FISL – Dia 1

Como esperado estamos no FISL, e cheios de novidades para dividir com vocês amigos. O CooperaTI e a HighTechPlus estamos trazendo pra você uma cobertura dos eventos relevantes e as tendências para o Mercado de TI e Software Livre. Veja um resumo do primeiro dia.

Chegamos no FISL e tivemos ótimas surpresas, primeiro em saber que havia mais espaço para eventos comunitários, como o do LibreOffice, do Ubuntu, dos Grupos de Usuários. E também em saber que a Canonical e a Oracle estavam presentes em grandes estandes, dando a entender que vão dar mais atenção ao Brasil e aos usuários de seus produtos. Em uma conversa informal com o Gerente de Negócios da Canonical Brasil soubemos que ela tem muitos projetos e investimentos no Brasil, desde parceria até o lançamentos de tecnologias por aqui. Estaremos marcando uma entrevista oficial com a Canonical em breve, aguardem.



Muita gente no FISL, mas como é o primeiro dia e o frio estava demais, muita gente ainda vai chegar. Os órgãos governamentais estavam presentes como sempre, Serpro, Datasus, Procempa, Prodergs, entre outros. Mostrando a força do Software Livre no âmbito governamental. O Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal novamente com stands e muita interação com o público.
Um grande momento para nós do CooperaTI foi a entrega de uma blusa com o o nosso logo e da HigTechPlus para o Presidente da Linux Fundation Jhon “MadDog” Hall, que vêm para promover o Linux e o Projeto Cauã, cujo foco é trabalho com Thin Clients, economia de recursos e de energia, tudo a ver com a HighTechPlus que foca seu trabalho em “TI Verde”. Em breve postaremos fotos da entrega da blusa e a transcrição da entrevista rápida com o “MadDog”.
Palestras sobre melhorias no Kernel em relação a tornar o Linux um sistema RealTime(RTOS), e sobre como o Systemd têm tornado o processo de Inicialização algo mais inteligente e rápido, e como a LibVirt que foi falada no post do Ricardo (https://cooperati.com.br/2011/06/28/virtualizacao-com-kvm-2/) pode ser usada como camada de abstração para os programas como, Xen, VirtualBox, VMWare, OpenVZ, KVM, etc.
Algumas fotos dos eventos comunitários:


Em breve estaremos com mais notícias do FISL e da palestras que pudemos acompanhar. Não esqueçam de assinar nosso Portal e divulgá-lo para que possamos manter nosso bom trabalho.

Share

    Comments

    1. Acompanhei a palestra de John Maddog Hall, achei muito interessante o projeto cauã, e a defesa que o sistema operacional deve ficar na internet, melhorando custo benefício, para os parceiros do SL governamental.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: