Redimensionar Disco de Uma Máquina Virtual (VirtualBox 4)

Logotipo VirtualBox
VirtualBox

Quem nunca passou por isso??? O espaço em disco da sua máquina virtual (virtualbox) está se esgotando como na imagem acima, e o que você vai fazer?? Apagar a VM e começar uma nova com um disco maior??

Se o seu VirtualBox já é a versão 4, então existe a possibilidade de redimensionar esse disco com o comando “VboxManage”, veja o exemplo:

windows7 virtualbox

Windows7 64 com o espaço se esgotando

 

Obs.: Lembro que todo procedimento com partições é perigoso e você deve fazer um backup de seus dados. Eu não me responsabilizo por quaisquer danos causados por esses procedimentos, faça-os por sua conta e risco.

# vboxmanage modifyhd Windows7 64.vdi –resize 30000

aplicando o comando vboxmanage

Após o procedimento o disco que possuía o tamanho de 15GB passou para 30GB, mas isso só será observado dentro do VirtualBox.

Tenha sempre a mão um LiveCD do Ubuntu, e no caso do Windows tenha também o disco de Instalação para eventual recuperação.

Agora será necessário redimensionar o disco dentro do Windows, para isso utilizo um LiveCD do ubuntu e utilizo o Gparted para tal empreitada. veja abaixo o tamanho original:

gparted

Disco Ainda no tamanho Original

Na próxima imagem após clicar no botão de redimensionar e utilizar todo o espaço não alocado, pode demorar um pouco, mas teremos o resultado parecido com o da imagem abaixo:

Gparted

Disco após o procedimento de redimensionamento

Após o procedimento o disco do Windows já estará com o novo tamanho faltando apenas carregar o Windows para que o mesmo reconheça o novo tamanho, como pode ser visto na imagem abaixo:

Novo Tamanho

Disco já com o novo tamanho

Espero que tenham gostado do post, e não se esqueçam de assinar o blog.

Abraços