Backup automático e com aviso por email é com o Cobian

Eu utilizo esse programa constantemente e confio nele 100% para backups automatizados. Usei muito na época que só tinha a droga do NTbackup e seus arquivos *.bkf horrendos.
O programa é show! Baixem em
http://www.educ.umu.se/~cobian/cobianbackup.htm
Vou ensinar como programar um backup diferencial com cópia para um servidor de FTP externo, avisando por email sobre o início e o fim do backup, excluindo arquivos de vídeo e música e zipado.
Primeiro instale o programa. Note que se for usar algum armazenamento de rede o ideal é marcar a opção “As service” e definir a conta de usuário administrador do domínio ou que tem acesso ao local de rede necessário.
Abra a interface do cobian clicando no ícone do cogumelo (versão amanita). Para criar a tarefa, clique em TAREFAS e em NOVA TAREFA.
cobian1
No meu exemplo, vamos marcar todas as opções, exceto a “Desabilitado”, óbvio. Note que em minha tela não está habilitado o recurso de cópia de sombra. Isso ocorre pois o sistema que uso é de 64bits e o cobian não consegue usar a cópia de sombra em sistemas x64.
Marque a opção DIFERENCIAL e selecione quantas cópias completas a manter e a cada quantos backups é necessário uma cópia completa. Eu recomendo que se faça uma cópia diária (5) e uma completa na sexta.
E mantenha quantas cópias completas puder. O mínimo é de uma, mas é bom guardar duas para caso de uma der algum problema.
Vamos passar a aba ARQUIVOS. Aqui você vai escolher as pastas ou unidades que deseja copiar e para onde deseja enviar.
No meu exemplo, na parte de DESTINO você precisa selecionar FTP e definir o endereço, login, senha e pasta.
cobian2
Pode usar o botão TESTE para validar as configurações. Agora passe a aba PROGRAMAR.
No caso, vamos escolher diariamente e definir a hora.
Depois, na aba ARQUIVO COMPACTADO eu escolhi o método de compressão ZIP, sem senha.
Vamos partir para a aba ESPECIAL. Na parte de “excluir estes arquivos” adicione a máscara desejada. Por exemplo:
cobian3
Na aba EVENTOS eu coloquei uma bat para enviar email antes e depois do backup. Como no tutorial: http://www.andersonpatricio.org/Tutoriais/AP040_b.html
E também poderia colocar para parar algum serviço ou programa, por exemplo o chato do outlook que não deixa fazer a cópia com ele aberto.
E pronto! Aproveitem esse excelente programa. Aqui eu nunca tive problemas com ele.

Share

    Comments

    1. Oi, muito bom o tutorial. Mas nem aqui e nem e nenhum outro tutorial consegui descobri como fazer para ele excluir backups antigos.
      Por exemplo, faço um backup completo semanalmente. A partir da 4ª semana, não tenho interesse de manter o da 1ª semana. Tentei criar uma rotina (.bat) mas não funcionou!

    2. […] O programa é auto-explicativo, mas se você ainda assim precisar de um tutorial eu recomendo este do Rafael Bernardes. […]

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: