Endian Firewall Serie de posts – 3

Colaboração de Hernane Carvalho.

Como bloquear o MSN Messenger usando o Endian Firewall

Olá a todos mais uma vez!

Este tutorial tem como objetivo mostrar como usar o Endian Firewall para bloquear o acesso ao MSN Messenger.

Primeiro precisamos entender que o acesso ao MSN Messenger pode ser feito de duas formas ou usando a porta de saída 1863 ou através de proxy. Por padrão o Endian não libera a porta de saída 1863 mas se acesso for feito via proxy vai conectar normalmente.

Para bloquear o MSN Messenger portanto temos que primeiro nos certificar de que a porta 1863 realmente não está aberta ou se por exemplo não foi criada uma regra que libera o tráfego de saída em todas portas. Lembrando que por padrão já vem bloqueada essa porta.

Para bloquear o acesso via proxy devemos ir em Proxy/Access Policy/Add Access Policy.Em Source Type. Podemos selecionar a zona GREEN para bloquear de todos o acesso ao MSN Messenger ou Escolher os IPs/MAC que NAO podem fazer o acesso. Em Access PolicyDevemos deixar como DENY. E em Mimetypes devemos colocar application/x-msn-messenger feito isso criamos em Create Policy. Vai ficar como o Abaixo:

Um detalhe importante é o Position: Devemos sempre nos lembrar que regras que NEGAM algum acesso sempre devem estar acima de regras que liberam o acesso, no nosso caso colocamos como a primeira regra.

Feito isso o acesso ao MSN Messenger não será feito.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida deixe um comentário abaixo.

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: