Trabalhando com redirecionamento de pastas no Server 2008

Nesse artigo abordo a utilização e implantação de redirecionamento de pastas, de maneira rápida e prática.

Saiba mais sobre o assunto. 

Vantagens do redirecionamento de pasta

  • Mesmo que os usuários façam logon em computadores diferentes na rede, seus dados estarão sempre disponíveis.
  • Os dados específicos de um usuário podem ser redirecionados para o servidor. Isso faz com que os dados do usuário fiquem mais seguros caso o sistema operacional tenha que ser reinstalado.
  • Com o uso de Arquivos Offline será possível fornece aos usuários acesso à pasta, mesmo quando não estiverem conectados a uma rede. Isso é especialmente útil para pessoas que usam computadores portáteis.
  • Como parte da administração de rotina do sistema, é possível fazer backup de dados armazenados em uma pasta da rede. Isso é mais seguro porque não exige ação do usuário e o backup poderá ser feito no final do expediente por exemplo.
  • Se estiver usando Perfis Móveis de Usuário, você poderá usar o Redirecionamento de Pasta para reduzir o tamanho total de seu Perfil Móvel e tornar os processos de logon e logoff mais rápido para o usuario.
  • Como administrador, você pode usar cotas de disco, limitando o espaço usado pelas pastas do usuário.

Vamos a um laboratório prático em que os usuários da OU vendas terão seus desktops redirecionados para o servidor.

  1. Criação da OU e usuário teste
    para isso abra ferramentas administrativas > usuários e computadores do active Directory, Crie uma OU Vendas e dentro os usuários vendedor1.
  2. Criação do compartilhamento que receberá o diretório Desktop dos usuários
    no nosso exemplo criaremos em Server1 um compartilhamento “redirect” com as permissão controle total (apesar da permissão o usuário dono da pasta será o único com  de acesso).

Definir a GPO ESpecífica.
abra o console GPMC.msc (gerenciamento de diretivas de grupo) e dentro da nossa OUvendas crie um novo GPO com o nome ”redirecionamento de pastas”. Edite a GPO em questão e acesse: configuração do usuário > configurações do Windows > redirecionamento de pastas. Vamos usar as configurações básicas . Defina em “local da pasta de destino”, “criar uma pasta para cada usuário no caminho raiz”, com essa configuração você definirá que cada usuário terá a sua pasta no compartilhamento e não utilizarão a mesma pasta como desktop.

aconselho na aba configurações marcar a opção ”conceder ao usuário direitos exclusivos a desktop “(PADRÃO) assim outros usuários não terão acesso ao seu desktop no compartilhamento. Marque também  “aplicar também a diretiva de redirecionamento aos sistemas …” Caso possua um ambiente com sistemas legado.

Pronto agora é só testar em uma estação cliente.

Gostou do Post? ficou duvida? Não deixe de comentar.