Pure-FTPd com arquivo de configuração

logo-pure-ftpd

O servidor de Pure-FTPd é um dos mais seguros e confiáveis servidores FTP, mas sua configuração não é das mais atrativas.
Por não possuir um arquivo de configuração específico, ou seja, ele deve ser executado em linha de comando com as opções necessárias para poder funcionar corretamente, ele não é o preferido de muitos que iniciam no mundo do Linux.
Pra auxiliá-los eu, numa tarde ociosa dessas da vida, criei um arquivo de configuração e um script de inicialização para que em qualquer distribuição Linux você possa instalar e utilizar esse poderoso e seguro servidor sem muita dificuldade.

Distribuições baseadas em Debian, como o Ubuntu, utilizam um diretório /etc/pure-ftpd/conf com um arquivo de configuração para cada opção do Pure-FTPd, mas possui poucos arquivos e torna o trabalho muito confuso.
Com os arquivos que criei usar o Pure-FTPd se torna mais simples e muito mais direto. Segue abaixo as instruções
Primeiro instale o Pure-FTPd na sua distribuição como desejar, no Debian e derivados como ele instala um script próprio de inicialização devemos após a instalação parar o serviço e remover o script com: invoke-rc.d pure-ftpd stop ; rm -f /etc/init.d/pure-ftpd
Vamos copiar o script de inicialização para o diretório /etc/init.d: cp pure-ftpd /etc/init.d/
Depois devemos copiar o arquivo pure-ftpd.conf para o diretório /etc/pure-ftpd (se não existir o diretório basta criá-lo antes): cp pure-ftpd.conf /etc/pure-ftpd
Verifique o conteúdo do pure-ftpd.conf, que é todo autoexplicativo, e configure o serviço de acordo com o que você precisa em sua rede, caso tenha compilado (ou instalado) o Pure-FTPd com suporte a LDAP, devemos criar um arquivo com as configurações de acesso ao servidor com o nome de ldap.conf e alterar a variavel correspondente no arquivo pure-ftpd.conf.
Vamos iniciar o servidor para verificar o funcionamento do ftp:
Pure-ftpd start
Para verificar se o servidor está realmente em funcionamento (porta 21) vamos utilizar o netstat:
Verificando o pure-ftpd com o netstat
Para que o serviço sempre inicie junto com o sistema basta usar o rcconf (no Debian e derivados) ou ntsysv (no Red Hat e derivados).
Os arquivos estão comentados, como é de costume eu fazer, e são bem explicativos. Estão para download em nosso site pelos links abaixo:
Script de inicialização
pure-ftpd.
Arquivo de configuração pure-ftpd.conf.
Arquivo de configuração de autenticação no LDAP ldap.conf.
Espero ter ajudado e não se esqueçam de assinar nosso blog.

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: