Capture e analise tráfego de rede com o Internet Explorer 9

Dica do Technet EUA, enviada pelo <a href="http://www.insert.com.br/" target="_blank" Roberto Marcelino, que não gostou da brincadeira com a Rebecca Black.
_____________________________
Com o Internet Explorer 9 a tecla F12 (developer tools) recebeu uma nova aba “Network”, que permite analisar tráfego de rede. Você pode capturar, analisar, salvar, buscar e outras paradas.
Para testar essa funcionalidade, aperte F12 e selecione a aba Network, como na imagem abaixo.

E aperte em “Start Capturing” e o IE vai iniciar a captura e irá mostrar detalhes sobre todo a atividade de rede.
f12net2.jpg
Depois que iniciou a captura, navegue ou dê refresh na página que você quer capturar. Você vai notar o resumo de todo o tráfego associado a página atual (como os .css e .js, de requisição e resposta), informações sobre locais de arquivos e tempos de acesso. A barra amarela de uma conexão representa o tempo de requisição e a barra azul representa o tempo de resposta.
Clicando em “Go To Detailed View (ou clicando duas vezes sobre algum item) leva você a um nível de detalhes mais profundo sobre cada evento. Você vai encontrar detalhes cobre cookies associados com elementos individuais e tempo de acesso, que pode ser útil para resolução de problemas.
f12net3.jpg
Depois pode parar a captura. Se quiser, pode exportar todos os dados capturados em formato XML ou CSV para analisar depois ou provar algo para algum programador chato!
Um exemplo de relatório aberto no Excel:
f12net4.jpg

Tip by Matt Graven, TechNet Tips Editor.
__________________________________________________
Enfim, esse recurso é legal, mas não é o nosso foco certo? Errado!
Muitas vezes precisamos provar para os desenvolvedores que o problema não é a infra, e sim a aplicação doida dele que tem um cookie bizarro puxando mais de 200 requisições e não entregando nada!
Também as vezes é preciso ajudar os pobres desenvolvedores a resolver o problema deles! Fique preparado! 😉
E viva a eterna briga entre os IT Pro’s e seus colegas inferiores de DEV!
Share

    Comments

    1. rsrs..
      Conheço alguns suportes de sistemas que já são condicionados a colocar culpa de lentidão na infra. Boa dica! Ótima ferramenta para análise.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: