Vamos aprender VDI? Virtualização de Desktops

Pessoal,

Faz um tempo que estou estudando sobre VDI. Para quem não sabe o que é, Virtual Desktop Infrastructure, trata-se da técnica de entregar os desktops para os usuários de forma virtualizada. Ou seja, o Windows do usuário não está instalado na máquina dele, mas sim no seu Hyper-V.

O seu Hyper-V (ou outro virtualizador) ficará repleto de desktops dos usuários. Cada um irá logar em seu respectivo desktop, através de algum thinclient (ja ví até projetos com ipad) ou máquina normal, que somente será o “connector” para o ambiente do usuário.

Mas, o que isso difere de um RDS (antigo TS) comum? Difere que o usuário vai ter acesso a um Windows 7 real. Será a máquina dele, com os programas dele!

A maior barreira para o avanço dos thinclients é a péssima recepção dos usuários. Com o avanço do VDI, isso vai mudar. E não só isso, o VDI traz outras vantagens, como:

  • Imagem única – Com discos diferenciais e imagem centralizada, somente uma imagem de Windows 7 pode ser utilizada, liberando um espaço precioso e facilitando a manutenção de service packs e atualizações de softwares.
  • POOL de Desktop Público – Você pode ter várias máquinas virtuais com um modelo fixo, a cada vez que o usuário fizer logoff a máquina é restaurada para o estado padrão. Ideal para setores padronizados e usuários com perfis virtualizados. (perfis móveis ou redirecionados)

Mas chega de ficar falando, você precisa começar a testar para evoluir organicamente. Uma coisa que me atrasou demais foi que os documentos da Microsoft tentavam te enfiar 10 litros de conhecimento VDI de uma só vez! Aí você olha aquele monte de novidade, não entende nada e fica frustrado!

Primeiro, consiga um desktop ou servidor que tenha suporte ao Hyper-V e com o 2008 R2 instalado (pode ser em dual boot). E comece o seu laboratório:

http://cooperati.com.br/2010/10/18/laboratrio-de-vdi-com-apenas-um-servidor-e-2gb-de-ram/

Depois, vá evoluindo com os outros posts:

http://cooperati.com.br/2010/11/01/alta-disponibilidade-em-vdi/ (conteúdo teórico)

http://cooperati.com.br/2010/11/21/usando-o-hyper-v-r2-server-em-uma-estrutura-de-vdi/

http://cooperati.com.br/2011/01/22/plugin-de-vdi-para-o-system-center-virtual-machine-manager/

http://cooperati.com.br/2011/02/08/tunning-do-system-center-virtual-machine-manager-para-trabalhar-com-vdi/

http://cooperati.com.br/2011/05/02/aprimorando-o-acesso-dos-usuarios-ao-remoteapp-e-ao-vdi-sso-logon-unico-no-web-access/