Facilitando a vida no CMD – Netstat

Dica do Diego, que deve se odiar por gostar de  CMD.

_____________________________________________________________________________________________________________

Faaala Gurizada!!!

Bom, faz bastante tempo que não posto por aqui, devido aos projetos e tarefas que tem me deixado sem dormir, comer, beber tomado muito tempo, mas resolvi passar e deixar uma dica rapidinha. :-D

Queria perguntar pra vocês… O que fazem pra ver se alguma porta está sendo bloqueada na comunicação entre dois hosts?

Existem algumas formas, mas pra mim a mais fácil de todas é utilizar o Netstat.

Sem muitas delongas, e não entrando nas questões dos vários parâmetros que o Netstat propõe pra que possamos executá-lo, quero mostrar a forma que acho mais simples, ao menos pra mim:

netstat -na 1 |find “SYN”

Executando o netstat com estes parametros, tu consegue o seguinte:

1 – Fazer com que o netstat rode em “loop”, de 1 em 1 segundo.

2 – Os parâmetros -na são os mais simples, te mostrando Origem/Destino/Porta/Estado, nada mais que o necessário.Há quem prefira utilizar também o “b” nos parâmetros, que indica qual Processo é responsável pela tentativa de conexão, mas acho poluído demais, sendo que tu já deves ter em mente o que procurar.

3 – A ultima parte do comando, faz com que apareça pra ti somente as conexões em estado SYN_SENT, ou seja, que não conseguiram realmente estabelecer conexões com o “outro lado”. Também não entrando muito especificamente aqui em estado de conexões TCP/IP, pois isso, por si só, daria um livro :-D

Segue o exemplo:

No exemplo, fiz um teste de conexão do MSN Live Messenger, dentro de uma rede que não tem liberação externa. Bacana não?

E pra melhorar, que tal “agilizar” um pouco o processo? Até porque se tu quer fazer um teste rápido… Tu não vai ficar escrevendo essa linha toda aí, toda santa vez, certo???

Vamos criar um Batch, que chamo aqui de “NetSyn.cmd”, contendo as seguintes linhas:

Coloca ele na tua pasta preferida, aquela que tu deixa como padrão na abertura do CMD, e manda bala!!!

Lembrando que, como receita de bolo, tu sempre pode mudar os ingredientes… Adicionar, remover coisas… Tudo pra que fique melhor e do jeito que tu ache melhor! Se quiser contribuir conosco, poste nos comentários!!!

PS: Ultima telinha com o NetSyn.CMD já rodando “nativo” no meu CMD.