testar no mês passado em nossa rede, para alunos do EaD.
      At.
      Wagner Baldner

      • Wagner,
        Pura coincidência eu ter feito esse post e você estar utilizando em seu ambiente. Você não havia falado nada em sala que tinha esse tipo de solução. O post que fiz sobre o truecrypt foi porque o Naval havia me mostrado.
        Abraços

    4. Já uso o Openfire a um bom tempo, realmente é uma aplicação excelente, e também funciona em servidores Windows e banco de dados SQL, o que torna mais fácil a configuração. Também existem vários plugins.

      • Rubens,
        Agradeço o seu comentário e realmente o Openfire é solução ótima solução de chat, e que pode ser extendido com o uso de plugins (pagos ou não), só o fato de ser multiplataforma é muito bom.
        Abraços

    5. Avatar for Ricardo Pinheiro Leandro Pereira : 5 de julho de 2011 at 12:24 pm

      Ricardo ótimo post esse, porem tenho uma duvida, fiz a implantação do openfire na minha estrutra integrando usuarios do AD com o openfire, porem até hoje não consegui usar o proprio login do cliente no windows para autenticar no XMPP Pandion, vc já chegou a ver algo parecido?
      Obrigado
      Leandro Alves Pereira

      • Leandro,
        Obrigado pelo comentário e fico feliz que tenha gostado. A autenticação da conta do Windows é problemática pois o próprio protocolo muita a cada nova versão do Windows. Também não obtive sucesso com esse tipo de login, mas isso já tem algum tempo, e não voltei a tentar.
        Abraços

    6. Olá!
      Estava justamente procurando uma solução OpenFire / Spark pra instalar pra um cliente! Ainda não tinha encontrado nada assim, explicado! Muito Obrigado

    7. Uso o Openfire com AD e Spark funciona perfeitamente, agora surgiu uma duvida, no dia que realizei a instalação definir os usuários que seriam Administradores do Console, porém agora preciso incluir o perfil administrador para outro usuário é não acho como efetuar este procedimento, pode me ajudar ?

    8. Prezado Ricardo,
      Já conseguiu utilizar o Openfire com SSO ? Tem alguma documentação referente a configuração para funcionar ?
      Grato
      Cláudio Bruno

    9. Encontrei um tutorial, bom sobre este assunto e explica mais detalhes, veja em http://www.renasti.com.br

    10. Posso instalar o openfire em uma maquina comum ou tem que ser apenas em servidores?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: