Conversão de servidores reais para virtuais- P2V (sem o SCVMM)!

É muito fácil postar como migrar máquinas físicas para virtuais utilizando o Microsoft System Center Virtual Machine Manager (SCVMM) Ou o VMWare ESC Server. Eu vou postar como migrar máquinas reais para virtuais no Hyper-V, que é o sistema que estou utilizando para virtualizar meus servidores atualmente. Então eu vou presumir que você já tem o Hyper-V funcionando no 2008.
O processo leva cerca de duas horas e o servidor ficará indisponível nesse tempo. Vamos utilizar o Acronis True Image Echo Server, que tem um período para testes de 10 dias, com todas as funcionalidades.
Acronis True Image Echo Server
Depois de instalar o programa, abra e converta cada partição do sistema para um local de rede. É bem fácil de usar o Acronis, por isso eu não vou por detalhes aqui.
Ele vai gerar arquivos de imagem .tib, que podem ser facilmente convertidos para .vhd no menu TOOLS – CONVERT.
Se precisar extender o disco pode fazer isso no próprio Hyper-V. Só que depois vai ter que entrar no sistema virtual e extender nele também. No Windows pode usar o diskpart. Se for uma unidade de sistema e precisar extender, vai ter que colocar o disco em outra máquina virtual para extender e depois colocar na máquina definitiva. (O Windows não extende HDs com o pagefile ou sistema).
Caso não necessite alterar o tamanho do disco, basta criar uma VM sem disco e anexar o .vhd que acabou de converter nela. Eu recomendo sempre iniciar a primeira vez em modo de segurança e instalar o “Integrations disk” para que o sistema reconheça todos os novos drivers.
E pronto! Tudo convertido e rodando! Sem pagar aquela bagatela no SCVMM ou ter que instalar um bocado de itens para usar a versão Trial dele.
Quem gostou comenta aí!
Ps.: O Acronis só funciona em sistemas servidores!

Share

    Comments

    1. Bernandes, estou precisando converter um server red hat para .vhd, também para colocar no Hyper V, tem alguma dica de como faze-lo?
      Obrigadão!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: