O Hyper-V é um salto enorme na evolução da virtualização de servidores. Todos os métodos que testei até hoje ou fracassavam em alguns pontos ou eram caros demais. A Microsoft conseguiu um excelente produto. Eu tenho um exemplo de um cliente meu, que tentamos utilizar soluções vmware, mas ficamos presos nos detalhes de disco dinâmico. Tentamos o Virtual Server, e até implementamos por um tempo, mas o processamento é muito fraco e mal dividido.
Agora, quando testei o Hyper-V eu me surpreendi. Primeiro fui na versão server, que instala na máquina host como se fosse um sistema. Porém ela é bem limitada e não permite host com x64. Então instalei o 2008 com o Hyper-V e realmente o sistema no host não faz diferença nenhuma. Muitos pensam que um sistema no host significa queda de performance, mas isso não acontece. Claro que não é para instalar nada no host além da função de Hyper-V.
O poder de processamento é altamente dividido e te passa uma segurança ímpar. Eu ganhei o It Hero com um projeto de virtualização, que vou postar amanhã aqui. Recomendo a todos que precisem virtualizar seus servidores.
— Rafael Bernardes – It Hero 2009 Award Microsoft Certified Technology Specialist rafael@bernardes.org 21 8162-3956 21 7894-5536
Rafael Bernardes é especialista em virtualização e alta disponibilidade de servidores, CEO do grupo CooperaTI e atua como consultor de várias empresas no Brasil e no mundo.
Referência em tecnologia no Brasil, foi premiado com o Microsoft Technet IT Hero, Most Influential Virtualization Professional (MiVP) e Microsoft Mosta Valuable Professional (MVP). Além de ser reconhecido como o profissional de TI mais influente do país e o 8º no mundo.
Conquistou as certficações MIcrosoft Certified Solutions Assiciate (MCSA) e Microsoft Solutiosn Expert (MCSE).
Transformar Profissionais de TI em Vencedores! Essa é a minha missão :)